Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Festejo de Santo Antônio

0
0
0
s2sdefault
Festejo de Santo Antônio e o “Hinário Estrela Brilhante”
 
O Hinário “Estrela Brilhante”, recebido pela Madrinha Maria Brilhante, 87 anos, é cantado oficialmente no Céu do Mapiá no festejo de Santo Antônio, na virada do dia 12 para 13 de junho, abertura do festival junino. Segundo ela, o hinário começou a ser cantado nesta data quando ainda tinha apenas 10 hinos. O hinário foi fechado, em 2015, com 214 hinos recebidos.
 
O motivo deste hinário ter sido estabelecido dentro do calendário oficial tem relação com a promessa feita pela Maria Brilhante para a cura do Padrinho Valdete, que foi acometido por uma grave doença.  Com a cura recebida, seu hinário passou a ser cantado no festejo do Dia de Santo Antônio, a quem a promessa havia sido feita, de farda branca.
 
Nascida no município de Alenquer, no Pará, em 12 de setembro de 1935, Maria Brilhante casou-se com Eduardo Salles Freitas, o Padrinho Eduardo, e teve quatro filhos: Antônio Sebastião, Osmarina, Sebastiana (Nena) e Onélia. O casal também criou os irmãos Raimundo Coelho e Meireane Ramos. 
 
A história da Madrinha Maria Brilhante no Daime começou nas sessões do Mestre Irineu, onde ela fardou-se com uma farda presenteada pelo próprio Mestre e chegou a trabalhar com fiscal dos trabalhos. Chegou na Colônia Cinco Mil com a família um pouco antes da partida do Padrinho Sebastião para o Rio do Ouro. Desde então, adotou a família do Padrinho como a sua própria família.
 
Viva a Santo Antônio!
Viva a Madrinha Maria Brilhante!
Viva o Padrinho Sebastião!
Viva o nosso Festival!
 
Louvo a Deus
(Of. Padrinho Valdete)
 
Eu louvo a Deus
Eu louvo a todos seres
Louvando a Santo Antônio
É o nosso companheiro
 
Louvando a Deus
Eu louvo a São João
Louvando a todos seres
Louvo a São Sebastião
 
Eu pedi
Eu recebi
Me examinei
E logo me corrigi
 
Louvando a Deus
Eu louvo a São João
Louvando a todos seres
Louvo a nossa confissão
 
(Hinário Estrela Brilhante - Mad. Maria Brilhante)
 
 
Assista ao vídeo: https://youtu.be/WLYZIy0wVz8
 

Arquivos do Blog