Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Seminário Ayahuasca
Grupo Multidisciplinar de Trabalho
Rio Branco (AC), 08 e 09/03/2006

veja também:
Ayahuasqueiros comemoram

Seminário afirma liberdade religiosa
Entidades usuárias da ayahuasca escolhem representantes que atuarão junto ao CONAD

Coroando um trabalho de mais de 20 anos, desde que o antigo CONFEN-Conselho Federal de Entorpecentes na sua portaria de 1986 permitiu o uso religioso da Ayahuasca /Santo Daime, foi realizado nos dias 8 e 9 de março o Seminário Ayahuasca, patrocinado pela Secretaria Nacional Anti-Drogas- SENAD, sob a presidência do seu secretário executivo, o Gal Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa.

O seminário, cuja data definitiva só foi conhecida há pouco mais de um mês, vinha sendo esperado com grande expectativa pelos círculos daimistas e ayahuasqueiros, desde a divulgação, em dezembro de 2004, da resolução do CONAD que previa entre outras coisas a criação de um Grupo Multi - Disciplinar de Trabalho -GMT, para assessorá-lo na regulamentação definitiva do nosso sacramento.

Por volta de julho de 2005, uma nova resolução do órgão propôs alguns princípios para a composição deste GMT, que deveria ter seis membros eleitos pelas entidades religiosas que compõem o mosaico de tradições associados ao culto da ayahuasca e seis membros designados pelo Governo Federal de experts e pesquisadores sobre o assunto.

A partir daí algumas dificuldades foram tomando forma.A principal delas dizia respeito a como possibilitar que este mosaico de mais de vinte linhas ( para falar apenas nas de maior expressão) pudessem se sentir confortavelmente representadas em apenas seis vagas.

Isto se tornaria ainda mais difícil na medida em que sabemos das dificuldades e da desunião e desconfianças que infelizmente existem entre os diversos grupos.

Desta forma ele ( o CONAD), estabeleceu dois princípios fundamentais para que o processo tivesse êxito e legitimidade.O primeiro era que as principais e mais expressivas tradições tivessem o direito de coligar suas co-irmãs e escolher seu representante.O segundo, era que o voto fosse por igreja e não dependesse do número de membros ou filiais que cada um colocasse no plenário.

O que deveria ser um consenso e até mesmo uma coisa óbvia, não era bem o que pensava alguns centros. Isto ficou claro ainda antes das delegações e convidados chegassem.Através de um blog, que supostamente expressa a posição de uma das principais correntes do Alto Santo, surgiram notícias de que se preparava uma articulação de algumas entidades que, já a priori , duvidavam do êxito do seminário e propunham uma mudança nos critérios de escolha dos representantes.

Apesar deste clima,sentido nas entrelinhas, o Seminário iniciou-se, com o auditório da Secretaria de Educação lotado com mais de trezentas pessoas, a maioria esperançosa que aquele encontro histórico lograsse seus objetivos.Nos bastidores porém o clima era excitado: grupos se reunindo, celulares em atividade intensa, papéis circulando, boatos, etc

O secretário executivo do SENAD, general Uchoa iniciou os trabalhos pedindo apoio para aquela histórica iniciativa do Governo, que era de interesse de todos. Depois, o eminente jurista Dr.Domingos Bernardo Giallusi da Silva Sá proferiu uma emocionada palestra, se reportando ao seu envolvimento desde 20 anos atrás com o tema da proibição da ayahuasca, ressaltando a questão ética e apelando para a união de todos em torno das concordâncias e dos pontos em comum que uniam todos aqueles centros ali representados.Falou do encontro do eu com o outro, determinante para se fazer esta passagem do ego para o ethos. Apelou de todas as formas para que não desperdiçássemos aquela chance acalentada durante tantos anos pelas igrejas e grupos religiosos usuários do sacramento.

Pela tarde, durante a plenária , foi apresentada a metodologia da escolha dos representantes, que previa reuniões em separado das principais tendências para escolha dos seus delegados.

Confirmando os boatos que circulavam, um dos representantes do Alto Santo fez uma questão de ordem no sentido de que o plenário pudesse rever o critério definido pela resolução do CONAD, para a escolha dos representantes.

Foi-lhe explicado que isto não seria possível, na medida que era a assembléia do CONAD e não a do seminário, que teria este poder. Logo em seguida, os representantes Alto Santo e das Barquinhas quiseram ler seus manifestos, o que causou um grande tumulto no plenário, culminando com a retirada dos representantes destas duas delegações.

Depois de serenados os ânimos e mantida a ordem da reunião, os grupos se reuniram nas salas como era previsto para indicar seus representantes.

