Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Radio Jagube uma Nova Idéia na Floresta

veja também:

Pela continuidade do Projeto com a Igenieros Sin Fronteras

A História da Comunicação no Céu do Mapiá

Burocracia retém doação

O forte intercambio cultural e o envolvimento comunitário fizeram possível que a Radio Jagube 100.3 FM surgisse no ano de 1998 durante o festival de janeiro e o Encontro das Igrejas.
Recebemos dos irmãos Felix e Esther da Espanha um pequeno transmissor (utilizado para tradução simultânea) e alguns acessórios. No dia 12 de janeiro do mesmo ano fizemos a nossa primeira transmissão experimental. A partir daí com a participação de todos fomos montando o estúdio, sendo que o tripé da radio foi: o nosso querido companheiro Lucio Mortimer que personificou com sua luz “A Voz da Integração Mapiense”.

O Roberto Santágata acompanhando o suporte técnico, a instalação e construção da infra-estrutura, Fátima Santágata que através do programa “Estação Desembarque” sempre buscou noticias e parcerias, estando na direção e coordenação da mesma.
A Radio Jagube foi oficializada no dia 19 de março, dia do Patriarca São Jose, quando o estimado padrinho Alfredo declarou-se o patrono dessa ferramenta comunitária em prol do desenvolvimento, do intercambio cultural, e do respeito ao ecletismo da nossa doutrina. Divulgar sempre o bom, alegre e prospero foi e é a nossa meta.
Cabe destacar a relação com os nossos parceiros, CEMINA-REDEH (www.cemina.org), ISF – Igenieros Sin Fronteras e a OpenLink de Madrid.
O CEMINA através da rede de mulheres no radio sempre apoiou a programação e capacitação através do projeto Cyberela que é a voz feminina no cyberespaco.
Dessa integração surgiu o Telecentro Nova Idéia, ampliando a parceria com o Ministério das Comunicações que dispõe o Comitê Técnico da Inclusão Digital, conseguimos a conexão GESAC (conexão via staelite) para garantir um desenvolvimento sustentável através da Inclusão Digital que busca aproximar o cidadão da floresta às politicas publicas e ao direito à florestania.
Contamos com o apoio da empresa OpenLink Wirless para criarmos uma rede interna que possibilitará a digitalização da Radio Jagube e a inclusão digital da escola Cruzeiro do Céu para que nossas crianças e jovens possam chegar a ter acesso a Internet ultrapassando a capacidade de adquirir e reproduzir conhecimento alcançando também a capacidade de operar, interpretar e transformar, possibilitando a verdadeira inserção na sociedade do conhecimento.

Vista do Telecentro Nova IdeiaA Radio Jagube uma Nova Idéia na floresta busca o fortalecimento da autoconfiança, da confiança no grupo ao qual pertencemos e na comunidade como um todo. Confiança, organização e participação se espressam numa maior consciência dos próprios recursos e dos do grupo. A participação tem diferentes matizes, graus e níveis de expressão. Todos tem sua importância para as demandas das expectativas das pessoas, do grupo e da comunidade em seu ambiente.

Guardiões da Floresta
Céu do Mapiá 10 de julho de 2004
Fátima Santágata
Diretora de Comunicação Social
Roberto Santágata
Coordenador do CEA-solar


footer.gif (1284 bytes)