Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Diálogo com as autoridades

Por outro lado as autoridades do governo renderam-se à evidência de que a bebida tem sido consumida por várias décadas em práticas rituais, sem anormalidades, práticas essas que exerceram sempre uma função integradora dos usuários e o meio que vivem, ressaltando a conduta pacífica e ordeira dos adeptos das diversas seitas acompanhadas.

Por causa de tudo isso é que hoje se acha consolidado o nosso direito legítimo de usar o nosso sacramento, dentro do seu contexto apropriado. O amadurecimento das entidades usuárias e o seu constante aperfeiçoamento institucional, provaram no decorrer deses ultimo doze anos que o primeiro parecer do CONFEN estava substancialmente correto. Ainda para citar o relato do Dr Domingos Bernardo: Buscaram-se criar condições para que os próprios centros ahyauasqueiros e daimistas organizassem as formas mais adequadas de se mediar e controlar os eventuais excessos surgidos nas relações privadas, familiares ou sociais.

Dentro desse espírito, desde 1991 as diversas entidades usuárias da bebida, independente das suas diferenças de ordem doutrinária ou ritualística, se uniram em torno de uma carta de princípios que, apesar de seu consenso genérico, foi um passo importante no sentido de estabelecer compromissos comuns básicos para a auto-regulamentação do uso da bebida por parte dessas entidades .

A Doutrina do Santo Daime, da forma como é expressa no ritual do ecletismo evolutivo, é uma prática religiosa cristã e ecumênica, que repudia toda forma de fanatismo, sectarismo, racismo e intolerância religiosa. Com o testemunho de suas condutas, seus milhares de seguidores têm provado de que a ingestão ritualizada do Santo Daime e a prática social decorrente do noss trabalho espiritual amplia a nossa capacidade perceptiva, criativa, cognitiva e de discernimento, além de nos ajudar a assumir nosas responsabilidades pessoais e coletivas. Constitui-se, portanto, em um agente profilático e terapêutico, a serviço da elevação da consciência do ser humano.


footer.gif (1284 bytes)