Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site


logo_rosajagubefolha_p.gif (3735 bytes)
menu_geral.gif (2702 bytes)

Palestra do Padrinho Alfredo Gregório dirigida aos Centros Filiados do CEFLURIS, do nordeste e do mundo.

Reunião com os representantes de Igrejas
e pontos da Regional Nordeste do CEFLURIS, onde é feito o balanço final das visitas da Comitiva do Céu do Mapiá a todos os Centros, Igrejas e Comunidades do Santo Daime no Brasil.
Lagoa Seca, 17 de março de 2001

Veja também:

Último Hino
do Pad. Alfredo
(por ele mesmo)

 

Pois bem, boa noite. Na verdade estou fazendo aqui uma visita e ao mesmo tempo um visto nos pequenos pontos seja filiais do CEFLURIS já criadas há um tempo e, possivelmente, como sempre eu faço esta revista em vários lugares até mesmo no estrangeiro. Eu sempre gosto de dizer a verdade que eu vejo e a verdade que eu almejo. A gente almeja uma verdade pura e sã. No decorrer da minha vistoria, eu tenho observado que é necessário uma advertência em todos os pontos que estão iniciados. Esta advertência eu venho dando e vou reafirmar: é o cuidado da pessoa começar e observar a boa continuação daquilo que ele realmente iniciou na Doutrina. Então, com esse cuidado nós vamos assim ter força de curar uma série de doenças extravagantes criadas pelo ego, mesmo na espiritualidade, nesta escola espiritual, nós somos perseguidos por todo tipo de coisas nos pensamentos, de intuições que muitas vezes parece assim já ser toda uma potência de sabedoria que vai nos levar além do passo que é realmente o passo humilde do aprendiz dentro de uma escola em que o professor é o dono de tudo, é DEUS.

Então eu quero assim, possivelmente, encontrar um meio de explicar um cuidado que todas as pessoas que quiserem ser responsáveis seja por uma oração, ou que seja um Centro de 1000 ou 2000 pessoas, não importa o tamanho, o cuidado das pessoas não se perderem no caminho, antes de atingir o objetivo, atingir a meta, por que é uma tentativa satânica que se pode ver muito na Bíblia, quem lê a Bíblia sabe disso, e além do mais, isso nos traz um sinal de final dos tempos, um sinal de um estudo espiritual de uma acordação assim, para uma nova etapa de trabalho. Então a advertência é que em todas as famílias, a desunião procura derrotar. A maior parte dos órfãos, hoje em dia, e a maior parte dos sofrimentos de pobreza e dificuldades hoje em dia é ação do satanás ter entrado nas famílias, seja um casal sem filhos, seja um casal com muitos filhos e as pessoas não terem tido a felicidade de ter a fé e a coragem e a proteção de se livrar do efeito que esta força tem que é separar o pai da mãe, é separar o filho do pai, é deixar um contra o outro, isso é comumente nos casamentos nas observações de hoje em dia, 90% dos casamentos foram desfeitos. O tema, as provas e o próprio ensinamento de desunião para os filhos continuar tendo esta condição de não poder terem paz nem unidos, nem mesmo nas famílias. Isso acontece nesse momento em que as famílias da Família Universal começam a ter percepção para o acordamento da verdadeira união em Deus.

Então, logo que se começa uma igreja ou um ponto, começa com uma pessoa ou com duas. Isto é uma alegria, isto é uma força, isto é um poder. Logo chega mais e mais e vai fortificando o mesmo andamento, crescendo. Por um certo momento do caminho, começa a entrar a divergência entre grupo que se comprometeu que ia cumprir a lei da Doutrina, e não a lei do pensamento de cada um. Ë preciso sentir muito bem isso, que é para, quando formar uma Diretoria, as pessoas estarem bem claras que vão cumprir a lei de uma Doutrina e não a lei de cada um. Porque quando três querem cumprir cada um o seu rumo, vai tomar cada um o seu rumo, e aí vem o que está acontecendo nas Regionais Brasileiras e nas Regionais Estrangeiras hoje. Posso dizer assim: satanás está colhendo muita gente da própria Doutrina pelo grande ego das pessoas, o orgulho, a desconfiança, a falta de cumprimento, a falta de pontualidade, porque Deus não é brincadeira. Se a gente quer formar grupos para andar torto, tem que fazer um grupo de turismo, de uma empresa qualquer que ele possa fazer as suas bagunças e depois vai preso e sai no jornal que foi corrupto, que foi isso ou que foi aquilo.

