Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

A Floresta Nacional Purus

As Florestas Nacionais são uma categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável instituída com os objetivos de: promover o manejo dos recursos naturais, garantir a proteção dos recursos hídricos, belezas cênicas e fomentar o desenvolvimento de pesquisa, recreação, lazer e turismo.

No Estado do Amazonas existem 19 FLONAS, que perfazem um total de 10.406.627 hectares, o que representa 6,6 % de todo o território do Estado (IBAMA, 2007). Porém a maioria não possui as condições necessárias para efetiva implantação, impossibilitando o cumprimento dos objetivos para os quais foram criadas.

A Floresta Nacional do Purus (FLONA do Purus), localizada no município de Pauiní – AM é uma Unidade de Conservação (UC) que abrange 256.000 hectares de florestas altamente conservados. De acordo com o Plano de Manejo desta UC, o manejo florestal sustentável constitui uma das atividades econômicas que mais coaduna com os objetivos da Unidade, uma vez que permite conciliar o desenvolvimento local e regional com a conservação dos recursos florestais da Unidade.

Em julho de 2007, a Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá (AMVCM), por meio de parceria com o IBAMA, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), deu inicio à implantação do manejo florestal comunitário na Zona de Uso Comunitário da Vila Céu do Mapiá. Encontra-se em fase de planejamento a primeira Unidade de Manejo Florestal (UMF), cujo objetivo é fornecer madeira em quantidade suficiente para atender a demanda comunitária.