Na nossa sala, havia aproximadamente 30 pessoas, representantes da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo- CEFLURIS- do Céu do Mapiá, CEFLUSME (Céu do Mar), Pronto Socorro Raimundo Irineu Serra (Nonato),CEFLUWCS( Colônia Cinco Mil), Flor de Jagube/MG, Sorocaba(SP) e representantes de outros núcleos.

Para conferir maior legitimidade ao processo de escolha optamos por conferir direito de voz e voto a todas as pessoas presentes, que escolheram Alex Polari de Alverga e Paulo Roberto Silva e Souza, respectivamente, como membros titular e suplente junto ao GMT/ CONAD.

No outro dia pela manhã, quando ficou claro que as igrejas da Barquinha não mudariam de posição, foi proposta uma outra votação para a vaga, que terminou sendo preenchida por um outro membro do Alto Santo, que dessa forma voltou atrás em sua posição.Lá pelas 12h da quinta-feira, com a presença do governador do Acre, sr Jorge Viana, os trabalhos do seminário foram encerrados, com a apresentação dos membros eleitos para o GMT, a saber:

* Edson Lódi pela UDV;
* Jair Facundes pelo Alto Santo;
* Alex Polari de Alverga pelo Padrinho Sebastião;
* Wilson Gonzaga pelos independentes;
* Luis Orlando pereira pelos independentes;
* Cosmo Lima de Souza pelo Alto Santo , na vaga da Barquinha.

 


Os comentários da posse

Quero expressar meus agradecimentos ao grupo que coordenou o seminário, ao secretário nacional anti-drogas, general Paulo Roberto Og Uchoa, a dra Paulina e demais membros da Câmara de assessoramento técnico científico do CONAD pela lisura e determinação na condução dos trabalhos, fundamental para que os mesmos se concluíssem com êxito.

Meus agradecimentos também aos componentes dos nossos núcleos filiados e também das igrejas co-irmãs que estiveram presentes abrilhantando a nossa representação e honrando o legado do nosso patrono comum, Padrinho Sebastião Mota de Melo.

Quero citar aqui especialmente a presença dos companheiros da nossa diretoria, Luis Fernando Nobre e Jaime Sass, nosso irmão Paulo Roberto, presidente do CEFLUSME, seu Chiquinho e Robson, Flaviano, Marcos Moisés,Luciano de Sorocaba e tantos outros.

Quanto aos acontecimentos do Plenário não tenho muito a comentar.O resultado final foi muito positivo.As falhas e dificuldades, naturais. Entendo e concordo que cada igreja deve seguir o seu caminho de acordo com o acha certo.De preferência mantendo o respeito e a convivência fraterna, que é o melhor caminho para se construir o respeito.

Acho que devemos olhar para o futuro e seguir aquilo que foi tão bem anunciado pelo eminente jurista Domingos Bernardo, quando disse em sua conferência que devemos olhar primeiro para o que nos une e depois para o que nos distingue.E ainda: O que nos distingue não é necessariamente aquilo que nos separa.

Este parece ser o princípio ético que deve alicerçar o diálogo e a integração ecumênica, sem o qual ele descamba para o monólogo hegemônico de quem se acha mais puro ou mais original do que o outro.

Mesmo a questão da regionalização ou da internacionalização da ayahuasca, que parece ser um dos tópicos centrais da agenda dos grupos que resolveram não se representar junto ao GMT, parece estar polarizada de uma forma artificial.Pois estamos lutando para garantir a liberdade da nossa religião.E são seus próprios méritos e benefícios que a levam a ser adotadas em outros paises,que nos obriga a estender este mesmo direito aonde as irmandades locais se organizem e lutem por ele.

Ao assumir esta responsabilidade de representante no GTM, penso estar fazendo isto em nome da nossa Igreja e de todos os componentes do nosso bloco.

Para isto contamos com o apoio de todos.Nossa meta é regulamentar o nosso sacramento. O que exigirá uma melhor adequação jurídico institucional de nossos centros, a fim de melhor cumprir estes objetivos.Postura que também implica no cumprimento de nossas determinações administrativas, a fim de que possamos, pelo nosso respeito `as leis vigentes e aos compromissos éticos assumidos anteriormente, manter esta importante interlocução com o Governo e os demais centros.

Considero também de muita importância a abertura de novos espaços para o trabalho do GMT, incluindo a realização de fóruns mais amplos, encontros, etc, onde possamos reunir também os suplentes e as assessorias técnicas das nossas representações, quando os assuntos da vasta pauta que temos pela frente assim nos exigirem.

Com votos de Harmonia, Amor, verdade e justiça

 

Rio Branco, 9 de março de 2005

Alex Polari de Alverga
Diretor executivo da Igreja
Membro do GMT



footer.gif (1284 bytes)