Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

O Povo da Floresta e o Apoio à Expansão

Como vimos, o papel desenvolvido pela nossa comunidade para sustentar nossa expansão foi muito importante. Significou o seu envolvimento na produção do sacramento para atender  as igrejas que começavam a surgir.

Desde o início da saga do Padrinho Sebastião, era esta a população tradicional da comunidade, composta de seringueiros, extrativistas, mateiros e homens da floresta, que detinham os conhecimentos, meios e saberes sobre as plantas e o preparo da bebida. Foi apenas pouco a pouco que estes conhecimentos foram sendo transmitidos aos que chegavam. Cada vez mais realizávamos grandes feitios, que exigiam o envolvimento de mais membros da comunidade, assim como também a presença, cada vez maior dos membros das primeiras igrejas surgidas no sudeste do pais.

Assim, desde o começo, estas igrejas recém fundadas tiveram o respaldo dos irmãos da Amazônia para a expansão da doutrina. A comunidade do Mapiá participou intensamente deste esforço. Como contrapartida e prova de gratidão, elas assumiram este compromisso de respaldar a comunidade. Isto era feito tanto através de um investimento em equipamentos, motores e canoas para o trabalho do feitio, quanto numa  ajuda para a aquisição de gêneros alimentícios, utensílios , remédios e roupas para as famílias envolvidas.Também foi investido em pesquisa de material, e começo dos primeiros  plantios.

Em meados dos anos 90 esta ajuda informal foi instituída na forma do FPI- Fundo de Participação Institucional, onde as filiais, já devidamente registradas, se responsabilizavam por uma contribuição para os povos da floresta compatível com seu numero de filiados.

Hoje em dia ainda existe um compromisso por parte da ICEFLU  por esta herança dos tempos do Padrinho Sebastião. Isto se faz presente numa assistência social `as famílias mais antigas, veteranos e idosos. Alguns deles continuam a participar, ainda que de forma simbólica, nos feitios.