Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




XIII Encontro do Povo de Juramidam
Editorial

Festa de Fraternidade
e União
Resoluções
Ata do Instituto
Ata da Igreja
Termo de Compromisso
O Encontro e a
Comunidade

Realizamos entre os dias 12 e 15 de maio na comunidade Céu da Montanha, sede do CEFLURG, o XIIIº Encontro do Povo de Juramidam, com a participação de mais de 30 núcleos e igrejas filiadas `a Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal e também ao Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra.

Este Encontro é uma tradição que tem origem em dezembro de 1983, quando pela primeira vez, as igrejas nascentes se reuniam - primeiro em Rio Branco, depois no Mapiá- para se abastecer do sacramento e coordenar os seus primeiros passos.

Entretanto, consideramos o Iº Encontro do Povo de Juramidam, aquele que se realizou em maio de 1989, presidido ainda pelo Padrinho Sebastião Mota, quando um numero bem maior de igrejas se reuniram para a reforma do nosso estatuto, lançando as bases para a institucionalização e expansão do nosso movimento religioso nas décadas seguintes.

O segundo grande momento foi em 1997, quando passamos por uma profunda reforma administrativa , legalizando a Igreja e criando o Instituto , base do nosso atual desenho institucional .

Agora,em 2005, oito anos depois, estamos consolidando e confirmando os Umos da nossa reforma e fazendo os ajustes necessários para a sua evolução e aperfeiçoamento.

Foi sem dúvida uma alegria muito grande encontrar velhos companheiros de luta e também perceber uma nova geração numerosa se chegando, com muito entusiasmo para ajudar na Obra.

Este é um fato muito importante, pois o principal motivo que nos levou a convocar este pequeno congresso, foi justamente retomar e ampliar o desenvolvimento do nosso trabalho religioso, social e ambiental , contando para isto com o reforço dos que chegam.

Constatamos também o grande progresso que a irmandade teve , assim como suas dificuldades e aspirações.Neste sentido foi que, nos baseando na experiência bem sucedida da elaboração do PDC (Plano de Desenvolvimento Comunitário) no Mapiá, trouxemos uma metodologia participativa e facilitadora que muito nos ajudou no andamento das nossa reuniões.

As irmandades locais se reuniram para apreciar um roteiro preparado pela nossa Diretoria, as regionais fizeram encontros para aprofundar os temas e enviar sugestões e propostas.

O resultado destes três dias de Encontro se acham bem resumidos nas atas, no documento de conclusão e no Termo dos Compromissos que foram pactuados. Na Assembléia final de encerramento foram eleitos o novo Conselho Administrativo do IDA, a Diretoria Executiva da Igreja e o Secretário geral do Instituto.

Além de tudo isto, ainda colhemos como resultado igualmente precioso do nosso Encontro, o fruto da nossa união , a beleza dos trabalhos espirituais, os primores do Daime produzido para os festejos.E também a presença do Padrinho Alfredo e de sua comitiva que que veio presidir a nossa festa.Seu depoimento também estará sendo disponibilizado junto com os textos do Encontro.


Alex Polari de Alverga
(escute seu último hino -
o 141 - 'Sonho do Beija-Flor')



footer.gif (1284 bytes)