Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




O dia a dia de nossa comunidade

O que trouxe tantas pessoas até à floresta, vinda de muitas partes do globo, foi, como já dissemos, uma opção espiritual. O nosso trabalho espiritual se resume em nos reunirmos em determinadas datas para cantar hinos em louvor ao Céu, a Lua , as Estrelas e a toda a Criação Divina. E dedicar o tempo restante a cumprir nossas obrigações e afazeres,que não são poucos.

pademocas.jpg (12142 bytes) Antigamente, nos tempos em que o Padrinho Sebastião era vivo, a comunidade era organizada em termos bastante igualitários. Havia um paiol comum e imperava uma espécie de socialismo cristão primitivo.

Apesar desse tempo ser lembrado com saudade,o crescimento e o progresso dos últimos anos trouxe para nós muita mudanças e demandas sociais para resolver .O sistema original tornou-se mais flexível.Mas o ideal de comunidade continua sendo uma realidade e um poderoso símbolo mobilizador.Para consagrar esse compromisso,todos se reúnem as segunda-feiras para realizar o Mutirão.

Esse dia de trabalho é doado para as tarefas comunitárias. Os carpinteiros vão trabalhar na obra do templo da nossa Sede, uma bela estrela de seis pontas de madeira cercada de floresta. mutirao.jpg (37285 bytes)

E os demais se dividem em turmas de serviço, que sob a responsabilidade de um chefe de turma, se dedicam a toda sorte de tarefas: limpeza dos caminhos e do igarapé, capina dos locais públicos, plantios,etc.

Os bois, principais veículos de tração de que dispomos, carregam peças de madeira para as construções. As mulheres desempenham diversas tarefas, tanto de trabalho braçal mais leve como de coordenação do mutirão. A elas também cabe a tarefa da cozinha geral, pois nesse dia todos comem juntos.

Nos demais dias, todos ficam livres para combinar seus trabalhos. Apesar do dinheiro já desempenhar hoje o papel de principal equivalente de trocas, ainda funciona o sistema de troca de trabalho, pagamento em produção, etc.

Existe uma adiministração interna, organizada na forma de uma associação de moradores, uma diretoria para o centro espiritualista que cuida da parte espiritual. Nos últimos anos, temos sido objeto de uma intensa visitação de membros de nossa associação, amigos e simpatizantes de nosso movimento procedentes de tods as partes do mundo.

Em termos sociais, nossa pretensão é a de sermos um povo trabalhador e ordeiro,bons cidadãos desse país que vivemos e que tem a graça de possuir em seu território esta vasta região amazônica,única em todo o planeta e cuja natureza sagrada,reverenciamos.

Gostaríamos de continuar desenvolvendo esse trabalho ,em prol da preservação da Amazônia e da busca de um modelo auto-sustentável que a viabilize. Pretendemos delinear um plano piloto para que nossa vila se torne, cada vez mais, um modelo de assentamento de médio porte para outras regiões da Amazônia.


footer.gif (1284 bytes)