Porém, com a Doutrina é diferente. A Justiça da Doutrina é Divina. Então não pode-se dizer que a pessoa está certo se não está certo. Que um grupo está unido, se não está unido. Então, por si mesmo se apresenta claramente que não está unido. Não estando unido, não tem força. Agora, isso não é culpa da boa vontade do espírito de cada um em se unir. Porque esta é a vontade de Deus em cada um de nós. Isso é culpa das atuações de vários outros sentidos mundanos, egoístas, poderosos, que vão entrando na Diretoria, nos grupos unidos, e vai fazendo aquele tecido para desunir. Isto é muito ruim para o CEFLURIS porque diminui a capacidade de união que o CEFLURIS aplica, diminui a capacidade de pessoas para transferir, e expandir a verdade de Sebastião Mota de Melo, que é o responsável da entidade que hoje está doutrinando em vários lugares. Então eu quero dar essa advertência aqui porque já tem vários pontos e pode ser que cada pessoa queira falar resumido de seu ponto, não só daquilo que está bonitinho e que a gente vê, mas também daquilo que ele mesmo sabe que não está bonitinho, e que nem pode encobrir porque o feio se vê também. Bom, isso tudo para que haja essa força e essa compreensão, que eu quero, através deste meu trabalho aqui, meu sacrifício, sacrifício de todos os irmãos, nós podermos firmar esta corrente de que o satanás não tem mais força do que Deus. E assim, a gente não dar energia para que essa corrente negativa se torne forte dentro de um setor de igreja, do que a corrente positiva. Porque, quando há desunião, a corrente negativa está tendo mais força do que a corrente positiva. E eu venho aqui para fortificar a corrente da Doutrina, a corrente da educação espiritual. Uma coisa assim muito fina que merece a nossa atenção, o nosso cuidado porque, muitas vezes acontecem coisas desagradáveis que não é do gosto nem da vontade dos próprios membros, mas sim da força negativa que vem e bota desconfiança na pessoa seja por ciúme, seja por inveja, seja por correio de mau notícia que é um ser divino preparado, muito bem preparado para provar se o grupo está firme com Deus, está firme consigo mesmo ou não.

Tem mais outros motivos que são pensamentos mas que são de muita força que pode levar um grupo a passar dez anos e nunca se aprimorar, nunca colher o seu povo, em troca, nunca poder fazer do seu ponto um trabalho de cura a altura do que o Mestre Irineu e Sebastião Mota de Melo esperam.

Então essa minha força que eu venho dando isso seja nesta Regional que eu andei agora, seja nas outras Regionais eu venho explicando isso, dando como alerta aos irmãos, aos lutadores, aos guerreiros desta Luz, o cuidado que assim está cotado para esta frente negativa que vem destruindo o nosso grupo. Vem destruindo grupos que eu dei assistência quatro anos, grupos assim de se reunirem 50 a 60 pessoas fardadas, cantar todos os hinários, fazer todos os calendários e, hoje estarem sofrendo até a necessidade de um gole de Daime, só agora está reconhecendo que tudo isso foi falta de cuidado quando está no berço, quando está florescendo a Doutrina. Então, tem de ter cuidado porque quando está florescendo muitas coisas, muitas demandas de inveja, de ciúme e outras coisas que levam para baixo, atacam. Então, eu quero prevenir o nosso grupo brasileiro, assim como os que vem ajudando no estrangeiro a não fazer da Doutrina do Santo Daime pontos de briga pela espiritualidade, nem pontos de briga por poder. Por que o poder da matéria só é até aquele nível que ele pode agüentar. E isso significa que a matéria está humilde. Se a matéria quer ser mais do que o que é, já é o ego dominando. E isso não tem como a gente botar fé porque toda matéria é passageira. Pensa que é ela que vai tomar conta do mundo todo, já foi embora, já é outro presidente que toma conta do Brasil, toma conta de qualquer setor para poder a coisa continuar.

