Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site


pixel_l.gif (807 bytes)
pixel_l.gif (43 bytes) pixel_l.gif (43 bytes)
pixel_l.gif (43 bytes) Santos e Xamãs
(trechos)

Fernando  de La Rocque Couto

A Doutrina do Santo Daime
(Capítulo IV)
pixel_l.gif (43 bytes)
bullet_pp.gif (115 bytes) Parte I - Introdução
pixel_l.gif (43 bytes)
bullet_pp.gif (115 bytes) Parte II - Raimundo Irineu Serra - Relatos Contemporâneos
pixel_l.gif (43 bytes)
...continuação
pixel_l.gif (807 bytes)
nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Santos e Xamãs
Fernando  de La Rocque Couto

A Doutrina do Santo Daime
Parte II - Raimundo Irineu Serra - Relatos Contemporâneos

A história do surgimento da doutrina está relacionada igualmente à uma senhora de nome Clara (a luz) que lhe aparecia em visões e que é identificada como Nossa Senhora da Conceição, a Rainha da Floresta, que lhe deu instruções para que ele se preparasse, que ela tinha uma missão espiritual para entregar a ele.

"Antonio Costa - Irineu, aqui tem uma senhora que veio contigo lá do Maranhão.
Irineu - Senhora? Mas rapaz, no barco que eu vim, não tinha nenhuma mulher; de onde que veio essa senhora?
Antonio Costa - Ela disse que é para você vir aqui tomar huasca no sábado que ela tem uma laranja para te entregar.
Irineu - Laranja? pergunte o nome dela.
Antonio Costa - Ela disse que se chama Clara.
Irineu - Clara? Não veio nenhuma Clara comigo.
Antonio Costa - Ela disse que é para você vir tomar Huasca no sábado.
No sábado, ele tomou Huasca e começou a mirar, tomou mais um pouco e a miração encheu, quando encheu, ela chegou e disse: Olha, tu disseste que eu não vim contigo desde lá do Maranhão te acompanhando; mas eu vim. Você tem razão de pensar assim, porque você vinha materialmente e eu vinha espiritualmente. A laranja que eu tenho para te dar é a chave da Huasca. Essa chave era para o Antonio Costa, mas ele não tem competência, quem tem é você. Você dá conta? - Dou. Então eu vou lhe entregar a chave da Huasca na tua mão, mas não é hoje não; você fique tomando huasca que depois eu te explicarei melhor.
" (A)
"Ele se preparou, e ela se apresentou como uma entidade espiritual, soberana, dizendo que tinha uma missão para entregar a ele, mas que não era para ele enricar. Ele ia sofrer e trabalhar muito, mas não esperasse receber nenhuma recompensa material, só espiritual.
Ele foi e respondeu para ela, que se fosse para engrandecer o nosso País, ele traria para o Brasil, se não, ele não queria. Esse foi o primeiro contato dela com ele, mandando ainda que ele preparasse a dieta. O negócio não entrou assim tão fácil." (C)
Observamos que esse preparo corresponderia … à fase de separação, proposta por Van Gennep para os ritos de passagem (iniciação - l978). Ele faz uma dieta, se afastando da rotina de todos os dias, para viver durante o período da dieta, a fase seguinte, de margem. Nessa fase, ele é iniciado pela Rainha Mãe, passando para o estado de iniciado, iluminado, se reintegrando na fase seguinte (reintegração) com um novo status, em razão das revelações que lhe foram entregues, entre elas a patente de Mestre do Império Juramidã.
No relato dos informantes, confirmamos essas observações da iniciação do Sr Raimundo Irineu Serra, como um rito de passagem.
