Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Espanha Ano Dois Mil
Com muita satisfação venho saudar a nossa rede , e a irmandade, para anunciar uma novidade. Muitos certamente se lembram dos acontecimentos da Espanha no ano 2000 , amplamente divulgados pelo Daime-groups e pelo site " santodaime.org".
veja também:

Tudo sobre a saga de Fernando Ribeiro e Chico Corrente na Espanha

Sobre a Legalização na Holanda

Holland surrenders to Daime


Histórico da Legalização no Brasil

É verdade que cinco anos se passaram, mas os assuntos e estudos estão sempre na pauta, especialmente a legalidade e o reconhecimento das tradições enteógenas na sociedade moderna, e nesse sentido o caso da Espanha é sempre uma referência importante. Tenho ouvido muita coisa sobre aqueles fatos, e percebo que a desinformação é grande, provavelmente falha nossa, e talvez seja esse um dos motivos de retomar o fio daquela comunicação.

Ainda durante a tempestade - comentávamos isso nas conversas noturnas, dentro da cela - tanto eu como o Chico sabíamos que a história havia ficado grande. Não podíamos ter certeza se era parte do plano, se estava tudo preparado e tinha que acontecer daquela maneira, mas uma frase ficou gravada na memória: "se não era, virou". Evidente que não se tratava mais de um caso pessoal ou particular nosso. Estava em andamento um capítulo importante na história das plantas sagradas americanas, agora atravessando os portões do velho continente.

Era a Espanha e o ano dois mil. Estava em jogo o abrir ou fechar de uma grande porta, e minha vontade era buscar as origens das tradições enteógenas americanas, sua história, desde a antiguidade até os dias atuais, e sua sobrevivência aos quinhentos anos de conquista. Era o caminho natural para provar a legitimidade destas tradições: a utilização das plantas sagradas - com respeito e seriedade - em busca de conhecimentos, uma prática muito antiga e difundida nas Américas. Para completar ainda mais estávamos justamente na Espanha, Abril do ano dois mil, e se falava muito da chegada dos europeus ao novo mundo, do encontro das civilizações, os navegantes e os povos pré-colombianas, e nesses ambientes nasceu a idéia - semente - deste trabalho.

Hoje posso dizer que o primeiro passo foi dado. O primeiro volume - um livro - está pronto. O lançamento inicial foi no Rio de Janeiro, uma bela festa, com muitas e importantes presenças, e novas atividades estão sendo programadas para outras cidades.

O titulo é:
"Os incas, as plantas de poder e um tribunal espanhol"
Editora Mauad.

A capa - sua arte - cabe ao Guta, grande amigo e artista, e o prefácio - outro grande trunfo - é assinado por Leonardo Boff.

O livro já pode ser adquirido em diversas livrarias, ou via internet pelo site da Editora (www.mauad.com.br) sem custos para entrega em sua residência. Para colocar o livro em alguma nova livraria basta fazer o contato direto com a Editora, e para colocar (em consignação) em algum outro espaço, sem ser livraria, ou nas Igrejas, o contato pode ser feito diretamente com o autor (feramazon@yahoo.com.br).

Vejam agora - na quarta capa abaixo - trechos do prefácio do Leonardo, certamente um documento histórico - até independente do livro - sobre as tradições ayahuasqueiras americanas"

Um abraço a todos,
Fernando Ribeiro
feramazon@yahoo.com.br


footer.gif (1284 bytes)