Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




1º Encontro de Educação Integral: Semente Consciente
Aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, em Visconde de Mauá, na Comunidade Céu da Montanha.

E veja também:

MANDALA
o boletim informativo
do Primeiro Encontro
de Educação Integral

A iniciativa deste encontro partiu da Gilda Coelho Gomes Gonçalves (atual diretora da Escola Cruzeiro do Céu, no Mapiá, Amazonas) que teve a feliz idéia, movida pela necessidade de apoio, de reunir as pessoas (a maior parte dessas, da Doutrina do Santo Daime) que trabalham com educação para refletir e discutir sobre questões importantes e emergentes dessa área.  
 

A iniciativa deste encontro partiu da Gilda Coelho Gomes Gonçalves (atual diretora da Escola Cruzeiro do Céu, no Mapiá, Amazonas) que teve a feliz idéia, movida pela necessidade de apoio, de reunir as pessoas (a maior parte dessas, da Doutrina do Santo Daime) que trabalham com educação para refletir e discutir sobre questões importantes e emergentes dessa área.

A início, quando tudo ainda estava no universo das idéias e os contatos estavam sendo articulados, havia no ar uma pergunta em comum: Qual vai ser a pauta deste encontro? E ninguém sabia ao certo. O interessante é que tudo foi se moldando, se construindo, como uma rede tecida com os fios da confiança necessária para se assumir uma atitude e uma postura de participação, de cooperação e de soma.

Aquilo que era apenas um desejo virou realidade. Com sugestões idéias e parcerias, com o dom de cada um e o esforço de todos que acreditaram, o encontro se consumou. Elegemos como símbolo do encontro e também como nome do Boletim Informativo, que estamos produzindo a MANDALA, que representa um conjunto de partes que forma um todo.

Foi com este sentimento que subimos a montanha para este encontro (ou reencontro?) com pessoas vindas de diversas partes do Brasil, que têm em comum a responsabilidade e o desafio de educar, visando a formação do ser em sua integridade, formando hábitos e atitudes referenciados nos valores humanos (a ação correta, a verdade, o amor, a paz e a não violência), unindo educação e espiritualidade.

Nossa intenção, é registrar este primeiro evento e também divulgar as experiências e trocas que vivenciamos neste encontro. Além de tudo, é claro, estar interligados, em rede, mantendo a continuidade desse primeiro passo dado em grupo , fazendo girar mais uma peça fundamental da engrenagem social: a educação.

Vera Lúcia Gall
vera.gall@uol.com.br

Uma troca de saberes

O Primeiro Encontro de Educação Integral contou com uma pauta bem diversificada e rica: Vivências de grupo, harmonizações, capoeira, apresentação individual dos participantes e dos seus trabalhos, atividades artísticas (pintura em aquarela, teatro, danças e cantos ), construção da Mandala, palestras sobre os Valores Humanos e a Antroposofia, leituras de textos pedagógicos, apresentação de projetos de pesquisa, debates sobre a educação do século XXI.

Tudo isso só foi possível devido à valiosa contribuição de cada professor, que de acordo com a sua área de experiência, pôde coordenar as atividades desenvolvidas, fazendo desse encontro uma grande troca de saberes. Confira as fotos!!!

Todas as atividades realizadas no Encontro de Educação aconteceram no Galpão José Alberto Rosa, na Comunidade Céu da Montanha, que é um espaço super agradável e adequado para este tipo de evento.

A cozinha geral funcionou muito bem, com refeições saudáveis e fartas e toda a estrutura da comunidade permitiu que tudo desse certo. A tacha de inscrição era R$60,00 por pessoa, incluindo hospedagem, na casa de moradores ou na pousada e alimentação. O pessoal que ajudou a organizar o encontro está de parabéns pelo seu incansável trabalho.

ATÉ O PRÓXIMO!
E FIQUE LIGADO NESTA REDE!!!

Estaremos publicando data, local e pauta do 2º Encontro de Educação.

Quem forma esta Rede?

Na verdade, esta rede de educação está começando a se alinhavar e nesse encontro ela ficou palpável, visível e possível. Este espaço foi dedicado a apresentação das escolas e seus respectivos representantes que participaram do encontro, expondo as suas dificuldades, as suas necessidades, os seus questionamentos, trazendo relatos de práticas educacionais que deram certo, priorizando encaminhamentos viáveis para o contexto e a realidade de cada comunidade escolar.

Pode-se dizer que a formação desta rede foi uma bela vivência marcada pela aprendizagem, pela troca de saberes, pela diversidade de experiências e pela esperança de colher os frutos que serão o resultado dessa semente que se plantou na terra fértil da educação.


ESCOLA "A CAMINHO DA LUZ" – Visconde de Mauá/MG
Solange e Ana Carolina Carvalho

ESCOLA "AS MÃOS DE LUZ" – Lumiar/ RJ
Cristina Moraes e Ana Guimarães

ESCOLA ESTADUAL CRUZEIRO DO CÉU – Mapiá/AM
Gilda Coelho G.Gonçalves e Kátia A Garcia

OFICINA ESCOLA ARCANJO GABRIEL– Penedo/Itatiaia
Carmem Holanda e Lana Almendra

ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE MAUÁ – Resende
Regina Fialho - diretora

ESCOLA CORUJINHA – Saquarema/ RJ
Miriam Brás Bruinsma- diretora

ESCOLA SEMENTE DE LUZ – Alto Paraíso / Go
Christiana de Brenner Pilla

ESCOLA ESPECIAL DE CAPOEIRA - Guaratinguetá/ SP
Ponciano Almeida e Cristina Bahia

ESCOLA AUTONOMIA – Florianópolis/SC
Vera Lúcia Gall

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Mara Rosane Coelho Teixeira

ASSOCIAÇÃO DE APOIO À ESCOLA DA NOVA TERRA - MG
Elisabeth Cabral Magalhães e Patrícia Carvalho

PROJETO EDUCARE - RJ
Beth Câmara

CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE SP
Marcos Vicente Trench


footer.gif (1284 bytes)