Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Comitiva da 'Justiça Comunitária' visita o Planalto Central
D. Regina Pereira, Rodrigo Faillace e Airton Oliveira da Silva, empreendem jornada de sucesso representando a Vila Céu do Mapiá na capital federal.

veja também:

Programação do Seminário Justiça e Comunidade



Visita ao Procurador Geral de Justiça do Distrito Federal

O procurador-geral de justiça do DF, Leonardo Bandarra, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 8 de agosto, a visita de líderes comunitários da comunidade Céu do Mapiá, localizada no interior do Amazonas, a cerca de 2 mil km de Manaus. A comunidade pretende implementar um projeto de Justiça Comunitária na região e para isso está buscando a orientação de órgãos como o Ministério Público do DF e Territórios.

Os representantes vieram a Brasília para participar do seminário Justiça e Comunidade, que será realizado na Câmara dos Deputados, no próximo dia 10 de agosto, e aproveitaram a oportunidade para conhecer o Ministério Público.

Durante o encontro, eles falaram da experiência vivida pela comunidade, que devido às longas distâncias e à dificuldade de acesso, enfrenta inúmeras dificuldades, como o analfabetismo, e tem que solucionar os conflitos locais com o intermédio de um conselho ético disciplinar, formado pelas pessoas mais respeitadas da região.

A reunião teve a participação do procurador de Justiça aposentado Renato Sócrates; do assessor de política institucional, promotor de justiça Libânio Alves Rodrigues, que explicou como funciona o Ministério Público, qual a sua função, e falou sobre as promotorias especializadas; da promotora de Justiça Maércia Correia de Melo que abordou a questão da Justiça Restaurativa e da promotora de Justiça Marilda Fontineli, que falou a respeito do trabalho desenvolvido pela Promotoria de Defesa da Comunidade, especialmente da unidade móvel. Os visitantes também assistiram um vídeo institucional sobre Justiça Comunitária e tiraram várias dúvidas com os representantes do MP em relação à implementação do projeto no interior da Amazônia.

Seminário Justiça e Comunidade, na Câmara dos Deputados

No dia 10 de agosto de 2006, no Plenário nº 1 das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados, sob a presidência do deputado Federal Luiz Eduardo Greenhalgh, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, realizou-se o seminário Justiça e Comunidade.

O auditório lotado por juízes, promotores públicos, desembargadores, professores e estudantes universitários, oficiais da polícia militar e delegados da políca federal representado diversos estados da União. Em uma jornada de aproximadamente 10 horas de trabalho, debateu-se o tema acima, sendo que a Vila Céu do Mapiá foi o único estudo de caso apresentado por membros de uma comunidade.

Com a assistência técnica da Secretaria de Projetos e tendo como presidente da mesa Fernando de La Rocque Couto (Céu do Planalto), através de exposições que empolgaram o distinto público presente, a Vila Céu do Mapiá foi muito bem representada por Regina Pereira (D. Regina), Rodrigo Terra Costa Faillace e Airton Oliveira da Silva.

O evento foi filmado e exibido "ao vivo", para todo o país, pela TV Câmara e será objeto de um livro a ser publicado pela Câmara Federal, por sugestão do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Este evento, cuja programação foi previamente divulgada através do Boletim Eletrônico do IDA-CEFLURIS, site IDA-CEFLURIS e do site Santo Daime, faz parte do Projeto Justiça Comunitária, que além do debate na Câmara Federal envolveu a capacitação dos 03 representantes da Vila Céu do Mapiá, durante uma semana de visitas de instrução a diferentes instituições públicas ligadas ao tema .
O detalhamento da capacitação e os desdobramentos desta importante iniciativa da Igreja Céu do Planalto serão divulgados em futuro próximo.


footer.gif (1284 bytes)