Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Afastando os preconceitos

Em função dessas questões, em 1995 novamente o CONFEN analisou os fatos, considerou as denúncias desprovidas de fundamento e referendou suas decisões anteriores. Nesse parecer, o CONFEN reconhece que as pessoas envolvidas já portavam problemas de ordem psíquica anteriores à sua adesão a estas seitas, que buscaram como meio de tratamento.

O Dr Domingos Bernardo, eminente jurista, durante muitos anos o principal responsável e porta voz do CONFEN sobre o uso ritual da ahyauasca, resumiu da seguinte forma o assunto,em um texto de 1996:

"Há mais de dez anos o uso da Ahyauasca / Daime é legítimo no Brasil, desde a interdição de 1985, suspensa em 1986, e não se tem notícia de um único caso, científicamente comprovado, de problemas mentais efetivamente causadados ou gerados pelo referido uso. Tampouco há referências de abuso ou qualquer outro comportamento pertubador da ordem social. Há, evidentemente, casos de pessoas já portadoras de problemas e que fizeram uso do chá, ou mesmo que, sem patologias aparentes, apresentaram condutas autolesivas ou anti-sociais. Em primeiro lugar esses casos são pouquíssimos, contam-se nos dedos. Além disso é absurdo tomar a parte pelo todo ou confundir as instituições com o comportamento individual dos seus integrantes ( ).
O que importa é a busca intransigente e constante das instituições no sentido de sua integridade e aperfeiçoamento( )."

Efetivamente é isso que vem acontecendo. Como fruto do bom entendimento entre as autoridades competentes e as entidades usuárias, muitos progressos estão sendo feitos. Os centros se tornaram mais cuidadosos no atendimento dessas demandas de emergência espiritual, como Grof denominou certos sintomas da busca espiritual legítima e que não devem ser confundidos com sintomas psicóticos. Foram adotados procedimentos de controle mais rigorosos para esses tipos de caso. Vigora um entendimento de que pessoas com antecedentes psiquiátricos graves não devem tomar a bebida, a menos que haja concordância e acompanhamento irrestrito por parte da família e da instituição.


footer.gif (1284 bytes)