Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Regulamentação do uso da Ayahuasca/Santo Daime
(Seminário em Rio Branco para escolha dos membros do GMT)

veja também:

Seminário afirma liberdade religiosa
Entidades usuárias da ayahuasca escolhem representantes que atuarão junto ao CONAD

 

Prezados irmãos e irmãs:

Já se foi o mês de janeiro e com ele, os últimos visitantes deste nosso intenso festival que atraiu um grande número de visitantes e membros da nossa irmandade até a nossa sede no Céu do Mapiá.

Depois destas reflexões de fim de ano, só nos resta renovar nosso ânimo para as batalhas e as realizações de 2006.E sem dúvida, muitos desafios nos esperam:início das obras da igreja matriz da floresta; efetivação do Plano de Manejo da nossa Flona; decisões importantes sobre vários projetos sociais e ambientais ;agenda intensa de viagens e comitivas;eventos da Aliança de tradições Religiosas Enteógenas;Encontro das Igrejas no Brasil; Encontro das Igrejas na Europa, etc.

Queremos destacar que este ano precisaremos dedicar muita energia e trabalho no tema da legalização do nosso sacramento no exterior e sua regulamentação definitiva aqui no Brasil.

Este será o tema dos nossos encontros anuais no Brasil e na Europa, onde já avançamos no sentido de uma proposta para unificar a estratégia de legalização naquele continente.

Enquanto isso, também no novo continente, nossos círculos de simpatizantes nos Estados Unidos continuam aguardando a decisão do recurso da Suprema Corte e mobilizando o seu corpo jurídico para definir os rumos legais e institucionais deste processo.

Em relação ao nosso país, a notícia mais importante diz respeito a realização do Seminário sob os auspícios do CONAD e do SENAD, marcado para os dias 8 e 9 de março deste ano.

A proposta do seminário é indicar os seis nomes das pessoas, que juntamente com outros seis especialistas escolhidos pelo Governo, comporão o GMT- Grupo Misto de Trabalho.Este grupo é que tratará de tudo o que concerne a regulamentação definitiva do uso do sacramento.

Este evento que já tinha sido objeto de uma resolução do próprio CONAD de novembro de 2004, amadureceu durante a gestação da proposta original e do enriquecimento trazido pelas ponderações e sugestões das entidades religiosas da Ayahuasca/Santo Daime.

Durante este tempo ficou mais claro a metodologia para que esta indicação seja feita, garantindo às principais e mais expressivas correntes das tradições ayahuasqueiras e daimistas (CEFLURIS, Alto Santos,Barquinhas e UDV) o direito de escolher, cada qual o seu representante , ficando mais duas vagas para representar as outras tendências.

Nesta medida, conforme vocês podem ver no folder do seminário e fichas de inscrição, cada entidade tem apenas um voto, independente do seu número de filiais. Mas assim mesmo é muito importante a presença das lideranças das nossas principais igrejas no Seminário, para que ela possa estar bem representada nos debates.

Sem dúvida este será um passo importante para a consolidação do nosso trabalho, na medida que, em última instância, a regulamentação do sacramento em nosso pais é a base para complementar o processo de legalização do seu uso religioso nos outros paises onde isso vem sendo solicitado.

Neste sentido, o seminário em Rio Branco para a indicação dos membros das entidades religiosas que comporão o GMT é apenas o primeiro passo de um árduo trabalho que temos pela frente.Contamos com a Diretoria Nacional e todas as diretorias de nossas filiais, assim como as secretarias do IDA/CEFLURIS, Departamento Jurídico e todos os associados de um modo geral a fim de convocarmos uma força tarefa capaz de auxiliar nossa representação no GMT nesta importante missão.

Viva a liberdade do Santo Daime!

Céu do Mapiá,11 de fevereiro de 2006

Veja o folder >>


footer.gif (1284 bytes)