Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




O CEFLURIS e sua regionalização
A proposta da regionalização, da união das forças em cada área, é uma indicação no sentido da complementaridade de nossos esforços e potenciais. Com certeza a eternização de nossa prática religiosa se dará através do estímulo para sua difusão, unicidade ritualística e firmeza em sua crença.

veja também:

A chegada das esteiras do progresso

Radio Jagube uma Nova Idéia na Floresta

Luis Fernando Nobre
 

A realização CEFLURIS nasce do amadurecimento do convívio entre duas grandes pessoas há mais de trinta anos. Irineu Serra, já naquela época Patrono e Mestre de uma peculiar prática religiosa nascida na década dos 30, no então território do Acre, e Sebastião Mota, cidadão nato da Floresta Amazônica, seu digno representante e conhecedor.

Irineu trazia a revitalização dos ensinamentos de Jesus Cristo e Sebastião Mota, a das práticas curandeiras e caboclas. A semente nasceu em Rio Branco, no princípio da década de 70 e trouxe uma clara instrução: “Documente-se, seu Mota! Organize seu povo e faça seus trabalhos dentro da Doutrina do Mestre Império Juramidam!”. Pronto! Aí foi dado o pontapé inicial de uma energia que iria se materializar na constituição de uma extensa, verdadeiramente mundial rede de pontos de Luz (Igrejas e Centros) expansores de iluminação espiritual, saúde física e amadurecimento do Eu, pois estes são os principais benefícios advindos desta linhagem espiritual fundada por estas duas eméritas pessoas.

Após a passagem do Mestre Irineu (em julho de 71), Padrinho Sebastião seguiu estas orientações e levantou sua bandeira, sendo a Colônia 5000 (na zona rural da cidade de Rio Branco) sua base inicial. Por seu carisma pessoal, já liderava um grupo de mais de 50 famílias com quem compartilhava alguns ideais cooperativistas e era respeitado por sua clara e inequívoca espiritualidade. Da mesma forma que o Mestre Irineu, o Padrinho Sebastião se destacou pelas inúmeras (e comprovadas) curas que realizou, seja no corpo físico, emocional ou espiritual. Esta eficácia criou um halo de confiabilidade e respeito social em torno da Doutrina do Santo Daime, que, assim alicerçada, pôde alcançar a transcendência que observamos atualmente.

Em 1976, foi assinada a primeira ata de fundação do CEFLURIS (Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra) e sua diretoria era a representação institucional de um grupo que claramente colocava o Santo Daime como a principal missão de suas vidas. Inesquecível a presença e vívida contribuição dos Padrinhos Mário Rogério, Wilson Carneiro e Manoel Corrente: juntamente com os então jovens Alfredo e Waldete, foram o grupo que cuidou do desenvolvimento germinal desta semente e eternos guardiões desta bandeira.

E inúmeras e valorosas conquistas foram acontecendo. De um grupo inicial basicamente composto por colonos, agricultores e trabalhadores da Floresta (seringueiros, mateiros, castanheiros, pescadores etc.) foram-se estruturando múltiplas redes e ações que criaram reais condições para a expansão deste modelo de convívio natural e respeituoso entre os Homens e com a Mamãe Natureza, além da afirmação da religiosidade cristã e espiritualista da Doutrina do Mestre Império Juramidam. Exemplos?

  • Legalização do uso do Sacramento (Ayahuasca) e sua prática religiosa através de processos junto às Justiças do Brasil, Holanda, Espanha;
  • Decreto preservando uma área superior a 500.000 hectares através da criação das Florestas Nacionais do Mapiá/Inauini e do Purus (município de Pauini/AM);
  • Fundação e manutenção de vilas ecológicas e agro-extrativistas em áreas remotas da Floresta Amazônica, gerando bem-estar social direto (saúde, educação, assistência social e apoio à produtividade) para mais de 3.000 pessoas (moradoras na Vila Céu do Mapiá e seus entornos e das diversas comunidades que compõem o Céu do Juruá);
  • Transmissão autêntica e genuína de um saber cultural dos Povos da Floresta;
  • Constituição de uma rede fraterna e solidária unindo grupos espalhados em todos os continentes; a manufatura de novos produtos oriundos do extrativismo amazônico (tais como o próprio Sacramento Santo Daime, o couro vegetal, a secagem de frutas regionais, turismo eco-religioso etc.);
  • Realização de acordos de cooperação com entidades como o IBAMA, a Universidade de Viçosa, o FNMA, Fundação Jardim Botânico, WWF/Brasil, governos estaduais (Acre, Amazonas) e municipais (Pauini e Boca do Acre, Cruzeiro do Sul, Ipixuna e Rodrigues Alves) trazendo recursos (governamentais, não-governamentais e da própria irmandade ) e capacitação (cursos de formação, extensão ou seminários temáticos) para as comunidades amazônicas;
  • Expansão de uma prática espírita-cristã que vem trazendo bem-estar (espiritual e material) para muitas pessoas;
  • “Berçário” de muitas outras instituições hoje já credenciadas e com uma vasta folha de serviços prestados à comunidade, seja a nível da Amazônia, como a Associação dos Moradores da Vila Céu do Mapiá, a Cooperar/Cooperativa Agro-Extrativista do Médio e Baixo Purus, o Centro Medicina da Floresta, a Santa Casa Padrinho Manoel Corrente, o Couro Vegetal da Amazônia, os Guardiões da Floresta, entre outras, também a nível nacional – com filiais em todas as principais regiões brasileiras e também no exterior, todas em funcionamento, gerando benefícios para seus associados, além de obras caritativas.

