Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_contents.gif (508 bytes)
nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Seriam os Deuses Alcalóides?
Alex Polari de Alverga

VI. Conclusões

A tese que desenvolvemos no decorrer dessa nossa exposição é que a nossa consciência humana talvez deva muito mais ao contato dos nossos ancestrais com as plantas enteógenas do que podemos supor. Dessa simbiose com a Inteligência Cósmica da Mente Vegetal o homem firmou seu ego e arriscou ir ainda mais longe em busca de si mesmo. Do resultado dessa procura, ele chegou em Deus e na Consciência Cósmica, criou a religião.

Falamos também um pouco sobre os estados místicos e nos detivemos na miração, essa pequena jóia incrustada na consciência xamânica.

Agora só nos resta concluir dizendo que acreditamos cada vez mais no valor das experiências místicas obtidas por meio dos sacramentos enteógenos. Motivo pelo qual, fenômenos com a Igreja Nativa do Peiote nos Estados Unidos, a religião Bwiti na África Central e culto do Ayahuasca e do Santo Daime no Brasil devem ser objeto do maior respeito. Nessas autênticas religiões enteógenas o fiel comprova pela própria experiência o fundamento da sua fé, unindo seu crescimento interior com a sua responsabilidade social.

Também queremos destacar a importância da continuidade deste rico diálogo em torno da consciência, unindo pesquisadores, homens da ciência, psicoterapeutas e diversas correntes místicas. Essa união veio a preencher um vácuo depois que as últimas gerações viram naufragar as esperanças depositadas nas soluções marxista e freudiana, incapazes de solucionar totalmente o enigma da consciência humana. Isso porque, o marxismo confiou demasiadamente na suposição de que a consciência seria uma mera introjeção das relações sociais, bastando promover uma ordem social mais justa para gerar um estado de consciência mais elevado. Já a psicanálise freudiana falhou porque superestimou o papel que a liberação da sexualidade poderia trazer para a humanidade, e que terminou se limitando a cura de uns tantos casos de histeria e neurose no contexto da sociedade ocidental.

Destronados a libido e a luta de classes do papel de força motriz da história, só restaria os chips de computadores demonstrarem sua ineficácia em promover a felicidade humana para que a consciência assuma essa papel que sempre foi e será seu. Pois ela continua sendo, ainda hoje, o palco de eventos que repercutem em todo o Universo.

Por tudo isso, é auspicioso constatar que a cada dia aumenta mais o número de pessoas que tem acesso a níveis de consciência mística, muitas delas através das tradições xamânicas e dos cultos enteógenos. O que sugere que a chamada "Reforma Enteógena" possa se tornar uma autêntica "Revolução Enteógena" no decorrer dos próximos anos. Revolução, é bom que se entenda, não no sentido de um extravasar de energias socialmente ameaçadoras, senão como uma autêntica revolução interior e que deverá trazer influências regeneradoras para todo o planeta.

Se a evolução humana continua seguindo o seu curso, como acreditamos, a conquista desses níveis mais elevados de consciência podem prefigurar as novas faculdades que serão incorporadas à consciência humana dos próximos tempos.

A miração e o processo de trabalho interior que ela desencadeia na psique e no espírito humano é uma das ferramentas dessa evolução. Além de ser uma técnica, um caminho para o sagrado, é um atalho para o conhecimento.

É bom lembrar, que os atalhos são necessários quando temos que cobrir uma grande distância e o tempo que dispomos é curto.

Muito Obrigado

Manaus, 18 de maio de 1996


footer.gif (1284 bytes)