Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Reabertura do Ramal Purus-Mapiá

0
0
0
s2sdefault
Foram iniciados os trabalhos de reabertura do ramal que liga o rio Purus à Vila Céu do Mapiá, passando pela Comunidade Fazenda São Sebastião, na boca do igarapé Mapiá. A reabertura do ramal é uma antiga luta da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo – ICEFLU como forma de facilitar o acesso à sua sede mundial e melhorar o transporte na área, principalmente com a construção do seu novo templo.
 
O trecho entre o Purus e o Mapiá estava interditado há anos por ordem judicial devido à contestação de um proprietário de terra no local que dizia que a área lhe pertencia. Embora a ICEFLU viesse contestando a interdição na justiça, sempre nos era negado este direito. Na ocasião em que a Comunidade conseguiu recursos governamentais para reabrir o ramal teve que entrar pela região denominada Praia Gregório, pertencente à Flona Purus, mas que ampliava em cerca de 30 km o percurso original além de aumentar em cerca de 20 minutos o percurso fluvial pelo rio Purus. 
 

Odemir embarca com sua equipe para abertura do Ramal.                Trator com os trabalhadores.            
 
A liberação do trecho só se deu após uma ação junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO e ao Incra, com apoio do Ministério Público, que avaliaram que a área pertence ao entorno da Flona, portanto não pode ser considerada particular. 
 
Agora, com apoio da irmandade e supervisão do irmão Odemir Raulino, já foram levados para o local um trator e vários trabalhadores para o início das obras. A reabertura servirá para o transporte da ferragem necessária para a cobertura do novo templo da ICEFLU, com peso avaliado em torno de 60 toneladas e abre a possibilidade também da construção de uma futura pista de pouso para transporte aéreo. 
 
Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS

Correção: Na matéria acima 'Iniciada a Reabertura do Ramal que Liga o Purus ao Mapiá' , foi dito que o ICMBIO autorizou a entrada pelo trecho do ramal reivindicado por um proprietário particular. Na verdade o ICMBIO registra que existe jurisprudência para tanto, mas ainda não foi dada a autorização. 
 
 
 
 

Arquivos do Blog