Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)





Gogo Nomzimane chega ao Brasil

Líder Espiritual Africana Chega para Feitio da Aliança em Florianópolis

veja também:

Diálogo de tradições em Florianópolis

Roteiro de atividades

Gogo Nomzimane se emociona após concentração

Rafael Gue Martini

Florianópolis - Gogo Nomzimane (Gladys Dlamini) chegou em Florianópolis no sábado, 11 de fevereiro. Na tarde de domingo foi com sua comitiva até a praia dos Ingleses, onde realizou ritual de saudação ao mar, conversou com seus ancestrais e pediu bênçãos para sua visita. Muito alegre, se declarou encantada com a comunidade e se prepara para participar do feitio onde irá realizar alguns trabalhos de sua linha tradicional. É a primeira vez que a líder Zulu, nação sul africana, vem ao Brasil.

Na reunião de abertura realizada no domingo, na comunidade Céu do Patriarca, Enio Staub agradeceu a presença de todos. “Esta é uma oportunidade de consolidarmos uma aliança planetária pela paz”, foram suas palavras na roda onde estavam representantes do povo Guarani, Zulu, Caminho Vermelho e do Santo Daime.

Beth Moreira agradeceu o esforço das mulheres que iniciaram suas atividades antes nas tarefas de colheita da folha e organização da alimentação. Apresentou a líder africana e lhe passou a palavra.

Gogo Nonziname saudou a todos e cantou “Obrigado Jesus por Cuidar de Nós” em sua língua nativa. Convidou a todos para cantar e dançar com ela nos próximos dias, em ritual de transe que deverá realizar durante sua estada. “Estou feliz de ver todos aqui. Que todos e todas sejam abençoados, assim como toda a minha família que ficou em casa na África. Com certeza, todo o trabalho em andamento está sendo abençoado”, foi a sua saudação na roda, seguida de muitos aplausos.

O Karaí Guarani Verá Tupã também fez sua saudação ofertando um rezo para o bom andamento do feitio. Agradeceu a oportunidade anunciando seus 96 anos e o desejo de seguir além dos 100. Um grupo de trabalho de sua aldeia está hospedado na comunidade e irá auxiliar durante os seis dias previstos para o evento.

Até o dia 19 de fevereiro a programação será intensa na comunidade Céu do Patriarca. Mais informações com a secretaria do evento pelo telefone (48) 3269.5514 ou pelo endereço eletrônico acepsj@hotmail.com.


footer.gif (1284 bytes)