Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Comitivas

As comitivas começaram de uma maneira bastante informal e familiar.  O Padrinho Alfredo começou a receber convites e com membros da sua família e colaboradores, passou a viajar pelas igrejas do Brasil. A partir da década de 90, iniciaram-se as visitas aos grupos de alguns países da Europa, como a Espanha e a Holanda , os primeiros a se organizarem.

Com o crescimento da expansão e a constituição de dezenas de filiais  em diversos continentes, o trabalho se tornou maior e mais complexo, envolvendo outras lideranças e seus respectivos grupos de apoio.

Estas comitivas desempenham um papel fundamental na formação das igrejas tanto nacionais como principalmente no exterior. Além do trabalho doutrinário, musical e de  aprendizado dos rituais, elas realizam também um intenso trabalho de capacitação dos dirigentes e também de apoio nas questões institucionais e jurídico legais que as irmandades no exterior enfrentam para legalizar as igrejas e o sacramento em seus respectivos países. Nestas ocasiões, muitos dos nossos dirigentes aproveitam estas oportunidades para atender convites de palestras, conferências, vivências e retiros de formação espiritual.

As viagens são organizadas e cotizadas pelas igrejas anfitriãs e organizações parceiras. Todos contribuem e rateiam os custos de estadia, passagens, ajuda de custo, etc, na forma de donativos. É uma oportunidade também para realizar campanhas e coletas para os diversos projetos e demandas das comunidades carentes da Amazônia. 


Padrinho Alfredo e comitíva, Holanda


Padrinho Valdete e comitíva, Holanda

Por outro lado, este fluxo se realiza nas duas direções. Nossa Igreja Matriz da floresta e demais igrejas madrinhas  também recebem comitivas e grupos visitantes e peregrinos em busca de melhor conhecer as origens da Doutrina. Além dos dois festivais anuais previstos no nosso calendário , muitos outros eventos acontecem: encontros de igrejas, seminários de formação, feitios, etc. Tudo isto faz parte de um importante trabalho de “ponte cultural”, estreitando distâncias e unindo culturas muito diversas, que passam a interagir entre si, gerando inegáveis  benefícios para ambos os lados. 
 

Visitantes em Céu do Mapiá
 
Desde o começo o pad Sebastião compreendeu esta sua missão de expansão: “estou ligado no mundo inteiro, estou ligado no peru, estou ligado no Japão.” Coube ao Pad Alfredo, seu sucessor, continuar este trabalho.