Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site


logo_rosajagubefolha_p.gif (3735 bytes)
menu_geral.gif (2702 bytes)



Prezados irmãos e irmãs,

Em fevereiro deste ano, a nossa Diretoria Nacional se reuniu  e emitiu algumas teses para serem debatida em todas as nossas filiais.Elas propõem algumas recomendações sobre uma forma de gerenciamento administrativo que  garanta auto- sustentabilidade para nossas igrejas e também para o nosso sacramento.
Também nos pronunciamos no sentido de que nossos dirigentes  cumpram as portarias e circulares  internas emitidas sobre o parecer final do Grupo Multi- Disciplinar de Trabalho.Nestas recomendações explicamos as responsabilidades e compromissos assumidos  por nossa Igreja que teve a honra de representar  linha de Sebastião Mota de Melo junto ao GMT.
Sem dúvida, as deliberações deste Grupo e o encaminhamento dado pela SENAD visando a regulamentação do nosso sacramento, representou um marco histórico para todos nós. Houve   uma grande maturidade, tanto por parte das autoridades do governo como dos representantes das diversas linhas religiosas que se fizeram representar. Pois apesar das muitas diferenças que existem entre elas, mesmo assim souberam dialogar num clima de muito respeito e entendimento. 

(veja Relatório Final do Grupo Multidisciplinar de Trabalho sobre o Uso Ritual da Ayahuasca)


Manifestação oficial
     Aliás, não poderia ser de outra maneira, pois mesmo que estas diferenças existam entre as diversas  concepções doutrinárias que usam o mesmo sacramento, todas   consagram esta bebida expansora da consciência e veículo de auto-conhecimento.  Somos todos uma mesma família, a grande família ayahuasqueira / daimista, que desde tempos imemoriais mantém esta Luz e esta Verdade dos nossos ancestrais e dos povos nativos da  América. Podemos falar não apenas da Ayahuasca como também de toda a grande família enteógena da qual fazem parte as diversas medicinas sagradas presentes ainda hoje  no mundo.
Portanto só temos a deplorar quando esta grande  conquista representada pelo relatório final do GMT/CONAD, fruto deste  importante diálogo com o nosso governo, é   prejudicada por atitudes que denotam  preconceito,  ignorância,   intolerância e todas as formas de manifestação de espírito sectário que estão na raiz dos fundamentalismos da pior espécie. Principalmente quando estas atitudes nocivas a nossa própria causa  são feitas não pelos que duvidam de nós ou pelas próprias autoridades mas por aqueles que dizem  ou pretendem pertencer a esta grande fraternidade ayahuasqueira.
Os que precedem desta maneira perderam uma boa oportunidade de debater suas questões, indagar suas dúvidas ou mesmo propor sua agenda fanatizada de extirpar a diversidade e o ecumenismo para ser apreciada em nosso representativo plenário do GMT. Pois todos foram convidados e tiveram a chance  de se representar no GMT e influir em suas deliberações.
Portanto, nada mais  lamentável e triste do que  esta gritaria sectária que `as vezes ecoa pelo cyber- espaço, tão a contra mão do diálogo ecumênico. Ainda mais que os  grupos  que a promovem não têm nada de mais sólido onde se apoiarem além do  próprio ego dos seus  auto proclamados “dirigentes iluminados”.

Grupos que, na falta de valores positivos para afirmar as verdades que não possuem , falsificam e distorcem ao seu bel prazer os princípios , condutas e  reputações alheias.
É interessante notar que este tipo de pessoas que precisam se nutrir de sentimentos negativos como a ambição e a inveja, projetam  seu mundo interior e suas seqüelas mais íntimas para aqueles que elegem como seu inimigos.A rigor, todas as calúnias e infâmias  com as quais  eles acusam de forma falsa ou distorcida seus “inimigos”, cabem muito mais a si próprios do que a qualquer outro.
     Como toda causa que não tem verdade, este tipo de gente  que quer aparecer a custa dos outros está condenada ao esquecimento. Justamente o contrário que acontece com aqueles que só deram provas de  sabedoria, compaixão e altruísmo durante sua vida. Estes podem ser caluniados por um tempo mas a verdade logo lhe faz justiça, porque seus atos s]ao nobres e suas causas são verdadeiras. Por isto, em vez de esquecimento ou desaprovação dos pósteros, deixam  saudade  no coração de seus filhos, netos e milhares de seguidores. ( ver link com Leo)
     Nossa Tradição se vincula a grande tradição imemorial de ayahuasca.Somos um  galho do tronco do Mestre Raimundo Irineu Serra e a ele prestamos nosso reconhecimento, gratidão e tributo.
     Temos na figura do nosso saudoso e venerável Padrinho Sebastião Mota de Melo,nosso patrono e fundador, um exemplo de amor, bondade e compaixão, reconhecido hoje no mundo inteiro  . Qualquer um que o tenha conhecido e partilhado com ele poucos momentos que sejam, não pode deixar de ficar chocado com qualquer  campanha leviana que desabone esta evidência.

     Não gostamos de perder nosso tempo alimentando estas polêmicas.Este era um conselho do próprio Padrinho Sebastião. Mas devido aos fato de que os absurdos estão aumentando, entregamos o caso ao nosso Departamento Jurídico para que ele tome as medidas que julgar cabíveis na preservação da nossa Igreja, do nosso sacramento e da memória do nosso fundador.

Diretoria Nacional do CEFLURIS



footer.gif (1284 bytes)