Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Histórico da Expansão

A expansão da doutrina, através da igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo e do Instituto IDA/CEFLURIS iniciou-se na década de 90.

Até então, pequenos grupos informais visitavam periodicamente nossa sede matriz no Céu do Mapiá. A partir destas visitas regulares `a floresta , levavam pequenas quantidades de sacramento para acompanhar de longe as datas festivas e compartir com seus familiares e amigos mais chegados.

Foram criados assim os primeiros grupos e núcleos familiares que posteriormente se transformaram em igrejas. As irmandades foram crescendo e com sua melhor organização e o fruto desta união começaram o fluxo de visitas das comitivas, lideradas pelo padrinho Alfredo e ocasionalmente por alguém indicado por ele.

Foi desta forma que o nosso trabalho cresceu na Europa e em outros continentes . Até o final da década havia um grande movimento nas duas direções. Grupos de estrangeiros vinham passar os festivais nas nossas comunidades e o povo da floresta ia visitar seus irmãos dos grandes centros urbanos.Ensinavam os hinários ajudavam na implantação das novas comunidades e por sua vez estudavam, trabalhavam dentro da própria irmandade. Tudo isto propiciando uma rica síntese cultural e espiritual.

Foi em 1999 que começaram os primeiros problemas com a prisão de nosso representante nos EUA, de outros irmãos na Alemanha. Ainda no mesmo ano uma intervenção da polícia numa cerimônia em Amsterdam e algum tempo depois, a prisão de membros do grupo francês e de dois brasileiros no aeroporto de Barajas em Madri.

Em todos estes lugares ocorreu a mesma coisa: inicialmente a policia, com base em informações truncadas, realizaram operações arbitrárias tratando pessoas de bem como traficantes internacionais.

Em seguida, depois do processo instruído, as autoridades constatam a seriedade do tema: Ao invés de guerra contra drogas, o direito de liberdade de consciência e de crença para uma confissão religiosa cristã, surgida nas selvas da Amazônia e que por sua universalidade, lançou raízes entre povos e culturas distantes.

Algo parecido aconteceu também aqui em meados dos anos 80 quando as autoridades brasileiras do antigo CONFEN estudaram profundamente o uso ritual do Santo Daime em nosso país, concluindo que seu uso era benéfico, legítimo, do ponto de vista dos grupos que dele se utilizavam.

Foi desta forma que em 2000, a corte de Justiça da Holanda permitiu o uso do sacramento e liberou o funcionamento das nossas filiais naquele pais.Em 2002 foi a vez da Espanha. E este ano tivemos a absolvição de nossos irmãos na França e a liberação do uso religioso do sacramento.

Os recentes acontecimentos na Itália são mais um capítulo que se abre na história da legalização do nosso sacramento e do nosso movimento religioso em terras européias.Esperamos o mesmo final feliz dos outros lugares onde também passamos por provações similares. E que nossos irmãos italianos (na foto, com Pad. Alfredo Gregório em Assisi) em breve possam cultivar sua espiritualidade da forma que escolheram. Protegidos e não perseguidos, pelas leis do seu próprio país.




footer.gif (1284 bytes)