Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)

clique na imagem
para aumentar

 




O Encontro Europeu - 2004

Entre os dias 4 e 11 de setembro, estiveram reunidos na sede da ADE (Associação Daimista Espanhola) na localidade de Mentrida, representantes de 23 núcleos e igrejas da Europa para as reuniões e festejos do IVº Encontro das Igrejas Européias que se realizou debaixo da grande tenda montada no pátio da Igreja Céu de San Juan, na Espanha.

Veja também:

Documento de Conclusões do IVº Encontro Europeu de Igrejas

Na verdade os trabalhos foram abertos ainda no dia 3, com a chegada da grande comitiva liderada pelo Padrinho Alfredo .

Apesar da oração começar às 21h em ponto, o sol ainda tardava a se por no horizonte recortado de montanhas.E a medida que a noite chegava, o forte calor do verão prolongado cedia lugar `a uma temperatura agradável.
No dia seguinte iniciaram-se os trabalhos do Encontro com a palestra do Padrinho Alfredo e dos membros da Coordenação do Encontro: Alex Polari, Nilton Caparelli e Luis Fernando Nobre.

Mariana Antônio, nossa assessora o Instituto Maturi fez uma exposição sobre a metodologia de trabalho por nós escolhida e que foi recentemente empregada com grande sucesso no Céu do Mapiá no Projeto de Desenvolvimento Comunitário (PDC), que visa a formação de agentes comunitários e a mobilização e a participação de todos os moradores para a elaboração do Plano de Manejo da Floresta Nacional do Purus.

Depois da abertura do encontro, todas as igrejas tiveram um tempo para apresentar o seu trabalho, projetos e aspirações. As reuniões eram sempre precedidas de uma atividade corporal ao ar livre.Todos os dias se formava uma grande roda no pátio. Depois do aquecimento, cantávamos hinos e partilhávamos testemunhos.

No decorrer das plenárias foram escolhidos oito grandes temas que sintetizaram a pauta do Encontro:

  • Desenvolvimento Institucional,
  • Formação Doutrinaria,
  • Comunicação,
  • Intercâmbios Culturais,
  • Ecumenismo e Alianças Espirituais,
  • Legalização do Sacramento,
  • Abastecimento e Sustentabilidade da Doutrina e
  • Projetos.

Depois da apresentação dos temas, os quase 80 membros que participaram do Encontro se dividiram por grupos temáticos, enquanto os membros da Diretoria e da Coordenação do Encontro circulavam pelos diversos grupos, esclarecendo a metodologia e as dúvidas.

A primeira reunião geral foi para ajustar os temas e focar as prioridades.Cada grupo produzia seu próprio material e os cartazes e tarjetas para retornar o resultado dos seus debates novamente para a Plenária. Lá eram apreciados, questionados e enriquecidos.

As perguntas e as dúvidas que ficavam no ar também eram respondidas pelos membros da Coordenação. Alem de todas estas atividades, quase todas as noites formávamos uma linda corrente de união, com toda nossa irmandade internacional presente. Nestes momentos brilhava a força, o poder e a beleza da nossa doutrina, muito além das eventuais diferenças culturais e lingüísticas.

Todos sentiam uma onda de muito amor e esperança nos caminhos que estavam sendo abertos por todos.Nosso calendário espiritual constou de: orações, trabalhos de cura, São Miguel, Trabalho de Cruzes, Santa Missa, atendimentos, etc. Na seqüência do encontro os trabalhos foram se aprofundando e os grupos temáticos apresentando suas propostas.

Na quarta -feira foi inaugurada a feira , com uma grande variedade de produtos das nossas comunidades da Amazônia. Da Casa de Ofícios do Mapiá vieram tapetes, tecelagens e artesanatos. Da Cooperativa, alimentos, frutas secas e óleos vegetais. Da APAS, bolsas de couro vegetal e artesanatos diversos. Do CMF e da Viridis, produtos fito-terápicos e das comunidades do Juruá, artesanatos de fibras. Além disso, havia diversos outros produtos, como: livros, Cds, esculturas e pinturas, proveniente de diversas igrejas do Brasil e do mundo.

Na quinta-feira foi realizada uma apresentação teatral para as dezenas de crianças que compareceram ao encontro. E na noite de quinta-feira, o Sid, organizou um jantar beneficiente, brindando a todos com um autêntico cardápio amazonense: peixe frito com baião.

Na sexta-feira abrimos também a Feira de Projetos, uma iniciativa que visava por todos em contato com as idéias e propostas de cada centro no campo do desenvolvimento sustentável. Foram feitas projeções de slides sobre o Projeto de Segurança Alimentar que está sendo realizado no Mapiá e apresentações sobre o Projeto Daime Eterno e o trabalho social do Padrinho Alfredo no vale do Juruá. Tudo isso propiciou uma rica troca de experiências e alguns contatos valiosos para a futura implementação de muitas destas propostas.

Já no domingo, durante o encerramento, tivemos também um momento de emoção, quando uma ventania repentina, parecendo um pequeno ciclone, arrancou mais da metade da tenda de lona que era ao mesmo tempo o nosso centro de convenções e igreja. Apesar da violência do vento, nada de grave aconteceu e a tenda foi remontada a tempo para a festa final do Encontro.

Naquela mesma noite, mais de duzentas pessoas , envergando suas fardas brancas de gala e vindas de diversos paises da Europa deram início ao Hinário do Cruzeirinho do Padrinho Alfredo. Foi assim, neste belo e inesquecível trabalho espiritual, que selamos o final deste IVº Encontro das Igrejas da Europa, cujos bons resultados encontram-se muito bem resumidos no documento que foi aprovado na assembléia final do dia 11 de setembro.

 

 


footer.gif (1284 bytes)