Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Incentivo ao Diálogo com a Ciência, Pesquisas Acadêmicas

Temos demonstrado, desde o início de nossa organização, uma grande receptividade para a promoção do diálogo com a ciência e as pesquisas acadêmicas de um modo geral. Esta postura foi importante e necessária nos primórdios da luta pela legalização do sacramento, quando as abordagens ainda eram muitas empíricas e desprovidas de base científica. Mas não se limitaram apenas a isto. Sempre apoiamos todas as propostas de estudos e pesquisas que consideramos sérias quanto ao método e bem intencionadas quanto ao seu objeto.

Igualmente, sempre acreditamos na importância de se gerar conhecimento científico a partir da realidade por nós vivenciada.Não que ele possa explicar melhor para nós aquilo que vivenciamos  na dimensão espiritual mas como uma forma de tornar mais acessível para a academia e o público de um modo geral, a dimensão humana, social e cultural da nossa experiência enquanto uma comunidade religiosa comprometida com o nosso planeta.

Temos um amplo campo de estudos dentro da antropologia social, a etnobotânica e outras disciplinas que de alguma maneira puderam avançar em suas pesquisas a partir dos trabalhos de campo por nós consentidos.  Além  disto, podemos destacar a importância dos estudos e pesquisas sobre a consciência, as relações entre o cérebro e a mente, a psicologia cognitiva, a filosofia perene, religiões comparadas, os estados de consciência expandidos, etc.

Todos estes estudos de alguma maneira se beneficiaram desta abertura da nossa Igreja para este tipo de pesquisas, possibilitando que se desenvolvessem diversos trabalhos de campo em prol da produção científica em torno de temas tão relevantes.