Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site


pixel_l.gif (807 bytes)
pixel_l.gif (43 bytes) pixel_l.gif (43 bytes)
pixel_l.gif (43 bytes) Santos e Xamãs
(trechos)

Fernando  de La Rocque Couto

A Doutrina do Santo Daime
(Capítulo IV)
pixel_l.gif (43 bytes)
bullet_pp.gif (115 bytes) Parte I - Introdução
pixel_l.gif (43 bytes)
bullet_pp.gif (115 bytes) Parte II - Raimundo Irineu Serra - Relatos Contemporâneos
pixel_l.gif (43 bytes)
...continuação
pixel_l.gif (43 bytes)
pixel_l.gif (807 bytes)
nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Santos e Xamãs
Fernando  de La Rocque Couto

A Doutrina do Santo Daime
Parte II - Raimundo Irineu Serra - Relatos Contemporâneos

A Doutrina do Santo Daime, podemos dizer, começa a dar os seus primeiros passos com a chegada do Sr. Raimundo Irineu Serra, na primeira década do século XX, à cidade de Rio Branco, localizada às margens do Rio Acre e capital do Estado do Acre, na parte ocidental da Amazônia brasileira.
Raimundo Irineu Serra era um maranhense, conforme acima, negro, de 1,98m de altura, nascido em São Luis do Ferré (MA), em l5 de dezembro de l892 e falecido em 06 de julho de l971, na cidade de Rio Branco.
"No tempo de novo, ele já não tinha mais pai, era só a mãe e o tio. Um dia, o tio dele perguntou: Irineu, tu quer casar? Ele disse: Quero. Olha, meu filho, eu vou te dar um conselho, não casa agora não, vai dar uma volta no mundo e depois tu te casa. Ele gostava muito desse tio e disse: Vou me embora para o Amazonas. Quando ele chegou aqui, foi parar no Peru para cortar seringa, com conterrâneos dele, Antonio Costa e André Costa." (A)
Raimundo Irineu Serra veio para o Acre atraído pela extração do látex da seringueira, no período denominado de "Ciclo da Borracha", em que se observou um intenso fluxo migratório do nordestino assolado pela seca em direção aos seringais amazônicos.
"Ele veio do Nordeste para cá a fim de ficar rico. Quando ele chegou, foi soldado muito tempo (Cabo da Guarda Territorial), e trabalhou na polícia, também. Mas a bebida mesmo, ele descobriu foi no Peru, depois que começou a viajar por aí e encontrou uns amigos dele (Antonio e André Costa). Essas dietas ele fez porque recebeu ordem." (B)
"O Mestre Irineu veio do Maranhão ainda jovem e ele não sabia da missão que ele vinha desenvolver aqui. Ele veio trazido espiritualmente pela "Rainha Mãe", para receber essa missão aqui. Era a época áurea da borracha". (C)
Trabalhando como seringueiro no Peru, justamente com os irmãos Antonio e André Costa, o Sr. Raimundo Irineu Serra conheceu a bebida milenar designada como ayahuasca, utilizada imemorialmente pelas sociedades indígenas da região em seus rituais xamanísticos, e que ele viria a consagrar mais tarde como Santo Daime, uma bebida sagrada.
A história do surgimento do Santo Daime ocorre da seguinte forma:
"Quando ele foi tomar huasca pela primeira vez, disseram que a bebida era arte de Satanás. Ele foi lá, tomou a primeira vez, a segunda, e quando começou a chegar a miração, ele que era muito corajoso, começou a chamar Satanás e todos os demônios para virem ajudar ele a ganhar muito dinheiro, para ele voltar para a terra dele. Aí começou a aparecer cruz, e era cruz de todo o jeito ao redor dele, que ele começou a desconfiar. Não é coisa do Diabo, o Diabo tem medo de cruz, e quanto mais eu chamo o Diabo, mais cruz aparece. O Diabo é só mostrar a cruz e ele sai correndo (risos), aí tem uma coisa diferente." (B)
"Da primeira vez, ele foi tomar a bebida como qualquer pessoa, por curiosidade. A bebida ficava dentro de uma lata, e eles tomavam com uma cuia. Um amigo então disse para ele levar um pouco da bebida para uma pessoa que estava pedindo, atr s da "fumaceira" (casa de defumar borracha). Quando ele chegou lá, não tinha ninguém, era só espiritual.
Aí foi que veio a revelação do Pizango para o Mestre Irineu (Crescêncio Pizango?). Crescêncio devia ser o nome dele mas a entidade era Don Pizango. Ele revelou-se para o Mestre assim: ele se socou dentro da lata que eles estavam tomando a bebida, e mandou todos olharem dentro da lata para ver se viam ele lá dentro. Ninguém viu nada, aí o Don Pizango falou para ele: Olha, só usted vai aprender o tanto que eu aprendi e mais alguma coisa, e ninguém mais. Essa foi a palavra de Don Pizango para ele; essa entidade que é um guardião responsável pelo uso da bebida". (C)
"O Antonio Costa perguntou para ele se ele queria tomar Huasca na quarta-feira e ele respondeu: Huasca, o que é Huasca?
Huasca é um líquido que a gente toma e vê muita coisa boa, tudo o que a gente pede para ver ele mostra. Então ele foi e tomou o dele, sentiu que a coisa era boa e quis ver. Quis ver a terra dele lá no Maranhão, e prontamente apareceu o Maranhão. Quis ver Belém, e prontamente apareceu Belém. Nessa noite, todos os países que ele se lembrou, que ele pediu para ver, ele viu. Olha! ele dizendo com ele mesmo; se for uma coisa boa eu quero levar para o meu Brasil, mas se não for, eu não levo não". (A)

Relação dos Informantes:

(A) - José Nunes Vieira
(B) - Daniel Serra
(C) - Sebastião Jacoud/Raimundo Gomes

Santos e Xamãs

Estudos do uso ritualizado da ayahuasca por caboclos da Amazônia, e, em particular, no que concerne sua utilização sócio-terapêutica na doutrina do Santo Daime.

Para maiores informações sobre o texto na íntegra, contate-nos.

| FORWARD |


footer.gif (1284 bytes)