Todos irmãos que estão iniciando um ponto do Santo Daime, na responsabilidade do CEFLURIS, que é Sebastião Mota de Melo, e eu represento e passo a limpo, passo o visto, para que não deixe o satanás tendo mais poder que o próprio Santo Daime dentro do seu trono, que é você mesmo. Tentar disciplinar todos os seus egos, disciplinar todos os seus desejos para tentar ter um aparelho que vai cumprir os desejos de Deus, os desejos dessa Doutrina, os desejos do Santo Daime que é fazer bem, não fazer mal. Fazer o bem, não fazer mal.

Então, com essa força em nosso pensamento, acredito que todos os pontos vão poder se entender melhor com seus parceiros, vão poder melhor se perdoar alguma coisa, alguma diferença que exista e possivelmente se encaixar no calendário oficial do CEFLURIS que é os trabalhos a partir da primeira página que é a Oração, segunda que são as Concentrações, terceira que são os Trabalhos de Cura e, finalmente, o livro inteiro que são os Hinários Oficiais. E ainda: todo ponto que estiver firme e forte, poderá ter trabalhos voluntários, extraordinários para o aprimoramento do grupo, que pode ser um Trabalho de Cura, um trabalho de aprimoramento, que a gente vem fazendo através do aprimoramento e a compreensão dos grupos com nosso trabalho comunitário na floresta. Todo aquele grupo que estiver firme, estiver segurando mesmo na mão do Mestre cresce, criam suporte e dão suporte às comunidades da onde poderá vir a continuação desse Daime Eterno, cujo nome é o nome do Projeto que eu apliquei há muitos anos neste veículo Divino que é Daime Eterno. Mas para todos terem uma compreensão de que quem eterniza somos nós se trabalharmos nesta linha comunitária do Padrinho Sebastião Mota que é estar em paz consigo mesmo com sua casa, com sua comunidade e com os deveres de plantação e feitio e aprimoramento da Doutrina.

Isto serve para todos aqui, para todos do Brasil e para o Mundo inteiro. É como uma prece que se faz para os demais, para o Mundo inteiro e para si mesmo. E esta prece está contida neste chá. Este chá é esta Doutrina. Então não podemos inventar, não podemos atropelar, também não podemos frear demais e nem recuar. Temos que ter um passo com calma e compreensão, ter uma força de manter a união entre os irmãos, evitando que a negativa entre, porque se entrar é para um estudo que a pessoa tenha no final da conta um resultado positivo, e não perder a sua vez porque, se o resultado não for positivo, com certeza é negativo. Vai sair um dali com raiva, da Doutrina, vai sair um dali desconfiando da mulher do outro, e isso vem para moer. Eu digo é porque eu passei desde as primeiras pessoas que papai colheu na Colônia 5000, passamos todo um trabalho dessa forma pra gente poder compreender o que que a gente vai fazer, e se fizer, aprende. Muita gente não venceu. E os que venceram, quase todos tem cicatrizes porque é duro e é difícil você manter uma união.

