Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Uma teologia do Santo Daime

Teologia vem do grego e significa "ciência dos deuses .No dizer de Plotino, "todo ser contém dentro de si o mundo inteligível inteiro e ao mesmo tempo o contempla inteiro em qualquer outro ser".

Na psicologia, compreendemos os arquétipos do inconsciente coletivo como lembranças e cicatrizes que provêm do Originário e cuja realização é o objetivo de todas as religiões;a ontologia, ou ciência do ser, nos permite ver com mais clareza a existência humana como suporte dessa misteriosa jornada do espírito que desce à carne e a antropologia tem procurado reconstituir os mitos, os sistemas simbólicos e as organizações sociais que correspondem às diversas cosmologias dos diversos povos e culturas.

Mas é no uso ritual das plantas expansoras de consciências dentro de um contexto apropiado, que experimentamos um plano diferente e não usual de consciência . Nele,descortinamos visões, sentimentos, lembranças, encarnações, insigths, nos sentimos como parte integrante dessa tríade Homem-Natureza-Cosmos.

É uma grande responsabilidade resgatar nos dias de hoje, de tão grave crise planetária, as tradições de nossos ancestrais e essa forma xamânica de compreender a realidade.

O estudo dos fenômenos ligados à alteração da consciência nos permitirá compreender muito mais sobre o êxtase, a criação artística e científica, a mediunidade, a fé, as fronteiras entre o conhecimento espiritual verdadeiro e o delírio psicótico, intuição, imaginação, etc.

Na doutrina cristã xamânica do Santo Daime realiza-se uma síntese entre o Oriente e o Ocidente. O Oriente nos legou a ciência da Yoga, método de meditação para capacitar a mente a dissolver-se no Atman, no Eu Universal, além de valiosos ensinamentos sobre a lei do Carma, reencarnação etc. A doutrina do Cristo trouxe o caminho do perdão, do amor, da caridade e um método de crescer espiritualmente com o sofrimento e o sentimento de finitude da matéria que é inerente`a vida.

yap5.gif (47533 bytes)

Prestamos tributo a todas as grandes tradições espirituais, inclusive aos nossos antepassados pré-colombianos.Com eles aprendemos a consagrar essas plantas que nos ajudam a abrir os portais da nossa percepção espiritual.

Estas são as fontes da nossa teologia. Cremos que, apesar das diferenças de rituais, os ensinamentos doutrinários e o fenômeno da miração são convergentes em todas as igrejas e centros que trabalham com o Daime ou Vegetal de forma sacramental.As diferenças doutrinárias refletem diferentes contextos e demandas espirituais e devem ser entendidas e respeitadas.

O Daime vem a ser a para nós um Acelerador, um Atalho Cármico. Através dele, os daimistas acreditam que qualquer um , que esteja sinceramente disposto a se transformar, poderá chegar, num tempo mais reduzido, ao conhecimento de Si-Mesmo e do Universo.

O resultado desse trabalho espiritual interior não é apenas uma propriedade de um alcalóide que inibe uma enzima de um neuro-transmissor cerebral.Não é um fenômeno que pode ser induzido por experiências de laboratório.O trabalho espiritual envolve sistemática transformação pessoal e provas disso no dia a dia.

O trabalho com o Santo Daime busca a nossa reunificação no Uno, no Todo e usa o corpo e a mente como uma ferramenta de trabalho. Essa perspectiva espiritual não reduz nossa capacidade de ajuste no mundo mas pelo contrário a amplia .

Depois de realizado o Sacramento do Santo Daime, o sentido maior da nossa irmandade é comungar com ele nas festas que chamamos Hinários


footer.gif (1284 bytes)