Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Linha do Tempo








 
 

 
97 Anos da Madrinha Rita

97 Anos da Madrinha Rita

Celebrando a Matriarca do Céu do Mapiá 

Novo Acervo do CEDOC

Novo Acervo do CEDOC

Centro de Documentação e Memória da Doutrina: Zelando e preservando mídia sobre a doutrina, sua história e tradições.

Projeto da Nova Igreja

Projeto da Nova Igreja

Símbolo da união da Irmandade

Projeto da Nova Igreja

Projeto da Nova Igreja

Símbolo da união da Irmandade

Nossos Padrinhos

Nossos Padrinhos

Amados pela Irmandade no Céu do Mapiá, no Brasil e no mundo

Madrinha Rita

Madrinha Rita

Nossa matriarca e conselheira

AMAGAIA

AMAGAIA

Apoia os projetos socioambientais do Céu do Mapiá, o Plano Diretor da Vila, e participação na rede de Ecovilas

Santa Casa de Cura - Padrinho Manoel Corrente

Santa Casa de Cura - Padrinho Manoel Corrente

Onde atualmente estão sendo realizados os trabalhos espirituais no Céu do Mapiá até o término das obras da Igreja da Floresta

Manejo Florestal Comunitário

Manejo Florestal Comunitário

Visando o uso sustentável de recursos da floresta, garantindo a conservação e manutenção da floresta em pé.

Vila Céu do Mapiá

Vila Céu do Mapiá

Convivência com a natureza Amazônica

Mestre Irineu

Mestre Irineu

Fundador da Doutrina

Fazenda São Sebastião

Fazenda São Sebastião

Porteira do Céu do Mapiá 

Padrinho Sebastião

Padrinho Sebastião

Patrono da ICEFLU e fundador do Céu do Mapiá

Hinários

Hinários

O principal acervo de ensinamentos e o núcleo do corpo doutrinário da nossa tradição

Feitio

Feitio

Preparação da bebida sagrada e ritual de iniciação

Feitio

Feitio

Preparação da bebida sagrada e ritual de iniciação

Padrinho Alfredo

Padrinho Alfredo

Atual lider espiritual do ICEFLU

Bem-vindo ao site da ICEFLU Santo Daime

Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal - ICEFLU - Padrinho Sebastião Mota de Melo
 
0
0
0
s2sdefault
Para nós é motivo de celebração o relançamento do site da nossa igreja, www.santodaime.org. Um trabalho que nos custou muitos anos e se prolongou bem mais do que esperávamos desde que o antigo site foi desativado. Mas creio que a demora valeu a pena e que teremos muitas coisas boas e úteis para oferecer aos nossos associados e também para o público em geral. 
 
Estamos lançando o site com aquilo que julgamos o essencial, a fim de não prolongarmos por mais tempo sua inauguração. Nossa ênfase está nos conteúdos para consulta e também no suprimento de material doutrinário necessário para todos os membros, como: hinários, cadernos, normas e recomendações sobre o ritual, gravações autorizadas, áudios de palestras  dos mestres e padrinhos, filmes, fotos históricas, documentos, etc.
 
Estaremos divulgando também algum material inédito do nosso acervo, que está sendo organizado na forma de um Centro de Documentação da História e Memória da doutrina. Em breve, no ítem do menu correspondente, estaremos possibilitando uma forma de acessar este acervo em alta resolução . E também ferramentas para que todos possam ceder material relevante para ser disponibilizado a partir do site. Contamos também, como fonte de referência, com o excelente trabalho realizado por outros sites e blogs em funcionamento. Pretendemos usá-los também estas fontes como material de consulta e links. 
 
Além disto, queremos noticiar os eventos em nossas diversas comunidades e principalmente o que ocorre na nossa sede na Vila Céu do Mapiá e o intenso trabalho social e ambiental realizado junto nas calhas do rio Purus, Juruá, na Floresta Nacional do Purus e do seu entrono.  
 
Esperamos com isto difundir boas notícias e contribuir para a aproximação e o dialogo entre as demais linhas ayahuasqueiras. Para nós, é motivo de grande alegria podermos hoje comungar livremente esta bebida milenar das selvas sul americanas, a AYAHUASCA/SANTO DAIME, sacramento e eixo do trabalho espiritual das nossas igrejas da ICEFLU e também de diversas outras denominações religiosas. 
 
Pretendemos também informar e dar suporte a este importante tema que é a liberdade religiosa do Santo Daime. Nossas conquistas neste campo, se deveram principalmente a nossa luta, junto com as demais entidades religiosas ao curso dos últimos 30 anos. Também pela abertura do Governo Brasileiro, que através da SENAD e outros órgãos federais, tiveram a sensibilidade de colocar sobre a proteção do Estado este autêntico patrimônio cultural e espiritual do nosso país. Tanto é assim que se encontra também em curso  um projeto no MinC e no IPAHAAN para registrar  certos aspectos da prática religiosa da Ayahuasca como um bem cultural da nação brasileira.
 