Mas é possível através deste cuidado, através desta ampliação, e através desta calma. Temos que ter calma com os irmãos, cada ponto com seus pretendentes Conselheiros, pretendentes Diretores, que é para poder formar a sua Diretoria de um modo que aquela Diretoria possa sempre ser mais um, e ser mais dois, e ser mais três, e ter cuidado nisso que eu estou explicando porque tem sido assim: são oito e ficam em sete, ficam em seis, ficam em quatro, quatro ainda se espalham e cada um quer construir uma igreja ... e repercute uma coisa que eu venho assim dizer aos meus irmãos: quem fala do CEFLURIS, fala do Padrinho Sebastião Mota de Melo. O CEFLURIS, quanto mais ele faz caridade, quanto mais ele se desgasta, mais ele, através dessas confusões, através destas faltas de educação espiritual nas pessoas, ele mais pega fama de ser uma entidade ruim, de ser uma entidade que não dá conta, ser uma entidade que isso e aquilo, porque uma pessoa que nem conhece, muitas vezes usa da entidade para falar imponente, para falar enjoado ou para dizer aquilo que ele não cumpre. Havendo este cuidado, nós vamos falar de curas, de aprimoramento, de quem não sabe os Hinos do Mestre Irineu é porque não ligou, entendeu, quem não sabe os Hinos do Padrinho Sebastião é porque não está ligando, e aí ligar para isso. Com isso, logo mais as pessoas já estão sabendo, logo mais a pessoa já está melhor de fé, e tudo vai para a frente. Com esse cuidado, nós vamos assim, acompanhar os pontos da Regional daqui, para em breve a gente ter o prazer e esta grande força, que logo a gente viu uma coisa bonita, em todos os pontos que eu fui teve uma coisa bonita, então vale a pena tentar colher irmãos unidos, e os irmãos para cumprir a Promessa Divina, cumprir a Missão Divina. Não é porque ele vem, vai ser escravo do dono da casa ou vai ser jogado na estrada de banda, não. É todos poder sentir por igual, e sentir a força de vontade de dizer e vibrar, não só o ponto que ele está, mas os demais pontos.

E com isso nós podemos entrar nesse entendimento de que quem não conhece a raiz, possivelmente não conhece o caule. E muito mais difícil penetrar nos galhos e sair pelas flores, e cair o fruto para poder nascer de novo. Então, eu aviso aos meus irmãos a possibilidade de intercambiar melhor os nossos conhecimentos, saber que a missão do CEFLURIS na Amazônia é enraizar cada vez mais essa Doutrina para que ela suporte o balanço do caule e ramas, que são todas estas Comunidades de irmãos, e cada vez mais se equiparar com a comunidade do Padrinho Sebastião Mota de Melo do Céu do Mapiá, e do Céu do Juruá, porque eu estou expandindo o seu modelo.

Isto é uma advertência meus irmãos, pontos que estão aqui, para quem quer seguir o CEFLURIS que sou eu, esta entidade do Padrinho Sebastião, que tanto tem gente revoltada por aí achando que até é maior do que todo mundo não sei porque, mas é por causa destes correios, por causa destas coisas que ocorrem nos pontos entendeu, além do mais, nós temos as autoridades que estes são outras linhas que nós temos que andar amostrando sempre a nossa categoria espiritual, sem dar mancada. Porque, além do mais eles tem força de enrolar a coisa, e descer a dificuldade em cima de Deus, muitas vezes pelos aparelhos que estão aparelhando esta Força Divina. Bom, quanto mais a gente evitar ser colhido como um trapaceiro pelas autoridades, de ser colhido como um malandro ou como uma pessoa sem firmeza, mais você está respeitando o CEFLURIS, esta entidade espiritualista do Mestre Raimundo Irineu Serra e do Padrinho Sebastião Mota de Melo e nossa.

Isso é para quem quer. Quem não quer, também, o CEFLURIS é bem claro na minha pessoa, que eu sou irmão até daquele que não quer. Ele pode chegar pra mim do mesmo jeito e dizer não posso, só sei ir se for brigando, se for fazendo auê, tudo bem, então, continua sendo meu irmão, agora a entidade precisa sarar, a entidade precisa ter centro de responsabilidade, sejam duas pessoas, seja uma, não precisa ser muita gente para a gente ser sincero, eu acho que é preciso apenas um para ser sincero. Eu sendo sincero, você sendo sincero, aí já uniu, e aí a coisa vai. Então, eu digo isso porque do contrário, não vai. Do contrário até, como eu já vi igrejas nossas chegarem a 120 pessoas fardadas, o Padrinho ali abençoando, o maior brilho, e ter Hinário com muita força, e depois se extraviar tudo e tal, e ficar com raiva do Padrinho e se acabar em nada ... acabar em nada ou uma grande pedaceira de gente querendo uma coisa, outro querendo outra, e dando trabalho a mim, dando trabalho ao CEFLURIS, muita gente também querendo ter Daime pelo CEFLURIS sem querer cumprir com as ordens, sem querer acompanhar os mandamentos, e eu fico naquele balanço, naquele peso de ter que ser irmão sem que as pessoas correspondam com o direito dos Hinários.

