Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Notícias sobre a Doutrina
Cultura do Santo Daime é legalizada na Espanha

Religião genuinamente acreana conquista a Europa e já está regularizada entre os holandeses e espanhóis

veja também:

Vitória na Espanha

Tudo sobre a saga de Fernando Ribeiro
e Chico Corrente na Espanha


Sobre a Legalização na Holanda

Histórico da Legalização no Brasil

Publicado originalmente em oestadodoacre.com.br

Por Flaviano Schneider

Com a decisão da Audiência Nacional em agosto, em Madri, e renúncia do promotor ao recurso no Tribunal Supremo, a Espanha tornou-se o segundo país da Comunidade Européia a legalizar o direito aos daimistas de praticarem sua religião, inclusive com o direito de consagrar a bebida sagrada Santo Daime. O fato se deu depois de uma batalha judicial que durou cerca de dois anos.

A Doutrina do Santo Daime expandiu-se por vários países da Europa nos anos 90, do século passado e o primeiro país a legalizá-la no continente foi a Holanda, depois de decisão do Tribunal do Distrito de Amsterdam, em 21 de maio de 2001.

Existem quatro núcleos da Igreja do Santo Daime na Espanha. Segundo o dirigente da igreja de Madri e presidente da federação de igrejas daimistas, jornalista Juan de La Cal, a liberdade na Holanda e Espanha não supõe nenhuma garantia de impunidade no resto dos países da comunidade européia, porque cada um tem a sua própria legislação.

-É bom, para o futuro, ressalva, porque dentro de poucos anos está prevista a unificação de todos os códigos legais em um só. E Espanha e Holanda são dois países de peso dentro da organização. Também, conforme se argumentou na sentença holandesa, as questões religiosas estão protegidas por um código transnacional de Direitos Humanos e Religiosos, amparado pelo Tribunal de Estrasburgo, que não vincula os países a um acordo, mas tem um valor específico. Este é um dos recursos onde estão recorrendo (ou devem recorrer) as vítimas dos outros países.

Já existem núcleos de Santo Daime por toda a Europa, todos tentando legalização. Na Alemanha, depois de um período de constrangimentos, os ventos começam a soprar favoravelmente e na Itália, embora ainda não seja legalizado oficialmente, os trabalhos seguem normais e os italianos buscam clarear seus direitos perante a legislação do país.

Segundo Juan, o caso da França é especialmente preocupante.

-Aquele é um país - conta - que se presume haver inventado o racionalismo e cuja revolução acabou com os privilégios dos monarcas e clero. Por isso, tem uma obsessão com tudo o que pareça uma seita ou religião. Agora mesmo estão fazendo uma perseguição contra a Ayahuasca, que querem incluir na lista de substâncias proibidas. Até há pouco tempo, os daimistas processados não tinhan permissão para falar entre si, apesar de estarem em liberdade, nem para reunir-se. Acho que neste momento a coisa lá está difícil.

Na Holanda, a Igreja está legalizada desde 2001 e na Espanha, com a inscrição no Departamento de Assuntos Religiosos do Ministério da Justiça, estão reconhecidos pelo Governo Espanhol, com direito ao “sacramento” , o vinho do Santo Daime e, “ademais - ajunta Juan - o governo tem a obrigação de proteger nossos direitos”.

São cerca de 100 ‘fardados‘, nome que no linguajar daimista significa aquele que é membro efetivo da irmandade espalhados pelos núcleos de Madri, Catalunha, Andaluzia e Baleares.

Conta Juan, que cada vez mais aparecem pessoas novas em busca do Santo Daime. “Sobretudo agora - narra Juan - que passou a pressão judicialque nos manteve dois anos com as portas quase fechadas e quase um ano sem tomar Daime”. Merece citação que, embora os espanhóis não tivessem o Daime, os trabalhos com o cântico dos hinários prosseguiram, sem o uso da bebida.

Origem

O Santo Daime chegou à Espanha em 1987 levado pelo jornalista hippie espanhol Francisco de La Cal Ovejero. ‘Paco’, como ficou conhecido entre os daimistas, hoje mora no interior da Espanha e é pequeno produtor rural. Em sua perambulação pelo planeta, ele veio a Rio Branco, conheceu o padrinho Sebastião Mota de Melo e morou por vários anos na Colônia Cinco Mil e Céu do Mapiá, ao mesmo tempo em que se dedicava a escrever matérias para revistas espanholas.

Em 1988, seu irmão Juan, atual dirigente da igreja de Madri, e repórter do jornal “El Mundo”, visitou pela primeira vez o Céu do Mapiá e ainda chegou a conhecer o padrinho Sebastião que viria a desencarnar em 1990. Na década de 90, a expansão da doutrina na Europa acelerou-se com o intercâmbio entre os daimistas dos dois países e com as visitas do atual líder daimista, padrinho Alfredo Gregório de Melo, filho de Sebastião Mota de Melo. A Igreja de Madri já tem seis anos e costuma juntar cerca de 100 pessoas nos trabalhos grandes (hinários). Juan destaca que quando o padrinho Alfredo vai à Espanha aparece o dobro de pessoas nos trabalhos e só não vão mais porque não cabe no recinto.

A legalização

Até o final do século XX, a igreja daimista espanhola funcionou sem amparo legal, mas seus membros esperavam que em algum momento as autoridades iriam interferir, como já haviam feito em outros países do continente e eles teriam que entrar em processo de regularização. Mas, jamais esperavam que as coisas aconteceriam como aconteceu.

