Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




O Santo Daime na Assembléia Mundial das Religiões
Susana Cabral faz a reportagem:
"Para mim foi uma alegria imensa partilhar com todos os irmãos deste momento de comunhão e de apresentação da força de nossa Doutrina."

E veja também:

Aliança entre os
sacramentos nativos

A voz do Santo Daime esteve presente, junto a outras 50 religiões de todo o mundo, na Assembléia Global da URI – United Religions Initiative –, realizada no Rio de Janeiro, entre 18 e 25 de agosto. Sob o tema “Compartilhar o sagrado e servir ao mundo”, cerca de 300 delegados, de 60 países, participaram do encontro, nos salões do Hotel Glória, que promoveu a cultura da paz e o diálogo inter-religioso. Ao lado, no parque Lúcio Costa, diante da Igreja da Glória, foi montada a Aldeia Sagrada, um conjunto de tendas distribuídas nos platôs do outeiro, entre árvores e a paisagem da Baía da Guanabara. Na Tenda-Mãe, local de encontros e reuniões, onde ocorreu o Fórum de Plantas Sagradas, a Doutrina do Santo Daime apresentou seu ritual, num trabalho de 4 horas que reuniu mais de 150 pessoas.

Assembléia da United Religions Initiative

A URI é uma organização que reúne religiosos de todo o mundo e, anualmente, realiza sua Assembléia em um dos países membros. Promover o diálogo inter-religioso e estimular culturas de paz em todo o mundo são objetivos da URI. A Assembléia aconteceu nos salões do Hotel Glória e, a cada dia, havia trabalhos de meditação pela manhã, que reunia várias tradições.

Na abertura das sessões, a cada dia representantes de um continente saudavam os demais integrantes. A dinâmica do encontro favorecia a formação de pequenos grupos, onde todos podiam ouvir e falar a respeito de temas de interesse comum. Deste modo, o diálogo se exercitava na prática, contribuindo para o conhecimento e a compreensão dos outros.

Houve também oportunidade para que a Doutrina do Santo Daime se apresentasse durante uma das sessões, quando pudemos expor nossa realidade na Floresta, nossos trabalhos espirituais, e as questões ligadas à liberdade de uso do nosso sacramento, no Brasil e em outros países. Na ocasião, pedimos que a URI defenda, além da paz no mundo e a paz entre as religiões, a paz para que religiões possam realizar suas cerimônias em todo o mundo com liberdade e responsabilidade.

Aldeia Sagrada

Junto a outras 25 tendas de grupos religiosos, incluindo tradições ocidentais, orientais, indígenas e xamânicas, a tenda do Santo Daime recebeu visitantes durante os quatro dias em que a Aldeia Sagrada esteve aberta. O parque Lúcio Costa, construído no pequeno morro que dá acesso à Igreja da Glória, no centro do Rio de Janeiro, diante da Baía da Guanabara, abrigou espaços para as religiões que compõem o MIR – Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro, integrante da URI – e uma tenda maior, a Tenda-Mãe.

Na tenda do Santo Daime estavam expostos dois painéis feitos por Guta e André – um sobre o Santo Daime e a Floresta e outro sobre a Doutrina do Santo Daime – além de fotos das comunidades do Céu do Mapiá, do Juruá, do projeto Medicina da Floresta, livros sobre a doutrina, fitas e cds com os hinários. Um estandarte de São João, feito por Flor Opazo, criava um ambiente cerimonial em nossa tenda, junto a pés de Rainha e amostras de Jagube. Das 10 da manhã às 10 da noite, irmãos de diversas Igrejas do Daime se revezaram atendendo ao público interessado em conhecer a Doutrina.

A Tenda-Mãe, com capacidade para 200 pessoas, também foi o lugar onde se realizou o Fórum de Plantas Sagradas, organizado por Cláudio Miranda, Phillippe Bandeira de Melo, Rogério Favilla e Evandro Ouriques. Durante duas jornadas, de quatro horas cada, representantes de grupos xamânicos e de tradições espirituais trataram de questões relativas ao uso das plantas. O Santo Daime foi representado por Alex Polari, Enio Staub e Chico Corrente.

O Fórum contou também com a participação do Diretor do Departamento de Saúde da Polícia Federal/RJ, e de uma brilhante intervenção do Dr. Domingos Bernardo (jurista, foi presidente da Comissão, instituída pelo extinto Conselho Federal de Entorpecentes, para avaliar o Daime), com um histórico das questões jurídicas e a continuidade da defesa da liberdade de uso.

O Trabalho

Durante a fase preparatória da Assembléia da URI, os participantes do MIR – Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro – montaram a agenda de trabalhos e sessões espirituais. Além de contar com uma tenda na Aldeia Sagrada, de participar do Fórum de Plantas Sagradas, a Doutrina apresentou um trabalho na Tenda-Mãe, no dia de sua inauguração.

Quinta-feira, 22 de agosto, em plena lua cheia, uma centena de fardados de diversas Igrejas se reuniu diante da Igreja da Glória, para cantar e louvar. Antes do início, por telefone, o Padrinho Alfredo abençoou o trabalho, recomendando “lembrar da floresta”. Ao trabalho compareceram também 50 visitantes, entre participantes da URI e pessoas interessadas em conhecer a Doutrina.

Após a primeira distribuição de nosso sacramento, cantamos a Oração e fizemos uma pequena concentração. Tomamos a segunda dose e cantamos, ainda sentados, a Nova Era. O trabalho transcorreu em paz e tranqüilidade e os visitantes puderam sentir a força do Santo Daime. Para fechar, bailamos o Cruzeirinho do Mestre Irineu e mais alguns hinos, como os da Madrinha Nonata, que compareceu ao trabalho junto com outros irmãos e irmãs do Céu do Mar.

Alex Polari dirigiu o trabalho, enquanto Chico Corrente sentava-se à cabeceira da mesa, formada com Tadeu, Regina, Noêmia, Tetê, Perfeito e Ênio. Caparelli e Fernando Ribeiro serviram o Daime e irmãos das diversas Igrejas da região fizeram parte da fiscalização, coordenada por Maria Eugênia e Neide. Outra Neide, a do Mapiá, puxava os hinos.

A participação de membros da Irmandade em todas as fases do evento, desde seu planejamento até a realização do trabalho e a apresentação da tenda, foi avaliada como muito positiva por todos os participantes e pelo público que buscava conhecer melhor o Santo Daime. Para muitos de nós, foi uma boa lembrança do trabalho que realizamos na ECO-92, há dez anos, quando teve início o Movimento Inter-religioso do Rio - MIR.

Agora, dez anos depois, voltamos a nos apresentar publicamente e, em união com outras religiões, afirmamos a liberdade da fé e da prática de nossa Doutrina. No Fórum de Plantas Sagradas estivemos ao lado de outros grupos demonstrando a seriedade de nosso trabalho espiritual. Imagens de nossa cerimônia no vídeo preparado pela URI agora levam ao mundo a presença do Santo Daime partilhando o sagrado e servindo ao mundo, lema da Assembléia.

Susana Cabral
riocefluris@alternex.com.br


footer.gif (1284 bytes)