Para sua melhor apresentação junto à sociedade e uma melhor organização das tarefas internas, em 1998, o CEFLURIS se multiplicou, passando a representar-se através da Igreja do Culto Eclético de Fluente Lua Universal/Patrono Sebastião Mota de Melo (que cuida do movimento religioso e doutrinário) e o Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra (que cuida da organização sócio/econômica/ecológica/cultural do povo). Já desde esta época, ficou contemplada (estatutariamente) a possibilidade da criação das Regionais que aproximariam as novas Igrejas e Centros locais de sua Matriz e fonte de inspiração (tanto doutrinária como de organização institucional).

Somos conscientes do tamanho e da abrangência desta missão que tem como base o Sacramento Santo Daime. Em conjunto com nossas naturais co-irmãs (Igrejas afiliadas ao Alto Santo, ao Padrinho Luiz Mendes, Céu do Mar, igrejas/centros independentes em Minas Gerais e São Paulo, entre outras) constituímos o Povo do Santo Daime e, com certeza, sentimos a responsabilidade de trazermos nossa cota de esforço e dedicação para a correta apreciação e prática desta confissão religiosa. Além disso, é sempre bom lembrarmos que o movimento em torno do Sacramento Ayahuasca é ainda maior, congregando entidades do porte da União do Vegetal, Igreja da Barquinha, Antonio Geraldo, Francisca Gabriel, Círculo de Caridade Cristã e outras. Esta multiplicação, com diversidade, é, sem dúvida, uma característica da Floresta Amazônica, que bem se reflete em sua cultura e religiosidade.

A constituição de uma aliança com todas estas entidades tem sido uma dos mais importantes atividades que o CEFLURIS vem realizando. A par da responsabilidade histórica de termos sido o primeiro centro que deu início à expansão da Doutrina do Santo Daime fora do estado do Acre, somos, hoje em dia seu principal ponto de referência graças à administração cristalina e abrangente do Padrinho Alfredo Gregório de Melo e sua família (Madrinha Rita, irmãos e assessores) calcada nos princípios da Harmonia, Amor, Verdade, Justiça e Paz.

Esta forma múltipla de compartilhar consciência e responsabilidades tem sido a marca desta administração, que se traduz a nível interno pelo fortalecimento de cada uma das igrejas e centros afiliados. Não buscamos multidões e sim gerar grupos de pessoas conscientes de sua cidadania e religiosidade: pessoas que possam se organizar para bem apresentar socialmente esta Doutrina do Bem Viver; pessoas que entendam a profundidade desta fraternidade e, mesmo que geograficamente distantes, possam ter o mesmo sentimento de pertinência (como grupo religioso) e participação nas propostas sociais (com uma irmandade abrangente e comunidades locais); pessoas que entendam que o Santo Daime é eterno e se eternizará em cada Oração, Hinário ou Concentração realizada, em cada irmão novato que assiste o Trabalho Espiritual, que recebe seu benefício e traz sua crença simbolizada na Estrela que trará em seu peito.

A base da organização é fraterna e de aliança, não de dominação e imposição de critérios e normas. Claro que estão as leis espirituais que regem a realização do Trabalho Espiritual! Mas estas não são matéria para os conceitos e preceitos intelectuais. À nossa mentalidade cabe a criação da estrutura material que nos possibilite a prática de nossa confissão religiosa e o combustível para tão nobre finalidade deve advir de uma prática ética, justa e igualitária.

A proposta da regionalização, da união das forças em cada área, é uma indicação no sentido da complementaridade de nossos esforços e potenciais. Com certeza a eternização de nossa prática religiosa se dará através do estímulo para sua difusão, unicidade ritualística e firmeza em sua crença.

Nestes momentos em que o CONAD vem atuando no sentido de criar condições para a instalação de uma Comissão múltipla que irá regulamentar as condições de utilização do sacramento Ayahuasca, é muito importante que tenhamos estes conceitos bem claros e compartilhados entre nós. Serão seis representantes dos poderes públicos (já nomeados) e seis representantes das tradições religiosas (ainda a serem apontados). Não estaremos tão somente criando um conjunto de rotinas jurídicas e administrativas, mas sim gerando condições para o atendimento solidário e caridoso de muitos sofredores e sofrimentos humanos. Estaremos dando um passo definitivo em prol do exercício de nosso direito cidadão da liberdade religiosa. Assim, este processo de legalização e conseqüente organização diz respeito a todos os que foram tocados por esta Luz e ouviram a corneta de seu chamado! E é iniludível se temos a consciência que aí está uma das chaves para a iluminação de todos!

Saudações Fraternas,

Luís Fernando Nobre
Secretário de Integração IDA/CEFLURIS
Tesoureiro da Igreja CEFLU/Patrono Pad. Sebastião Mota

 


footer.gif (1284 bytes)