Esta regulamentação do uso religioso da Ayahuasca/Santo Daime, foi feita definitivamente através do parecer de novembro de 2006 do grupo multidisciplinar de trabalho-GMT/CONAD, transformada em portaria pelo plenário do Conselho Nacional Antidrogas e publicado no DOU em janeiro de 2010. Foi realizada através de um grande diálogo entre Governo, Academia e as principais tradições que fazem uso religioso da ayahuasca. Representou um grande avanço e o término de décadas de perseguições e preconceitos contra nossa religião.
 
Se algumas lacunas ainda persistem na legislação adotada, a nossa luta continua para garantir que a nossa irmandade, hoje espalhada em todo mundo tenha os nossos mesmos direitos de praticar livremente a sua crença religiosa.
 
Gostaria agora, antes de encerrar este editorial e fazer alguns agradecimentos, pedir licença para fazer umas reflexões filosóficas e espirituais e prestar uma homenagem.
 
Mesmo com tantos anos de trabalho espiritual constante e com o auxílio inestimável deste acelerador e amplificador de consciência que é o Santo Daime, ainda assim não é fácil entender e confiar no que iremos encontrar na outra margem da existência. De alguma maneira, enfrentar este enigma com serenidade é um dos nossos principais objetivos.
 
Sem dúvida existe alguma coisa muito sagrada nesta fronteira entre o que chamamos de vida e de morte  e que na verdade é a continuação de uma mesma coisa. E ao pensarmos sobre o que seja este tremendo mistério , só nos resta reverenciá-Lo, independente do seu nome ou da sua forma.
 
Para onde iremos depois da nossa jornada terrestre? Talvez para onde tivermos acreditado. E que isto será tanto mais acolhedor quanto melhor  tivermos nos preparado ainda em vida. Este é o significado verdadeiro de “nascer de novo”. E este “lugar” para onde vamos , na  verdade deve ser um outro estado de consciência. Chamem isto do que quiserem... Deus é o seu nome mais conhecido. 
 
Este lampejo ou cintilar efêmero da nossa presença que se chama nossa vida, brilha por uma fração mínima de segundo diante da imponência do Cosmos e suas miríades de constelações. Só resta o consolo de que pelo menos  essa “ luz da nossa vida/volte ao domínio seu”, como tão bem sintetiza os versos do hino do Padrinho Alfredo Gregório de Melo, atual dirigente espiritual da ICEFLU.
 
E com esta citação eu quero finalizar este editorial auspicioso de anúncio do novo site com uma homenagem muito merecida ao meu saudoso irmão, amigo e colaborador Carlos Gustavo Nunes Pereira, o Guta que encarnou como ninguém este trabalho árduo de sua reconstrução, se dedicando a ele com muita energia e tenacidade, principalmente quando pressentiu que a piora da sua doença não o deixaria com tempo de assistir ao seu lançamento, o que estamos finalmente fazendo somente hoje, quase tres anos após sua passagem.
 
Nesta fase já difícil para ele, muitas vezes conversamos e especulamos sobre o significado da vida e da morte. E estes versos- que um dia lembrei numa destas conversas- passou a acompanhá-lo. Ele sempre os citava em alguns momentos mais difíceis. E também foram lembrados e cantados na cabeceira do seu leito no hospital, bem próximo a sua passagem.
 
Muito obrigado Guta, por sua inestimável contribuição, paciência e carinho  com este trabalho que hoje estamos dando a luz! Aí está o fruto do nosso trabalho e você sempre será lembrado nele.
 
Ficam também meus agradecimentos a todos que colaboraram em diversas etapas desta construção: Breno, Victor, Antônio, Brock, Neide e muitos outros. Sem esquecer também do Jose Murilo e Manoel Poppe, nossos percussores e idealizadores das versões mais antigas do site, que foi a base inicial deste nosso trabalho. E que pelo  seu conteúdo e valor intrínseco, continuará acessível para ser navegado e consultado.
 
Esperamos que através do www.santodaime.org possamos forjar ainda mais nossa identidade enquanto linha espiritual. E que ele ajude também a promover a paz, a tolerância, a liberdade e o dialogo entre todas as linhas ayahuasqueiras e daimistas.  E que seja útil para toda a nossa irmandade, hoje presente em todo mundo, nestes tempos tão difíceis em que vive nosso planeta.
 
Ainda temos ainda muito trabalho pela frente e esperamos contar com a ajuda de todos.
 
Harmonia, Amor, Verdade e Justiça
 
Alex Polari de Alverga
 Editor chefe do site