Em 5 de abril de 2000, dois daimistas, moradores no Céu do Mapiá, Fernando Ribeiro de Souza e Francisco Corrente (Chico Corrente) estavam de passagem por Madri, com destino ao Japão, onde tentavam abrir mercado para produtos amazônicos como óleos vegetais de copaíba, andiroba, castanha, amostras de cacau, shampoos, sabonetes, artesanato e, junto, 5 litros de Daime que seriam utilizados em trabalhos no Exterior. Foram presos ainda no aeroporto e passaram 51 dias na cadeia. Em seguida, a polícia espanhola desfechou ação contra a igreja do Daime tendo sido processados 6 membros. Na operação montada pela polícia, cerca de 60 policiais entraram na igreja em Mêntrida (Madri), com cachorro, revirando tudo e ainda foram enviados 6 policiais a cada residência de fardado.

O laudo de acusação era pesado: tráfico internacional de drogas, crime contra a saúde pública pela introdução de substância nociva na Espanha e participação em associação ilícita (tipo formação de quadrilha) que poderia dar mais de 12 anos de prisão. Os dois brasileiros foram levados para um centro penitenciário. Os espanhóis foram soltos sob fiança porque tinham endereço fixo. O fato gerou repercussão muito grande em vários países, principalmente no Brasil.

Para os membros daimistas da Espanha foi um choque. Até aquele momento a sociedade e mesmo os amigos e membros das famílias dos daimistas não sabiam exatamente de que movimento eles participavam e o caso veio à tona como um assunto policial. Muitos se assustaram, foi o momento de assumir a história.

O caso teve repercussão mundial e a igreja espanhola e os dois brasileiros presos começaram a receber apoio de dezenas de países.

No Brasil, os senadores Marina Silva e Tião Viana visitaram o embaixador espanhol, Cesar Alba, explicando que o Santo Daime era religião reconhecida no Brasil tendo, inclusive, formalizado um documento em nome do parlamento brasileiro com referências positivas sobre as religiões que usam a Ayahuasca e que os dois brasileiros não poderiam ser confundidos com traficantes internacionais.

Na ocasião, Marina explicou que o uso da bebida tinha origem imemorial nas tradições indígenas e o sincretismo com a tradição católica trazida pelos imigrantes nordestinos acabou gerando a manifestação do Santo Daime. O senador Tião Viana ainda convidou o embaixador espanhol para visitar o Acre e conhecer a cultura amazônica, inclusive as comunidades daimistas. Houve ainda vários depoimentos favoráveis como os de Frei Betto, Frei Leonardo Boff e um documento de apoio assinado por 13 bispos católicos, entre os quais dois ex-presidentes da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) e dois bispos espanhóis. Os parlamentares ainda entregaram ao embaixador espanhol um livro com o Hinário do fundador da doutrina, padrinho Raimundo Irineu Serra.

Depois de passarem 51 dia presos, Fernando Ribeiro e Chico Corrente foram soltos, ficaram em liberdade condicional e dois meses e meio depois lhes devolveram os passaportes tendo sido o caso dado por encerrado e extinto o processo, inclusive aqueles movidos contra os 6 daimistas espanhóis.

Na esteira destes acontecimentos, a igreja espanhola entrou com processo na justiça visando registro no Departamento de Assuntos Religiosos, ligado ao Ministério da Justiça e depois de perder em duas instâncias ganhou o direito à legalidade por decisão da Audiência Nacional.

Não tóxico

Segundo Juan, o fato decisivo para a vitória do Santo Daime foi a comprovação de que ele não é tóxico. Foi fundamental um parecer pedido pela Audiência Nacional à Oficina de Narcóticos da ONU, com sede em Viena, segundo o qual a Ayahuasca e nenhuma das plantas que a compõem estão sujeitos à sua fiscalização.

O Tratado de Substâncias Proibidas pelo Convênio de Viena já tem 30 anos de antiguidade e é subscrito por quase todos os países do mundo, inclusive o Brasil. Por ele, o DMT (dimetiltriptamina) está proibido mas não estão definidas as faixas de tolerância pelo que é muito difícil estabelecer uma quantidade tóxica.

Juan explica que as legislações internacionais estabelecem que em caso de não haver tabela de tolerância se considera uma substância perigosa para a saúde quando tem mais de 2% desse alcalóide proibido em seu conteúdo. O tribunal espanhol que iniciou o processo contra os daimistas pensavam que o Daime tinha entre 20% a 70% de DMT. Segundo Juan, eles estavam tão mal informados que confundiram a Ayahuasca com o próprio DMT, pensando ser a mesma coisa.

-Por isso - analisa Juan - quando as análises toxicológicas determinaram que o conteúdo de DMT em todas as garrafas de Daime recolhidas não ultrapassava 0,08% não tiveram mais remédio que liberar Fernando e Chico e arquivar o caso. O perito oficial ainda certificou que com este conteúdo de DMT a Ayahuasca não é prejudicial para a saúde. Finalmente, a sentença afirmava que, além disso, o consumo desta substância feito em um templo, entre pessoas certas, não aberto a todo mundo e em um contexto religioso não é um delito. Esta foi a base de nosso posterior êxito ante o Governo espanhol.

 


footer.gif (1284 bytes)