Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Assistência Social e Vocacional


SETOR DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
 
Desde o início nossa organização teve este cunho assistencialista. Hoje existe um setor encarregado de ajudar principalmente as famílias mais carentes que vivem na comunidade ou afluem até ela em busca de algum tipo de atendimento, principalmente na área da saúde.

O setor de  Assistência Social é uma gestoria da AMVCM (associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá). Tem como objetivo ajudar as famílias necessitadas fazendo campanhas de doações de roupas, remédios e utensílios domésticos. Também recolhe donativos em dinheiro para casos de atendimento médico de urgência em hospitais de Boca do Acre e Rio Branco e ajudas para viabilizar as aposentadorias dos idosos pelo FUNRURAL.

Algumas das comitivas que visitam periodicamente nossas igrejas no exterior, captam recursos e donativos para serem empregados neste trabalho de promoção social.

 
 
 COZINHA GERAL COMUNITÁRIA
 


Cozinha Geral do Céu do Mapiá
 
A cozinha geral  talvez seja a mais antiga instituição da comunidade, cuja definição para o padrinho Sebastião significava: ”trabalhar e comer juntos”. Ela atravessou diversas fases desde uma cozinha sempre aberta para os que dela necessitavam até um misto de atendimento social, suporte para os feitios e mutirões comunitários da segunda feira. Hoje ela está na sua terceira reconstrução e continua sendo uma mola mestra para a nossa organização social. O atual projeto prevê a criação de um entreposto para os produtos locais e um restaurante popular nos moldes do Programa Fome Zero.
 
 
CASA DE OFÍCIOS
 
 
Organiza um trabalho de corte, costura e tecelagem junto as mulheres da comunidade e também de formação de jovens. Fornece também as fardas cerimoniais que são utilizadas nos trabalhos espirituais. Coordena oficinas de bordado e tecelagem em parceria com a escola Cruzeiro do Céu para jovens e meninas. Os produtos das oficinas são vendidos na loja da Casa de Ofícios. Parte do montante das vendas das fardas é destinado à confecção de fardas que são doadas as pessoas necessitadas da comunidade. 
 
 
OFICINA ESCOLA DE ARTE E ARTESANATO JARDIM DA NATUREZA
 
 
A Casa do artesão congrega artistas e artezões da Vila Céu do Mapiá que estudam e desenvolvem bio-jóias e outras peças artísticas a partir do aproveitamento dos recursos naturais da floresta amazônica como sementes, cocos, restos de madeira, fibras, cipós, folhas etc.
 
A Oficina Escola visa uma melhor capacitação através de cursos, intercâmbios e trocas de informação abordando técnicas de plantio ecológico, moda e design contemporâneo.
 
 
EMFLORES – Organização de Mulheres
 
Organização das mulheres da Vila do Céu do Mapiá criada em 2007. Dispõe-se a ajudar as mulheres com projetos sustentáveis e é organizada por bairros. Entre suas metas temos o fortalecimento da cozinha comunitária, com o apoio à alimentação das crianças carentes, a criação de um centro comunitário com lavanderia e fábrica de doces (em vias de execução).