Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site


logo_rosajagubefolha_p.gif (3735 bytes)
menu_geral.gif (2702 bytes)


Mensagem do Editor
Alex Polari

A cada ano que passa, percebemos uma aceleração no tempo.O tempo parece ser menor para dar conta de todas as nossas múltiplas atividades.Ou será que são nossas atividades e demandas que crescem cada vez mais?
Nisso tudo cabe uma reflexão intensa e dolorida. Constatamos que o clima e os recursos do nosso planeta estão sofrendo abalos cada vez mais sérios e comprometedores, pondo em risco inclusive a sobrevivência da nossa espécie.E mais grave ainda:também estamos perdendo a capacidade de reagir e reverter este processo.
Era mais ou menos isto que o Padrinho Sebastião, o fundador da nossa comunidade, queria dizer, quando contava que nos seus tempos de rapaz havia muito mais fartura: a terra era mais generosa, a cana dava de se estragar, a caça era farta, os peixes pulavam dentro da canoa e quem morava nos ermos destas florestas não se preocupava muito como sustentar a família.Podia se preocupar com a ruindade do patrão ou do marreteiro mas que, com um pouco de sal, querosene e munição os caboclos da Amazônia iam vivendo.
Nos últimos dias de sua vida, Sebastião Mota, ecologista caboclo, constatava a diminuição da fartura e alertava contra o desperdício.Mesmo assim dizia que muito sem Deus era pouco e que pouco com Deus era muito.Falava também que o Mestre Irineu dissera que devíamos aproveitar estes ainda bons tempos por pouco tempo, pois poderíamos chegar a um ponto ruim até de batata e de macaxeira.
Nesta medida é que vamos seguindo, conscientes de que é preciso cada vez mais aprofundar a nossa opção espiritual, que foi o que nos trouxe até aqui na floresta amazônica em busca de uma vida mais simples e mais feliz. O que não deixa de ser ainda muito difícil, na medida que não estamos isolados do mundo e precisamos também participar dele de uma forma efetiva.
Talvez por isto, muito do nosso esforço tenha se concentrado neste ano de 2006 que está se findando em batalhar uma melhora social para a nossa comunidade. Fruto de um esforço de muitos irmãos e companheiros estamos iniciando o ano de 2007 com alguns importantes projetos em andamento.
No momento temos em andamento:um projeto de implantação do Conselho Consultivo da nossa FLONA (FNMA) ; um grande projeto, também do FNMA para a ampliação e capacitação da COOPERAR (nossa cooperativa); uma agenda 21 aprovada pelo MMA para a micro-bacia do Mapiá; um seminário para a aprovação do nosso Plano de Manejo e que conta com a importante contribuição de diversos profissionais, técnicos e estudantes das áreas florestal e ambiental da Universidade de Viçosa. Finalmente estamos começando também a execução de nove projetos na área de Segurança Alimentar na Vila, igarapé Mapiá e praias do Purus.Estes projetos, aprovados pela Fundação Banco do Brasil –FBB e pelo Ministério do Desenvolvimento Social- MDS visa criar pólos de produção e de pesquisa de alimentos e contribuir para a sustentabilidade alimentar de nossa comunidade.


Alex polari, coordenador do projeto em reunião com agricultores da Praia do São Pedro, rio Purus para discutir as atividades do Projeto de Segurança Alimentar que envolve o IDA/CEFLURIS, a COOPERAR e a AMVCM

Não poderia omitir também, o empenho, envolvendo as nossas principais instituições locais, para garantir os benefícios sociais dos programas governamentais para a nossa sofrida população mapiense. Dentro disso, destaca-se o apoio que a Regional São Paulo vem dando para acessarmos o Programa Bolsa Família.
Todas estas notícias podem ser melhor aprofundadas no nosso site www.idacefluris.org .
O ano de 2006 também foi muito importante para a consolidação do nosso direito de liberdade religiosa. Culminando com um processo que já durava mais de vinte anos, foi realizado em março deste ano, na cidade de Rio Branco, berço da nossa cultura ayahuasqueira e daimista o Seminário que escolheu os representantes para o Grupo Multi- Disciplinar de Trabalho do CONAD.


Reunião do GMT/CONAD, presidido pelo Gal Uchoa, secretário executivo do SENAD

Neste seminário, foram escolhidos representantes das diversas linhas e tradições religiosas da Ayahuasca /Santo Daime para fazerem parte de um Grupo Multidisciplinar de Trabalho- GMT, encarregado de regularizar os princípios deontológicos e éticos para o uso religioso do nosso sacramento.
Em maio, as diversas igrejas e núcleos da América do Norte se reuniram para unificaram seus esforços no sentido de buscarem a legalização de suas atividades naquele pais, abrigadas pela recente decisão da Suprema Corte no caso da UDV.
Em junho, tivemos uma pausa para o Festival na nossa sede no Mapiá, com diversas comitivas retornando de suas viagens ao exterior e pelo país, incluindo a tradicional viagem do Padrinho Alfredo pelas comunidades do Juruá.
Em final de Agosto, as caravanas institucionais partiram mais uma vez. Voltamos a nos encontrar na Europa para o quinto grande encontro das igrejas que se realiza por lá de dois em dois anos.Desta vez sob os auspícios da nossa irmandade holandesa, que organizou o evento com muita competência e carinho.