Até aqui, eu venho trabalhando, graças a Deus ainda não dei um não para ninguém nesse sentido do bom andamento ritual do Santo Daime. Mas poderá ser que eu não possa continuar consentindo no CEFLURIS certas coisas que muitas filiais já inventaram até hoje. Tem filial que eu dei o primeiro Daime e ensinei todos os Hinários, ensinei a fazer o Daime, quando aprenderam tudo, dá licença eu me separar de você meu amigo? Pois não, eu não nasci junto, nem com o umbigo grudado ... e a pessoa simplesmente passa o terçado e passa pra lá, e quando tá sem Daime chega Padrinho ?? ... Como é que pode? ... Eu acho que quanto mais justiça, mais vai chegar uma hora que tem que cair no eixo direitinho quem quer, quer, quem não quer, se vire, para poder, também a pessoa sentir a verdade, sentir a dificuldade, não achar que tudo é facinho, que tudo é brincadeira. Então neste sentido meus irmãos, não estou falando nem estou procurando adivinhar nada, estou falando tudo que o CEFLURIS vem passando a limpo nas Regionais do Rio de Janeiro, Regionais de São Paulo, Regional Sul, Regional Estrangeiro. O que eu digo aqui, digo aonde eu chego.

Vamos ter cuidado porque eu estou colhendo, estou anotando as pessoas que eu estou colhendo, estou anotando os grupos, as filiais e eu preciso mais firmeza em todos os grupos, em todas as filiais pra nós podermos dar uma voz por cima e alta e forte para os nossos governantes, para os nossos mandões do mundo, porque, se não for com muita verdade, toda verdade, fica como muitos ou todos estão gritando a verdade, mas o mundo não se conserta. O mundo continua em balanço e vai balançar.

Então, quero dizer assim, ao bem da nossa família universal do Santo Daime: que todos os pontos tenham cuidado o correio da má notícia, do ciúme, da pretensão, do egoísmo, do recolhimento, do mau trato com o CEFLURIS, entendeu, para que não vá a regredir, ou até chegar a hora assim, de não ser possível uma pessoa não estar ligado ao nosso movimento.

É neste bom sentido de encontrar numa próxima viagem esta casa muito mais bonita, aquela outra brilhando, aquela outra bem crescendo, aquela de lá ... entendeu, porque se eu encontro menos, no meu papel e na minha balança, vai cair pro lado do menos porque eu estou pesando com a balança da justiça. Não posso ... Não é política, não é a verdade do mundo, é a verdade de Deus.

Meus irmãos, o que mais prova a verdade e o que mais dá satisfação ao Sebastião Mota de Melo e ao CEFLURIS, que é a entidade espiritualista representando ele aqui, é um Trabalho bem feito de Cura, é pessoas dizendo me curei de um câncer, me curei disso, e me curei daquilo, eu vi a verdade, eu mudei, eu saí da droga, é isso. E isso é feito com fé, com coragem, com calma e esperança no Mestre. Tem mais uma coisa: o Mestre tem. Se você souber buscar direitinho, você vai se expandir neste prazer, mas nunca neste orgulho. O orgulho é o dono do mundo, mas só aleija. Se orgulho fosse como o orgulho quer ser, maior do que Deus, os tranca-rua não seriam todos defeituosos. E olha que dá trabalho. Mesmo nos hospitais espirituais, um tranca-rua para se desenrolar, tem que ser médico igual a altura de Sebastião Mota de Melo, médico e médium. Senão, morrem os dois juntos e não consegue dar a saúde, o respaldo que aquela entidade precisa para poder brilhar de novo. Deixa que todo mundo é forte, todo espírito é poderoso. Daí vem a nossa linha de não ter inimigo. Na nossa Doutrina, já nós abrimos um leque de caridade que nós não temos inimigo. O inimigo que chega querendo derribar, temos a retaguarda espiritual e nossa, também, pra, antes que ele derribe, ele se derribe, desmorone por si mesmo.

