Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Pela continuidade do Projeto com a Igenieros Sin Fronteras

veja também:

Rádio Jagube uma nova idéia na Floresta

A História da Comunicação no Céu do Mapiá

Burocracia retém doação

Acreditamos que toda a Irmandade seja sabedora da aflitiva situação em que se encontra a continuidade de nosso projeto em parceria com a “Ingenieros sin Fronteras”. Históricamente nossas relações com esta prestigiosa ONG de ajuda para projetos comunitários já vem de mais de 10 anos. Esta já é a terceira renovação/ampliação que fazemos do projeto inicial, que dotou mais de 120 famílias moradoras da Vila Céu do Mapiá com um kit solar para iluminação noturna. Desde então, este projeto têm crescido não só em sua capacidade de atenção como em sua própria capacitação e formação, pois é a própria comunidade a responsável pela manutenção destes equipamentos. O presente seguimento deste projeto contemplava a dotação de placas solares e equipamentos de sucção para a construção de poços/caixas d’água públicas assim como dotar de energia a nossa sempre recordada rádio Jagube e nosso serviço essencial que é o Telecentro. FAchada do TelecentroNas anteriores etapas deste projeto também tivemos que lidar com a questão da entrada dos equipamentos doados através da alfândega brasileira porém, como tínhamos o respaldo da municipalidade de Pauini, a duras penas conseguimos contornar todas as questões alegadas pela alfândega Brasileira e conseguimos a liberação dos equipamentos. Desta vez, amparados pela compreensão sobre a nova legislação regulamentando a atividades das OSCIP buscamos realizar as tramitações através dos “Guardiões da Floresta”, organização da sociedade civil de interese público, criada entre os moradores e simpatizantes da Vila Céu do Mapiá, legitimamente registrada e já reconhecida por suas várias iniciativas no âmbito da FLONA Purus. Infelizmente as autoridades alfandegárias não entenderam desta mesma forma e isto nos gerou um “quiprocó” jurídico e técnico. Desde abril nossa representante, Fátima Santagata tem se desdobrado em Manaus enfrentando a dureza do entendimento burocrático e insensível da Alfândega Brasileira. Já obtivemos o reconhecimento e apoio de várias e importantes entidades como o próprio Governo do Estado do Amazonas, o IBAMA, a embaixada espanhola, etc para nossa causa. Inclusive recebemos apoio de empresas particulares, como a Multibras e a transportadora Sâo Jorge que se disporiam a contribuir para o pagamento de parte dos impostos devidos (15.000 R$), Esta seria a solução última, pois nos reconhecemos e somos legítimamente reconhecidos por várias instituições governamentais e não-governamentais que atestam o trabalho social que o IDA/CEFLURIS, a AMVCM e todas suas instituições parceiras e nos habilitaria a receber uma doação, em equipamentos claramente para usos comunitários e de fomento à saúde, educação e produtividade de uma extensa população carente e pouco atendida pelas autoridades municipais, estaduais ou federais.
Assim que seguimos na batalha pela liberação destes equipamentos e gostaríamos de contar com sua solidariedade e ajuda. Diversas são as alternativas, desde a geração de algum fato novo a nível da compreensão da Receita Federal, estamos com um processo em andamento junto ao Ilmo.Sr.Juiz federal substituto Bruno Augusto Santos Oliveira, da tercera Vara, o número do processo é 2005.32.00.004207-8, sobre esta legítima solicitação até a participação em um “Fundo de Ajuda” que está sendo constituído para arrecadar doações para o pagamento dos supostamente devidos impostos. Em uma primeira avaliação, foram estipulados em R$ 60.000,00 porém esta avaliação também depende da “boa vontade” e “compreensão” dos técnicos alfandegários da Receita Federal. Pela assessoria jurídica que dispomos, no momento o melhor encaminhamento seria o pagamento dos impostos (buscando um mínima taxação) e posteriormente demandarmos a Receita Federal solicitando a devolução dos impostos pagos indevidamente.
A situação também nos é aflitiva pois a perda da carga desencadeará um processo interno que nos desacreditará como instituição proponente responsável pela correta condução destes recursos ao benefício da população. E este descrédito poderá se traduzir no cancelamento de vários outros projetos em andamento em instituições congêneres.

GRATOS POR SUA ATENÇÃO E SOLIDARIEDADE!!!
Céu do Mapiá, 22/agosto/2005

Luís Fernando Nobre
Secretário de Integração

IDA/CEFLURIS
Contatos e Informações através de: fatimasantagata@hotmail.com robertosan@gmail.com
telefone em Manaus: (92) 36312566 (92) 91892667



footer.gif (1284 bytes)