Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




A Concentração

As concentrações são realizadas todos os dias 15 e 30 de  cada mês. O trabalho de concentração faz parte do calendário oficial da Doutrina. É nele que quinzenalmente vamos buscar, através do silêncio, a conexão com o nosso Ser interior e uma maior consciência do nosso Eu superior.

É também nas Concentrações que podemos estar abertos a receber as instruções valiosas para o nosso seguimento espiritual. O trabalho de concentração pode ser abordado em dois estágios:

  • Concentração - disciplina da mente em abolir os pensamentos, associações de idéias e impressões do dia-a-dia, a fim de se focalizar num único ponto. Nela treinamos a atenção e a introspecção, para que a mente ao invés de se tornar um foco de distração, seja um instrumento útil a serviço do trabalho espiritual.

  • Meditação - estágio superior de concentração onde dentro da força da corrente, da energia espiritual das mentes elevadas e da proteção dos nossos guias espirituais se busca experimentar um estado contemplativo, estático, sereno, e sem pensamentos, onde procuramos fundir o observador, o observado e o ato de observar.

Os fardados devem vestir farda azul. Todos devem procurar manter uma postura corporal confortável, evitando-se movimentos desnecessários e ausentar-se do salão apenas para fazer as devidas limpezas.

Para participar de um trabalho de concentração, entre em contato com o centro mais próximo de você. Caso esteja tendo o primeiro contato com a Doutrina do Santo Daime, será necessário fazer contato com o centro com antecedência pois alguns procedimentos introdutórios são imprescindíveis. Bom trabalho a todos.

igrejanoite.jpg (9724 bytes)


footer.gif (1284 bytes)