Como trata-se de trabalhos espirituais, não se deve olhar apenas para as matérias, não deve-se cuidar só das reuniões materiais. Tem que estar acordado para as demandas que vem do lado dos espíritos, que vem do lado do zombeteiro, que vem do lado dos que não querem deixar o negócio, e ter força de captar esses seres e de mostrar para eles o outro lado que ele não conhece, pois vive na escuridão na terra e morre na mesma escuridão do ego.

Bom, eu digo que melhor será quando eu puder, assim, até encaixar esta advertência, mesmo que seja em poucas palavras, mas que seja igualmente uma prece do CEFLURIS, e dizer: cuidado meus irmãos para não confundir o CEFLURIS com desarmonia, briga e confusão. Não havendo esta confusão, não vai faltar Daime nesta mesa, não vai faltar gente pra colher, não vai faltar Hinário pra ensaiar, não vai faltar sabedoria, isso a gente aprender e se aprimorar pra um preparo ainda maior do que se está vendo hoje, que é um preparo que Padrinho Sebastião Mota deixou avisado e ele está presente e pode colher esse povo a qualquer hora e nesse dia muita gente vai chorar porque tem muitos deles que não sabem amar ... O mundo é assim, chega de uma hora pra outra dele levar, pode ser que tenha pessoas que Padrinho, tomei Daime 50 anos, e a resposta ainda ser, como segundo a do Cristo: Eu não vos conheço, tomou Daime mas só viveu brigando, não vivia na minha presença, não vivia fazendo o que eu mandei, né. Então eu digo assim que é pra a gente se cuidar. Eu digo não é porque esteja livre não, porque estou caminhando dentro deste mar de escuridão, como disse o Mestre Irineu Serra.

Mesmo a gente nascendo maduro, tem tanta coisa na ilusão aí bonita e gostosa que as vezes enrola a pessoa. Desde ele querer estar misturando Daime com isso ou com aquilo, com aquela outra força, com isso e com aquilo outro, inventando coisa sem ter convicção do que está fazendo, sem ter conhecimento real do que está fazendo. Ou mostrando pras autoridades uma coisa feia. Se a pessoa fica misturando muito e não dá conta, acaba não dando conta, ele está fazendo um retrato feio na linha da Doutrina. Então eu dou aqui essa advertência para nós fazermos nossas experiências com bastante cuidado. Pode conhecer, mas é bom conhecer, mas achar que já conhece, tomar um veneno, vai acabar morrendo do veneno. Então, misturada de drogas, mesmo a Dona Jurema, seja mesmo o que for. A pessoa tem que saber bem direitinho qual é o seu Senhor porque as ovelhas conhecem a voz do seu Pastor. Então, se o Daime é um Senhor e o Pastor das nossas ovelhas, nós devemos ouvir o que a Doutrina vem dizendo e fazer como o Padrinho Sebastião indicou.

