Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)





Diálogo de tradições espirituais em Florianópolis

Céu do Patriarca recebe a visita de Gogo Nomzimane, liderança espiritual Zulu da África do Sul.

veja também:

Gogo Nomzimane chega ao Brasil

O CEFLURIS e sua regionalização

Radio Jagube uma Nova Idéia na Floresta

Enio Staub

Florianópolis - De 25 a 28 de fevereiro a Comunidade do Céu do Patriarca recebe Gogo Nomzimane, liderança espiritual Zulu que vive em sua tribo na África do Sul que pela primeira vez vem para o Brasil apresentar e compartilhar os seus conhecimentos espirituais. Professora e líder da tradição amazioni que integra os ensinamos africanos tradicionais com os ensinamentos cristãos, batiza nas águas e através da imersão total, cura e purifica.

Gogo Nomzimane (Msho Gladys Dlamini) é uma "sangoma" Zulu, uma curadora espiritual tradicional e praticante da medicina tradicional. Seus ancestrais têm sido sangomas por muitas gerações e seu pai foi um "inyanga" ou herbalista tradicional. Ela cresceu colhendo, preparando e administrando remédios para os muitos pacientes de seu pai. Ser um sangoma é ter aberto seu coração para Deus e a humanidade, deixando brilhar o divino dentro de você como uma luz para o mundo.

Foi iniciada como uma sangoma "Thokoza", e tem praticado esta tradição com os espíritos da água, mandawu. Utilizam principalmente as preces, canalização de energia e trabalho nos corpos dos pacientes. Também são realizadas cerimônias de purificação pelas águas de rios ou do oceano.

Outra técnica de cura Thokosa inclui “jogar ossos”, um sistema de adivinhação, usado principalmente como ferramenta de diagnóstico antes da prescrição de um tratamento, refletindo a consciência do paciente e o estado de suas relações com seus ancestrais e guias espirituais. Usam grande variedade de ervas e tratamentos para restaurar o equilíbrio físico, emocional, espiritual e social.

São utilizados nos rituais, canções tradicionais, tambores e dança como uma parte integral do trabalho de cura. Cada paciente tem suas demandas próprias. Como o mundo tem se transformado e muitos aprendizes vindos de outras tradições foram iniciados como thokosas por Gogo Nuzimane, muitas destas técnicas e caminhos tem sido costurados juntos, criando uma nova forma cujas raízes são na malha tradicional africana.

Os interessados devem se comunicar com antecedência com a secretaria do evento pelo telefone 48 32695514 ou pelo endereço eletrônico acepsj@hotmail.com . Para hospedagem na comunidade deve ser feita reserva antecipada.


footer.gif (1284 bytes)