Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



pixel_l.gif (807 bytes) pixel_l.gif (807 bytes)
nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Sobre a apreensão de Santo Daime
na Espanha

veja também:
Estado de São Paulo: Matéria #1
O DIA: Matéria #1, Matéria #2, Depoimento de Ney Matogrosso

Nota Oficial da Igreja do Santo Daime - CEFLURIS

1) Em face aos últimos acontecimentos envolvendo medidas de restrição ao uso ritual da bebida sacramental denominada SANTO DAIME e /ou AYAHUASCA na Holanda e outros países da Europa, nossa Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz (CEFLURIS), vem de público, através dessa nota oficial, expressar a nossa confiança numa solução justa para o caso em questão. E também aproveitar a oportunidade para tecer algumas considerações que melhor fundamentem a nossa posição .

2) O uso ritual da bebida sacramental denominada Santo Daime e/ou Ayahuasca, é prática considerada legal em nosso pais. O uso para fins religiosos dessa bebida psicoativa que une dois vegetais nativos da Amazônia , tem sua origem nas tradições ancestrais dos povos nativos da América do Sul. Ela é empregada em cerimonias religiosas, práticas xamânicas e terapêuticas há milhares de anos. isso mostra que o uso religioso dos enteógenos foi bastante normal desde os primórdios da humanidade, gerando sociedades altamente refinadas e estáveis. Apenas dessa forma poderíamos entender os templos megalíticos dedicados aos cogumelos sagrados da Anatólia, a celebração ininterrupta por 1400 anos dos Mistérios de Eleusis e o culto prestado ao Soma, a bebida sagrada dos antigos videntes riskhis , de cujas visões extáticas brotaram os tesouros da sabedoria védica.

3) No Novo Mundo, muitas dessas culturas enteógenas tombaram, não faz muito tempo, sob o jugo da conquista colonial européia e da cristianização forçada das populações nativas, que se constituiu num autêntico etnocídio. Mas algumas dessas tradições souberam se preservar e se renovar. Uma delas é a Doutrina do Santo Daime, que tem como fundador o Mestre Raimundo Irineu Serra, humilde seringueiro que no começo deste século, em contato com índios e xamãs , no coração da floresta amazônica, recebeu uma revelação da Virgem Maria, na forma da Rainha da Floresta. Ela lhe revelou o belo ritual de cânticos e danças através dos quais ainda hoje nos nossos trabalhos louvamos a Deus, os seres divinos, o sol, a lua, as estrelas e as forças da Natureza.

4) O Mestre Irineu juntou em torno de si pessoas dos mais diferentes credos e condições sociais e forjou, sem qualquer traço de revanchismo, uma significativa proeza espiritual ao resgatar o sacramento dos povos subjugados e reconciliá-lo com a fé cristã , em nome da qual os excessos e os crimes da colonização foram cometidos. Isso demonstra o conteúdo de amor e de paz da nossa mensagem espiritual. Por isso ela é uma mensagem universal, válida para todos os povos da terra. Se o sacramento eucarístico da nossa missa é uma bebida psicoativa, isso deve ser analisado sem preconceitos e por um enfoque multi-disciplinar. A nossa experiência é que, o uso da bebida sacramental dentro do seu contexto espiritual apropriado, longe de ser uma experiência disassociativa para a mente e prejudicial para a saúde do indivíduo ou da sociedade, se constitui, pelo contrário, numa modalidade benéfica de expansão da consciência, idêntica a mais genuína experiência mística .Há mais de três gerações que milhares de pessoas em nosso país atestam esse fato.

5) Foi com esse discernimento que as autoridades brasileiras da saúde e da justiça, depois de muitos estudos, consentiram na utilização ritual da bebida. Confundi-la com o uso , abuso e tráfico de drogas, é uma grave injustiça. Sem dúvida, a indústria do Vício e da Droga é uma das grandes chagas da civilização contemporânea. É uma doença que brota das entranhas da nossa civilização e que revela que alguma coisa falhou. Isso faz parte da crise espiritual que a humanidade está passando, à véspera de entrar no Terceiro Milênio. O uso ritual das plantas enteógenas não tem nenhuma culpa disso. Pelo contrário, elas podem ainda hoje nos ajudar a recuperar o sentido cósmico e transcendental da nossa existência. E essa é a melhor saída para curar a doença da nossa civilização.

6) O Santo Daime e/ou Ayahuasca, nosso sacramento, não é uma droga, nem os motivos que nos levam a tomá-lo, uma adição. O que nos leva a comungá-lo ritualmente é uma nobre e justa aspiração de elevação espiritual. Trata-se portanto de um direito de liberdade religiosa. Um direito inalienável de toda pessoa humana: eleger uma prática religiosa que a ajude a ter uma compreensão espiritual da saga humana sobre esse planeta. Não podemos nos envergonhar do nosso Caminho , pois o consideramos um verdadeiro tesouro espiritual e cultural da humanidade, digno de ser preservado em benefício das gerações futuras.

7) Estamos entregando ‘a Justiça, através dos nossos advogados, a responsabilidade de decidir onde um estado de consciência- mesmo que induzido ‘a custa de certas "técnicas arcaicas do êxtase" - pode ser considerado uma legítima experiência espiritual e onde passa a ser considerado um estigma social ou mesmo um crime. A melhor maneira de decidir isso está não apenas numa interpretação burocrática da Lei mas também na sensibilidade e no calor humano, capaz de alargar o "Espírito das Leis", sempre que a sua letra fria não der conta da multiplicidade das aspirações humanas e dos fenômenos sociais dignos de se por ao seu abrigo.

No mais, estaremos sempre dispostos ao diálogo com as autoridades, confiantes de que, uma vez assegurado o nosso direito de crença e consequentemente o de comungar o nosso sacramento , saberemos estar a altura do desafio de regular o seu uso com as salvaguardas e os princípios éticos necessários para um bom funcionamento da nossa Igreja.

Com vibrações de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça

Amazonas/Amsterdã, 18 de outubro de 1999

Secretaria de Comunicação do CEFLURIS.


footer.gif (1284 bytes)