Meus irmãos, sem união, não vai pra frente, não tem muita força, e o CEFLURIS continua sentindo a necessidade de que os irmãos conheçam mais, tomem mais, com isso nós podermos assim, logo mais, ver uma fonte eterna do Santo Daime, uma fonte eterna de saúde, uma fonte eterna de cura, o desenvolver a mediunidade a ponto de conhecer outros tipos de doenças encravadas por trás das cavernas, todo tipo de coisa feia que já vem sete por cima de oito e nove mais por detrás ... tudo isso é assim na terra como no céu. Se a bagunça já está se formando por aí, se o cancão já está piando por aí, como diz o ditado, espiritualmente quando as pessoas morrem, estão na mesma confusão, e os Trabalhos Espirituais sentem isso na corrente. Se os aparelhos não limpar bem, não se limpar, a gente todo Trabalho passa mal, todo Trabalho a gente sente peso, não se sente alegria pra cantar, entendeu, peso mesmo pra espiritualidade ali, verdade, tá sempre uma vaga no coração, ou que seja na clavícula, que seja lá no pulmão, o inimigo chega ali e senta num cantinho, pior se tiver no trono. A pior coisa que eu passei nos ensinamentos de São Miguel é você ver se é Jesus que está no trono ou não é um Herodes. Agora, vamos esperar esse Jesus num trono de pedra ali, que nós não vamos achar nunca. A não ser que se faça em nós a nossa igreja, o centro da nossa igreja, aqueles que está sempre levando pra alegria, levando pra união, levando para os melhoramentos, e aí buscando o êxito, tirando a ignorância, que é uma devoradora, não é, até sarar a si mesmo com isso ir curando os irmãos, e vai virando aquela Diretoria de família espiritualista, daí, ter força pra parar quem quer que seja. Porque, doença, tem aí de muitos tipos, esperando pelo poder de tanta gente poderosa que tem no mundo e não cura. Quem inventa as doenças ? Os feitos de cada um e o estado espiritual de cada um. E se não houver uma iluminação, vai haver uma exterminação no mundo material. Porque o próprio indivíduo chega e coloca AIDS na pessoa, coloca ali um câncer, coloca ali o satanás, coloca o que quer. Se a pessoa está na Doutrina só para poder, e só quer ser grande, não se prepara humildemente com o seu guia, não conhece a si mesmo e não conhece o seu guia, está difícil. Mas isso é a nossa escola, esse é o nosso aprendizado. Tomando Daime, cantando os Hinos, esperando as oportunidades que o Mestre fala, você vai vendo, você vai compreendendo, vai recebendo força, e vai chegando o componente da Doutrina, vai chegando o componente desse trabalho. A ponto da gente não ter mais dúvida entre ele mesmo e seu grupo, e nem entre seu grupo e o CEFLURIS. O mesmo pensamento, a mesma vontade, da expansão espiritual de Raimundo Irineu Serra e Sebastião Mota de Melo, e contribuir com isso através da sua mente sadia, seu guia espiritual, seu Anjo de Guarda, e todo aquele que é a segurança da vida.

Bom, espero que esta doença seja cortada pela raiz, e os pontos que até hoje não conseguiram crescer em dois, três anos, em seis meses prosperem para dar mais ânimo e mais esperança a quem está na luta, sem dúvida está na luta, para levar esta Doutrina para a frente.

Todos os pontos que estão aqui, acredito que estão se ocupando com um litro de Daime ou ocuparam o CEFLURIS ou alguém do CEFLURIS pra receber um copo de Daime, é porque ele quis. Se ele quis, ele deve querer mais, porque não é brincadeira . A gente devendo, se não der certo, joga ali o resto para o canto, estou tranqüilo, ninguém vai me cobrar isso. Porque não sou eu quem cobro, mas sim o Mestre, a justiça e a morte. A morte não tem acordo. E digo assim: quem desconfia do CEFLURIS, desconfia do próprio Sebastião Mota, porque ele desconfia de tudo, ele não conhece. Agora, duvidar, é comum. A gente está aí pra duvidar mesmo. Se você não quer ficar na dúvida, você vai tentar tirar aquilo a limpo. A dúvida e o medo são duas entidades que eles já tem força suficiente de levar qualquer pessoa encarnada a passar dificuldades.

Depois vem uma série de coisas que perturba no bom crescimento da irmandade. Depois vem as coisas que vão compor os bálsamos que vem ajudar, vem sarar, que é a força de vontade de cada um de aprimorar, de aprender a Doutrina, né. Aí, por último vem a glória que é a gente receber uma capacidade de estar alegre, firme e forte, cantando essa Doutrina, sem estar pensando qual é o Mestre que está mandando Com certeza que o Mestre é Deus e está tudo na vontade dele. Com isso, nós vamos montando a nossa corrente espiritual do Santo Daime, e muita coisa vai acontecer.

Mais eu não vou falar, porque vocês só vão entender melhor na continuação. Então, não é preciso falar muito. Falar das minhas comunidades lá no Juruá, está aberta. Com esta ligação que nós temos, a gente pode ficar à inteira disposição de qualquer um que queira se ligar com a coisa, conhecer a coisa, entendeu, e se aprimorar melhor, o Mapiá está aberto.

Alfredo Gregório de Melo


footer.gif (1284 bytes)