Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site

nn_destaque_b.gif (219 bytes)

Comitiva Céu do Mapiá
Nordeste Brasileiro / 2001

Diário de Viagem de Alex Polari

Desde o Encontro para a Nova Consciência em Campina Grande, até os trabalhos e visitas pelos centros nordestinos, Alex nos conta um pouco sobre a mais nova Regional do Cefluris.

veja também:

Palestra do Padrinho Alfredo Gregório dirigida aos Centros Filiados do CEFLURIS, do nordeste e do mundo

10 anos, na cidade de Campina grande, durante o Carnaval, reuniram-se, pela primeira vez, representantes de diversas tradições religiosas e espiritualistas, pensadores, filosofos, artistas , poetas, terapeutas e pesquisadores,a fim de celebrarem o 1º Encontro para a Nova Consciência, evento ecumênico, que a cada ano aumenta o seu prestígio.

Em 1993 ,participei no então 2º Encontro para a Nova Consciência , fazendo muitas amizades que duram até hoje. Foi a partir desse dia auspicioso, que o Santo Daime fez sua chegada no nordeste do Brasil. Na localidade de Queimadas, realizamos, em fevereiro de 93, o primeiro trabalho que deu origem ao núcleo daimista de Campina Grande,que se transformou já no ano seguinte , na Igreja do Cefluapa, da qual tenho a honra de ser o patrono.

Voltei muitas vezes a essa hospitaleira terra da Paraíba onde nasci e guardo muitas boas lembranças para novos encontros,trabalhos, comitivas.Desde os dois últimos anos , com o surgimento de novos núcleos nas principais capitais do Nordeste,iniciamos a formação da nossa Regional e realizamos dois feitios, parte com jagube nordestino.

A comitiva

Este ano, abrilhantamos o 10º Encontro para a Nova Consciência ainda mais, com a presenca de nossa comitiva, liderada pelo PadrinhoAlfredo, secretário do nosso Instituto e chefe da nossa Igreja. Estiveram presentes também a madrinha Cristina , o Padrinho Nel, Rutilene, Roberval, Maria Alice, Paula, Julinha, etc.

Isso sem falar nos diversos membros de outras igrejas do Brasil e do exterior que nos acompanharam.Nossa equipe teve um grande destaque no Encontro, que todos consideram um verdadeiro Almaval em pleno Carnaval.

No domingo , eu e o Padrinho Alfredo realizamos uma concorrida palestra sobre Espiritualidade na Amazônia e as experiências comunitárias do Mapiá e do Juruá. Também respondemos perguntas diante de um grande auditório. De tarde participamos de uma bela festa ecumênica onde não faltaram alguns hinos nossos.Na segunda feira fizemos uma apresentação sobre o Santo Daime no auditório do Museu,o que já se constitui numa tradição. Pela noite, realizamos um belíssimo trabalho espiritual com 150 pessoas, muitas delas convidados e palestrantes do Encontro.

Alfredo e Alex

Na terça feira ainda participei de uma mesa sobre Ética e religião, com a presença de diversas tradições.`A noite , subimos ao palco com nossos irmãos de outras religiões, para o encerramento do Encontro, quando juntamos nossos hinos `as demais preces,em várias línguas, orando juntos pela paz no mundo.

Terminado o Encontro em Campina Grande, continuamos nossa viagem de visitas e fortalecimento aos novos núcleos daimistas do Nordeste. O 1º deles foi em João Pessoa, onde realizamos dois trabalhos espirituais na localidade de Lucena, Igreja Brilho do Sol, no meio dos cajueiros e coqueiros.

Depois foi a vez de Recife, novo grupo de daimistas que vêm se desenvolvendo nos últimos 2 anos.Inauguramos a aprazível sede da Igrejinha Céu de Aldeia, numa área privilegiada de mata atlântica, com a primeira parte do Hinário do Mestre Irineu.

Alfredo e Roberval em Recife

De Recife seguimos para Pipa, uma das mais belas e badaladas praias do Nordeste e do Brasil,ponto de convergência de muitos turistas de todo mundo.No meio a um belo santuário ecológico, no dia de Lua Cheia ,fechamos o hinário do mestre Irineu, que tinha sido aberto em Pernambuco.Bailamos na areia, avistando a enseada dos golfinhos ,refletida pela lua, debaixo de um toldo improvisado de lona que o vento sudeste soprava e que parecia uma vela enfunada da nossa barquinha navegando no astral.

Comitiva em visita

Em seguida , paramos em Natal, onde volta a se reagrupar um núcleo de daimistas.De lá fomos para Canoa Quebrada, outra famosa praia também considerada esquina do mundo, no município de Aracati .De lá também guardava belas recordações, desde a última oportunidade que por ali estive,no início dos anos 80.Conhecemos uma irmandade que há 3 anos batalha para seguir a doutrina. Fizemos a concentração do dia 15, o que abriu um caminho para um maior contacto entre nós.Fizemos um feitio com o cipó caupuri nascido nas terras cearenses, que trouxe muita luz e bons ensinamentos para todos aqueles que tiveram a sua miração embalada pela tépida brisa que soprava através da bela igrejinha toda feita de carnaúba.

Alfredo, Mad. Cristina e Pad. Nel

Não poderíamos fechar nosso diário de bordo sem fazer uma menção a um outro aspecto da nossa viagem : o encontro do nosso querido padrinho Nel, irmão mais novo da madrinha Rita, com a sua terra e seus parentes, após 57 anos de sua partida do vale do Açu, sertão do RGN, para a Amazônia, acompanhando o seu pai, seu Idalino, soldado da borracha.

Desviamos a rota da nossa viagem para fazer esse roteiro sentimental .E valeu a pena. Tivemos uma recepção bastante calorosa, por parte do prefeito de Carnaubais, secretários e uma verdadeira multidão de conterâneos, inclusive alguns parentes que vieram saudar a volta do filho pródigo.

Rute, Mad. Cristina, Roberval e Pad. Nel

O momento culminante foi na sede comunitária da igreja Matriz, quando um coral de Idosos saudou o visitante.Depois, o almoço, com direito a uma boa buchada de bode, o prato típico da região.

Voltamos novamente no nosso ônibus, de vez em quando cantando nossa oração pelas estradas nordestinas, voltando para a campina Grande, onde fechamos nossa intensa programação na linda festa de São José ,inaugurando a nova sede da Igreja do CEFLUAPA.