"Foi lá pelo lado de Brasiléia (município do Estado do Acre, fronteiriço … à Bolívia) que ele foi fazer a dieta. Perguntaram a ele: Você quer ser o maior curador do mundo? O que você quiser você tem, mas, para alcançar isso, você tem que fazer a dieta. Não pode conversar com ninguém nem ver mulher nem falar de mulher, e tem que arrumar um companheiro de barraca para morar com você.
Ele arranjou o Chico, que era companheiro de barraca dele, seringueiro também e muito pontual. Aí ele ficou oito dias na mata comendo macaxeira insossa com ch . Tomou Huasca no início do trabalho e no fim, porque com três dias ele já estava tendo visão. Tudo andava e se mexia no mato, tudo ele sabia e advinhava.
Aí o companheiro dele, um dia, disse: Acho que o Irineu está ficando doido, como é que o cara come essa macaxeira insossa todo dia, eu vou botar ao menos um pouquinho de sal na macaxeira dele.
Um dia ele foi, pegou lá no negócio do sal, esteve na beira da panela para colocar e ele (Irineu) lá da mata ouviu: Oh! o Chico queria botar sal na sua macaxeira, ele pegou foi pertinho da panela, mas voltou e colocou no lugar de novo.
Quando ele chegou, Irineu disse: Chico, tu queria botar sal na minha macaxeira? - Rapaz, já vi que você está advinhando, eu peguei o sal fui na beirinha da panela e voltei. Me lembrei do teu pedido e voltei. Agora até que eu me animei, vou te tratar bem, sei que você está aprendendo alguma coisa.
Aí até os paus falavam, as coisas se mexiam, aqueles caboclos velhos antigos chegavam perto dele, mas ele não tinha medo. Quando aparecia coisa demais, ele andava armado com um rifle na bandoleira, ele dava um tiro (risos), aí alertava.
Quando foi com oito dias, ele terminou; tinha aprendido muita coisa com a madrinha dele, que ele era devoto todo o tempo. Ela é da mata, é a Rainha da Floresta, como diz o Hino, eu acho que é a mesma que chamam Iemanjá
." (B)
"Ele começou a entrar para o plano espiritual, e aqui e acolá ele via umas folhas se mexendo dentro do mato, era o espiritual que estava se manifestando.
Até que numa dessas oportunidades ele sentou-se na sacupema de um pau (espaço delimitado pelas raízes de árvores frondosas como a samaúma) e ali ele foi mirar, entrou em trabalho. Só quem toma Daime é que sabe o que é isso. Ele foi mirar e nessa miração ele viu a lua vir chegando, se aproximando dele, com uma  guia pousada no centro.
Era ela que vinha entregar a doutrina e revelar os mistérios para ele. Alguns ficaram revelados para nós dito por ele, ou até mesmo através dos Hinários, mas os segredos maiores, esses não são para nós saber.
" (C)
Essa passagem da Senhora, que vem comunicar-se com o Sr. Raimundo Irineu Serra através da lua, está relacionada com o hino "Lua Branca", o primeiro Hino recebido pelo Sr. Raimundo Irineu Serra, e que veio constituir o Hinário mais importante conhecido, o Hinário do Cruzeiro, o "tronco da missão", do qual floresceram uma série de outros Hinários.

Lua Branca
Mestre Irineu

I
Deus te salve Oh lua branca!
da luz tão prateada
tu sois minha protetora
De Deus tu sois estimada
Estribilho
Oh! Mãe Divina do Coração
lá nas alturas
minha mãe lá no céu
Dai-me o perdão
II
Das flores do meu país
tu sois a mais delicada
de todo o meu coração
tu sois de Deus Estimada
(Estribilho)
III
Tu sois a flor mais bela
aonde Deus põs a mão
tu sois a minha advogada
Oh! Virgem da Conceição
(Estribilho)
IV
Estrela do universo
que me parece um jardim
assim como sois brilhante
quero que brilhes a mim
(Estribilho)

Relação dos Informantes:

(A) - José Nunes Vieira
(B) - Daniel Serra
(C) - Sebastião Jacoud/Raimundo Gomes


footer.gif (1284 bytes)