Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Viagem pelo Brasil

veja também:

Galeria de fotos

Entre fevereiro e abril, viajei como representante da nossa Igreja, IDA e da AMVCM por diversos estados do Brasil, cumprindo diversos compromissos. Foram palestras, feitios, trabalhos e muitos contatos produtivos com o Governo em busca de apoio para nossos projetos.

A viagem começou em Campina Grande, onde todo ano se realiza o Encontro da Nova Consciência, com a participação de representantes de diversas tradições religiosas.

Durante esta ocasião foi realizado também um grande feitio pela Regional Nordeste com a participação da irmandade do Ceará (Cascavel , Fortaleza e Canoa Quebrada), Rio Grande do Norte ( Natal e Pipa), Paraíba (Campina Grande, Lucena e João Pessoa), Pernambuco ( Recife) e Alagoas (Maceió e Japaratinga). O Feitio produziu 550 litros do Santo Daime que abrilhantou nossos trabalhos por todos estes lugares que passamos.

Foi uma grande satisfação ver a Regional NE se firmando cada vez mais. Pois além da hospitalidade, o Nordeste também é conhecido pela intensa religiosidade do seu povo. Aproximadamente cem pessoas estiveram presentes durante os cinco dias de duração de feitio, inclusive uma delegação de irmãos de Manaus. Parte do jagube (caupuri) veio do de Cascavel, Ceará assim como a metade das folhas. O restante do material foi colhido em Campina Grande. Na ocasião deste grande encontro também foi feita uma reunião do Conselho Regional das Igrejas do Nordeste que aprovou numa resolução no sentido do fortalecimento institucional da Regional e da abertura de uma campanha de combate `a inadimplência dos centros filiados.

Durante nossa estadia em Pernanbuco tive a oportunidade de participar como convidado da 2ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar em Olinda. Ocasião em que pudemos divulgar nosso projeto de produção de alimentos que pouco a pouco vem sendo recebido como um modelo para a Amazônia na medida, se baseia na implantação de sistemas agro-florestais e do aproveitamento da fertilidade das praias do Purus, o que muito contribui para manter a nossa amada floresta de pé.

Depois de uma passagem por São Paulo e uma visita as principais igrejas de lá ( Céu de Maria e Lua Cheia), uma parada nas montanhas de Mauá para a Semana Santa, ocasião para todos consagrarem o daime do cipó caupuri das terras nordestinas no friozinho da montanha da serra da Mantiqueira. Lá na Comunidade Céu da Montanha, onde está sediado o CEFLURG, que tem a nossa querida Madrinha Rita como padroeira, estamos num processo de renovação do projeto comunitário e começando os preparativos para a grande festa dos 20/21 anos de Aniversário da Igreja no feriado do 7 de setembro de 2004.

No Rio de Janeiro, `a convite da Universidade Federal daquele estado, participei, com outros escritores, de uma mesa redonda sobre a literatura de resistência dos anos 70. O evento, que marcou a passagem dos 40 anos da ditadura militar no Brasil, foi notícia nos jornais. Foi muito gratificante o contato com os estudantes desta nova geração e com os antigos companheiros da militância política que hoje estão nos altos escalões do Governo.
Renovando estas velhas amizades e com muitas promessas de apoio, lá fui eu para Brasília, nesta missão de embaixador, cheio de projetos, esperanças e reinvidicações da comunidade para bater na porta dos ministérios, secretarias, etc.

Graças a Deus que, durante minha estadia de quase duas semanas no Planalto, conseguimos resultados bastante positivos. Destaco os mais importantes:

  • No Ministério do Meio Ambiente obtivemos a realização de uma oficina chamada Inventário da Paisagem para o treinamento de nossos jovens e a possibilidade de fortalecer o trabalho de nossa Cooperativa;
  • No Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), encaminhamos nosso projeto de segurança alimentar, prevendo a criação de 20 ha de roçados pelo método de agro-florestas e 20 ha de plantios de praia. que irá beneficiar mais de 20 familias da nossa comunidade;
  • Ainda no MDS, conseguimos a inclusão das famílias da Vila do Mapiá no Programa de benefícios Sociais do Governo que inclui a Bolsa Família, Bolsa Escola, Auxílio Gás, etc.Isto deverea se tornar realidade assim que a Prefeitura enviar nossos cadastros para a caixa econômica de Manaus;
  • A Secretaria de Direitos Humanos conseguimos fechar o projeto do Balcão de Direitos. Ele permitirá que uma equipe do governo do Acre, com o apoio das Prefeituras de Boca do Acre e de Pauini visite a nossa comunidade, a boca do igarapé e algumas comunidades do Purus para emitir: certidões de nascimento, casamento, carteira de identidade, título de eleitor, CPF, alistamento militar, carteira de trabalho, sindicalização, encaminhamento de aposentadorias, além de assistência jurídica, direitos do consumidor, pequenas causas de família, direitos do menor e adolescente, violência contra a mulher, etc.
  • O ponto máximo destas visitas ao Governo foi a audiência com o ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, principal auxiliar do presidente Lula, quando este afirmou o apoio do Governo para nosso projeto agropraia/floresta, inclusive junto `a FAO, que é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que cuida da fome e da produção de alimentos no mundo.
  • Nesta mesma ocasião, o ministro também recebeu em mãos o dossiê que preparamos em Brasília a respeito dos obstáculos que a nossa Igreja vem sofrendo para enviar o sacramento para suas filiais autorizadas no exterior. Ele prometeu encaminhar o dossiê para a Secretaria de Segurança Institucional e cobrar uma resposta ao mesmo questionamento que também fizemos no Ministério da Justiça.

Portanto nossa Igreja, o IDA/CEFLURIS e a AMVCM estão de parabéns, pois é o trabalho de todos nós que está trazendo este apoio para a nossa comunidade e a nossa Igreja.

Nossa história está sendo contada no coração do governo e cada vez mais ela está se tornando conhecida e despertando admiradores e simpatizantes.
Se ainda existem problemas a serem superados na nossa comunidade, devemos nos unir para enfrentá-los , para continuar merecendo o respeito , o reconhecimento e todo este apoio que estará sendo dado pelas autoridades do Brasil e do mundo.

Desejo agradecer também aos irmãos das diferentes igrejas por onde passamos, especialmente os da minha boa e hospitaleira terra nordestina, do Céu da Lua Cheia em São Paulo e do Céu do Planalto em Brasília que deram sua valiosa contribuição e suporte para que nossa viagem tivesse êxito.


footer.gif (1284 bytes)