Trabalho do Aniversário do Padrinho Sebastião, Hinário do mestre Irineu, Holanda, com a presença de vinte e seis igrejas e núcleos da Europa.Estiveram presentes neste trabalho aproximadamente trezentas pessoas

Após a festa de aniversário do 7 de setembro e do feitio em Mauá, foi a vez de dar um giro pela irmandade canadense. Em Otawa, capital do Canadá, tivemos um encontro com autoridades do Governo Federal Canadense, praticamente garantindo o direito da importação e do uso legal do sacramento pelas igrejas de lá.
De volta para o Brasil, uma rápida passada em casa, nova viagem `a Brasília, desta vez para a conclusão dos trabalhos do GMT com a redação e a aprovação do documento que propõe os princípios e regras para o uso religioso da Ayahuasca e Daime no Brasil.
O relatório e o parecer final do grupo ( que vai transcrito na íntegra) foi apresentado ao Ministro de Segurança Institucional Gal Armando Félix no dia 23 de novembro e aprovado no Plenário do CONAD no dia 6 de dezembro.Foi um trabalho intenso, `as vezes difícil, mas que culminou com resultado bastante positivo. Alcançamos um patamar irreversível no que diz respeito a regulamentação do nosso sacramento no Brasil.


Membros do GMT/CONAD.Da esquerda para direita: (1) Luis Pereira , representante das linhas independentes; (2) Jair Facundes, Alto Santo; (3) Dartiú Xavier, presidente do GMT e representante da CATC (Câmara de Assesoramento Técnico- Científico; (4) Wilson Gonzaga, independentes; (5) Gal Uchoa, diretor do SENAD; (6) Paulina, secretária do SENAD; (7) Edson Lodi representante da UDV; (8) Alex Polari, representante do CEFLURIS e linha do padrinho Sebastião; (9) Roberta , representante do CATC; (10) Cosmo Lima, representante do Alto Santo; (11) Edward Macrae, CATC;
Domingos Bernardo, assessor jurídico do CONAD; (12) Isac Karniol, CATC

Abrimos os caminhos para que ele possa se expandir de forma responsável também em outros paises.Avançamos também na relação fraterna e no diálogo respeitoso entre as próprias entidades religiosas no curso destes seis meses de intenso trabalho.
Posso dizer que aprendi muito durante este tempo todo e que valeu o sacrifício.O documento final pode ainda não representar aquilo que idealmente gostaríamos de ver avançar ainda mais.Mas ele reflete o ponto possível de afirmação dos nossos direitos, compreendendo que estamos fazendo um acordo com o Estado e o Governo Brasileiro.Por isto mesmo, o relatório foi aprovado por unanimidade pelo Plenário do CONAD e deverá brevemente se tornar uma resolução normativa.
A batalha não termina aí. Daqui para frente temos ainda muitos desafios. O primeiro dos quais é sem dúvida a continuação e aperfeiçoamento da nossa própria evolução institucional para firmar nossa expansão dentro da legalidade e dos compromissos assumidos.
Teremos um prazo de 6 meses a 1 ano para que isto aconteça.A partir daí, o GMT propôs a realização de um novo seminário para formar um Fórum de Entidades que se encarregaria de fiscalizar o acordo obtido.
Portanto, estamos finalizando um processo complexo e delicado e que se constitui mesmo em um marco histórico para todos as entidades religiosas ayahuasqueiras e daimistas.
O fato de sentarmos hoje a mesa de negociações com o Estado Brasileiro, com o Estado Canadense, Americano, Espanhol, Holandês, etc, discutindo de igual para igual a liberdade de nosso sacramento no mundo não é pouca coisa e não aconteceu por acaso.
Isto se deve principalmente devido ao respeito granjeado e a idoneidade da nossa instituição religiosa, fundada por Sebastião Mota de Melo e apoiada hoje na liderança espiritual e na administração de Alfredo Gregório, que é também secretário geral do nosso Instituto Ambiental.
Portanto, conforme pudemos constatar, foi um ano repleto de boas e importantes realizações.E que nos faz esperar uma continuação igualmente repleta de êxito neste novo ano que se inicia.
A única nota distoante de tristeza neste 2006 que se encerra agora foi o trágico acidente que tirou precocemente a vida do nosso bom e querido irmão Paulo Alexandre, o Paulinho, marido da Marlene (filha mais nova do Padrinho Sebastião) , pai do Xandinho e uma das mais jovens e promissoras lideranças da nossa comunidade. Ele deixou muitas saudades em todos nós. E vê um perda que ainda não sarou completamente.
No mais, esperamos que todos tenham um bom festival, um Feliz Natal e um próspero ano novo em 2007.
Se deus quiser já em fevereiro, durante o Carnaval, estaremos promovendo um encontro de lideranças aqui na nossa Vila Céu do Mapiá para organizarmos melhor nossa igreja e nossas comunidades para os desafios que certamente virão pela frente.
Esperamos grandes novidades para este ano na parte de comunicação, com a ampliação do Tele- Centro Nova Idéia e da nossa conexão via satélite de dentro da Floresta.
Muita paz, saúde e harmonia para todos.

Alex Polari
Secretário de Comunicação
Editor-Chefe do WebSite


footer.gif (1284 bytes)