Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Uma Noite para Toda a Eternidade
Na montanha e na floresta é hora de celebrar a união da Aliança

E veja também:

Tudo começou com
uma visita ao México

Diálogo de tradições em Florianópolis

Bastão símbolo da Aliança
Bastão símbolo da Aliança

espacoNeste ano de 2007 são comemorados os quatro anos da Aliança entre o Fogo Sagrado de Itzachilatlan e a Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal (ICEFLU). Para celebrar esta data foram programados vários eventos neste mês de fevereiro. O primeiro deles aconteceu neste dia 10 em Urubici/SC no sítio de Segualquia, terra consagrada ao Fogo Sagrado no Brasil. Desta igreja estiveram presentes representantes do Brasil, Espanha, Ururguai e Hilário Chiriap, do Equador, também representante da nação Shuar e que manifestou interesse em integrar-se ao movimento da Aliança. Do Santo Daime participaram representantes do Brasil, Espanha, Uruguai e África do Sul.

espacoO líder mundial do Fogo Sagrado, Aurélio Dias Tekpankalli, iniciou falando do propósito da noite. Para ele foi um momento de compartilhar as experiências mútuas vividas neste período e o momento do Fogo Sagrado devolver os instrumentos sagrados que foram entregues por ocasião do acordo firmado em 2003. “Na cerimônia do Mapiá estaremos também recebendo de volta um instrumento para nós rezarmos com ele nestes próximos quatro anos”, contou Aurélio. Foi devolvido para o Santo Daime um bastão, símbolo da Aliança, feito de dois jagubes trançados, que foram decorados com quatro braceletes de cobre, ouro e prata. No anel do topo estão gravados os símbolos das duas linhas – de um lado a estrela do Santo Daime e do outro a Cruz Andina do Fogo Sagrado. “O propósito da cerimônia é o respeito, o entendimento da Aliança, da irmandade, da unidade. Quando dois rios se unem, não há mais como separar suas águas nem distingui-las”, acrescentou o chefe indígena, indicando que a Aliança é um caminho para a eternidade.

espacoO secretário nacional da Igreja do Santo Daime, Enio Staub, também reconhecido como líder do Fogo Sagrado junto com o Padrinho Alfredo, manifestou a satisfação de chegar nos quatro anos com vários representantes fazendo parte “das linhas da dança da vida, na Dança do Sol e nesta colheita sagrada no seio da montanha, na Busca da Visão”. Assim se consagra o movimento de união através da convivência entre os membros de cada caminho que, desta forma, vai se transformando em uma única irmandade.

Lideranças do Fogo Sagrado e Santo Daime
Lideranças do Fogo Sagrado e Santo Daime
em frente à Árvore da Vida

espacoAlém da cerimônia foram firmados vários acordos, frutos da ampliação da confiança entre as lideranças destes dois “rios espirituais das américas”. Neste ano o Fogo Sagrado inicia projeto de apoio ao combate da malária na Vila Céu do Mapiá, numa bela demonstração de solidariedade que deve ajudar muito as populações de nossa comunidade Matriz. Outros frutos são as bênçãos recebidas para, em 2011, iniciar a Busca da Visão e a Dança do Sol na Comunidade Céu do Patriarca, em Florianópolis/SC. Este ano esta comunidade comemora seus 20 anos e a agenda de aniversário esta pronta. Em parceria com o Fogo Sagrado, será realizado em Julho de 2007 um evento mundial com a apresentação de vários desenhos cerimoniais da Espanha, América do Sul e África. Está prevista a presença de Taita Polívio do Equador; Hilário Chiriap, da nação Shuar; Os Charrua do Uruguai, apresentando a cerimônia da Erva Mate; Gogo Nomzimane, representante do povo Zulu da África do Sul; os Kaxinawá da Amazônia; um Maracami, dos Ucholi do México e os Mapuches do sul do Chile. O evento deverá ser dividido entre palestras sobre a cosmogonia de cada etnia presente, trabalhos espirituais com suas medicinas tradicionais e feitio do Santo Daime, num período de 15 dias. Para os representantes do Santo Daime todos os pontos acordados foram além da expectativa. Não se esperava um passo tão ousado, que promete para o ano grande prosperidade nesta linha de união dos povos.

espacoEm 2003 Aurélio apresentou o ritual do Fogo Sagrado de Itzachilatlan para Alfredo Gregório de Melo na Vila Céu do Mapiá, no AM. Agora, entre os dias 15 e 18 de Fevereiro de 2007, acontece outra Cerimônia na Vila para comemorar os quatro anos desta Aliança e reforçá-la, como um rezo de união para toda América – a terra que se chamava Itzachilatlan. Nas palavras do Secretário Nacional da ICEFLU “foi uma grande alegria para todos presentes ver que a visão que se teve de formar esta aliança sagrada é a verdade no coração de muitos, isso nos motiva a dar continuidade a esta grande aliança universal”.

Por Rafael Gué Martini

simbolo1 simbolo2


footer.gif (1284 bytes)