Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site


pixel_l.gif (807 bytes)
pixel_l.gif (43 bytes) pixel_l.gif (43 bytes)
pixel_l.gif (43 bytes) Santos e Xamãs
(trechos)

Fernando  de La Rocque Couto

A Doutrina do Santo Daime
(Capítulo IV)
pixel_l.gif (43 bytes)
bullet_pp.gif (115 bytes) Parte I - Introdução
pixel_l.gif (43 bytes)
bullet_pp.gif (115 bytes) Parte II - Raimundo Irineu Serra - Relatos Contemporâneos
pixel_l.gif (43 bytes)
...continuação
pixel_l.gif (43 bytes)
pixel_l.gif (807 bytes)
nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Santos e Xamãs
Fernando  de La Rocque Couto

Este trabalho é um dos mais abrangentes estudos sobre o uso ritualizado da ayahuasca por caboclos da Amazônia, e, em particular, no que concerne sua utilização sócio-terapêutica na doutrina do Santo Daime.

Com a permissão do autor, o antropólogo Fernando La Rocque, estamos disponibilizando alguns trechos desta inestimável fonte de registros sobre as origens do Santo Daime como fenômeno cultural e religioso brasileiro.

Para maiores informações sobre o texto na íntegra (ainda não publicado), contate-nos.

A Doutrina do Santo Daime (Capítulo IV)
Parte I - Introdução

Observamos que o relacionamento ritualizado com a ayahuasca pelo caboclo regional deu origem à doutrina religiosa do Santo Daime. Os membros dessa organização sócio-religiosa referem-se ao trabalho que realizam como "doutrinário".
Vale dizer que encontraríamos na base desse trabalho espiritual uma doutrina que serve de fundamento e orientação para os fiéis, organizando o seu sistema de crenças através de categorias específicas, que remontam a um passado recente, relacionado com o fundador dessa doutrina.
A doutrina do Santo Daime é o trabalho espiritual mais antigo dentre as diversas linhas que se utilizam da ayahuasca (referindo-me ao contexto do fenômeno cultural amazônico constituído por rituais doutrinários que se embasam no consumo ritualizado da ayahuasca), e foi iniciado pelo Sr. Raimundo Irineu Serra, na década de trinta, na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, e consolidado nas décadas de quarenta, cinqüenta e sessenta. Nos anos setenta e oitenta essa doutrina religiosa foi ampliada pelo Sr. Sebastião Mota de Melo, rompendo as fronteiras regionais e internacionais, com a instalação de filiais no sul do país e no exterior.
Essa doutrina religiosa, profundamente relacionada com a floresta amazônica, faz parte do folclore da região como uma instância de cura espiritual e como uma significativa manifestação (ainda pouco conhecida) de religiosidade popular do nosso país.
Da interação com o meio ambiente surge o conhecimento de uma bebida milenar, de origem indígena, que tem como elementos básicos um cipó (banisteriopsis caapi) e uma folha (psichotrya viridis).
Nas mãos do caboclo regional, essa bebida serve de amálgama para o estabelecimento de uma teia mítica que vivencia o cristianismo de uma maneira própria, em um ritual de festas e significados.
Um resumo da origem dessa doutrina foi relatado pelo Sr. Sebastião Jacoud em l4.05.75, no Jornal "Rio Branco", em sua coluna entitulada "Páginas do Folclore Evangélico"
Esse império espiritual, recebido da Virgem da Conceição é instrumentalizado e convencionalizado na forma de um ritual que envolve cânticos, bailados e a ingestão da ayahuasca como um veículo sagrado e fundamental para a doutrina.
Vamos apresentar, no que se segue, um relato mais detalhado da história da vida do Sr. Raimundo Irineu Serra, para que a compreensão dos dados e análises subseqüentes sejam facilitadas.

| FORWARD |


footer.gif (1284 bytes)