Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Entrega dos Trabalhos

Esta cerimônia se realiza somente após o encerramento do Trabalho de Santos Reis, dia 5/6 de janeiro.
 
É o momento em que cada fardado fará o balanço de suas atividades espirituais durante o ano que se encerra. São partes deste balanço: sua frequência e as alterações (benefícios, instrução ou disciplinas recebidas) observadas. A irmandade deve ser alertada para realizar este exame de consciência nos dias antecedentes ao trabalho dos Santos Reis. Antes de iniciar-se a cerimônia propriamente dita, o comandante do trabalho poderá solicitar a todos um breve momento de concentração para maior conscientização da entrega que cada fardado fará.
 
Ao final do hinário dos Santos Reis, antes da cerimônia da entrega dos trabalhos do ano propriamente dita, é cantado tres vezes o Hino Oferecimento do Mestre Irineu.
 
O presidente do centro escolhe entre os membros mais antigos da irmandade aqueles que irão receber os trabalhos dos demais. As pessoas designadas para receber os trabalhos permanecem sentadas dentro do Salão da Igreja. Ou então, as pessoas que estão formadas entregam os trabalhos ao chefe do pelotão de sua fila (aquele que puxa a fila). Estes por sua vez entregam aos padrinhos e /ou anciões escolhidos.

Na cerimônia se procede da seguinte maneira-
 
Os fardados individualmente se aproximam, prestam continência, com a mão esquerda e perfilados afirmam:  "Na Santa Paz de Deus eu recebi os meus trabalhos. Na Santa Paz de Deus eu entrego os meus trabalhos com/sem alterações," dependendo da avaliação que cada um faça sobre estes critérios apresentados acima. A(s) pessoa(s) encarregada(s) de receber os trabalhos poderá(ão) solicitar maiores esclarecimentos sobre a qualidade das alterações observadas e maiores detalhes sobre as mesmas. Dentro da tradição do Mestre, acrescenta-se à entrega com ou sem alteração, também a opção "com/sem preces". Considera-se a entrega com preces quando a pessoa cumpre compromisso de realizar de um a três terços diários.