Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Roteiro de Viagem à Regional Nordeste
Relato de Alex Polari sobre o giro de instrução efetuado pelos núcleos da doutrina do Santo Daime espalhados pela região nordeste.
20/04/2003

E veja também:

Editorial: "Ventos do
Planalto e a Questão
Religiosa"

Os três últimos hinos
de Alex Polari

Tive a oportunidade de realizar durante todo o mes de março uma extensa viagem as igrejas e núcleos da Regional Nordeste da nossa Igreja, podendo constatar o grande desenvolvimento que o nosso trabalho teve na região.

Como tradicionalmente ocorre todos os anos, participamos mais uma vez do Encontro da Nova Consciência, evento que conta com o apoio do CEFLUAPA e que cada vez aumenta seu prestígio em termos de promover o ecumenismo e o diálogo de todas as tradições espirituais.

Este ano mais uma vez o tema foi a Paz.Coisa compreensível se levarmos em conta o clima de guerra e barbearie que tomou de conta nestes últimos tempos.Fizemos palestras para auditórios lotados, cantamos nossos hinos de paz em praca pública, juntamente com os nossos irmãos budistas, sufis, islâmicos,xamânicos,católicos, espíritas, umbandistas,.etc em clima de grande confraternização e alegria.

Fizemos também um trabalho com muitos estreantes que puderam assim conhecer o nosso trabalho, muito deles interessados em acompanhar os trabalhos da Igreja.Tivemos um bom diálogo e renovamos nossa união com o grupo que tinha se separado da Igreja de Campina e que agora também irão se filiar ao Cefluris.

Nossa comitiva, constando da minha esposa Sonia, meus filhos Paula e Davi e mais ainda os jovens do Mapiá Ayrton e Sebastião rumamos para a cidade de Cascavel, no Ceará ,onde tivemos a oportunidade de realizar um belo feitio , cozinhando 4 panelas de caupuri e produzindo 200 litros de um sacramento de muita forca e miração, que durante todos os trabalhos subsequentes espalhou bençãos e curas para todos.

Lá em Cascavel, que fica a 60 km de Fortaleza, tivemos a ocasião de arregimentar no nosso quadro de filiados mais de trinta fardados , que somados ao demais participantes, se constitui numa das maiores irmandades do Nordeste.

Em seguida fomos para Natal, onde tivemos oportunidade de avancar de forma significativa, com a doação do terreno onde serea contruída em breve a sede do núcleo céu da Arquinha, em homenagemna patrona do centro Madrinha Teresa Gregório, irmã da madrinha Rita , ambas nascidas no estado do Rio Grande do Norte, o que convém ser bem lembrado.Tivemos a oportunidade de fazer um belo trabalho em Pipa, uma das praias mais apreciadas da costa nordestina e iniciar, no belo eco-camping do nosso irmão Almir, um centro para produção de mudas de jagube e rainha e também de intercaâmbio de outras sementes e mudas.

Voltamos para a Paraíba, desta vez para realizar o Hinário Oficial de São José, ocasião em qua estiveram presente representantes de todos os núcleos e igrejas da Regional.A Igrejinha de Lucena também já conseguiu regularizar a situação de sua terra e sede.

Daí , depois de uma passada na cidade de João Pessoa,minha bela cidade natal, rumamos para Recife. Infelizmente, devido a problemas de força maior não pudemos inaugurar a sede do CEFLUSPA mas fizemos um belo trabalho, reunindo toda a irmandade na localidade de Paulista,área com muio verde e floresta, que teve uma parte doada para a construção do outro núcleo de Recife, o Céu da Mata.Lá começamos também a criação de um reinado na área destinada a Igreja, com mudas trazidas de Camanducaia, SP, pelo Ayrton. A partir de Recife contei com o reforço da minha filha Joana, que se juntou à nossa comitiva com a Maria Janete, da irmandade de Washington.

O destino final da nossa viagem foi Alagoas, onde realizamos 2 trabalhos.O primeiro no novíssimo Núcleo Familiar de Japaratinga, localizado no alto de um Morro que se debruça para uma praia paradisíaca e cheia de coqueiros. E o segundo na Barra de Santo Antônio, também de natureza preivilegiada onde encerramos a temporada cantando meus hinos.

No domingo, fizemos a reunião da Regional, onde tivemos a oportunidade de fazer a entrega das cartas constitutivas para 9 filiais entre núcleos familiar, de instrução e igrejas.

No final, a sensação era de muita alegria e satisfação pelo resultado dos trabalhos espirituais e pelo avanço na organização e na parte associativa.

Ficamos de estudar a possibilidade de um novo evento para fins de outrubro e novembro.

Antes de chegar em Brasília, onde me encontro no momento terminando uma agenda intensa de trabalho, ainda pude realizar trabalhos muito bons no Rio, Mauá e São Paulo, um São Miguel para quase 250 pessoas, ainda com o restinho do Caupuri de Cascavel, que deixou saudades….

Brasília, 20/04/2003
Alex Polari de Alverga
Supervisor da regional Nordeste

 


footer.gif (1284 bytes)