Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Juruá
A Expansão da Doutrina na Floresta
veja também:
Visões do Juruá: Padrinho Alfredo
Texto ilustrado (formato PDF)
Andando pela Floresta

Novas Igrejas
Cruzeiro do Sul / Rodrigues Alves
Ipixúna / Seringal Adélia - Céu do Juruá

O Vale do Juruá era habitado no passado por 49 tribos indígenas, todas do tronco Arawak ou Aruak. Hoje, só existem poucos grupos, entre eles os Ararauas, Katuquinas, Kulinas, Kaxinauá, Kampa e Poianauas. Em Cruzeiro do Sul vivia a tribo dos Nauás, extinta. O município tem aproximadamente 60 mil habitantes e a cidade é a maior em toda a região do rio Juruá.

A seringa, que já foi a grande fonte de renda local, está em completa decadência. A grande atividade econômica é a farinha de mandioca, famosa em toda a amazônia ocidental. A cidade tem custo de vida alto: a estrada que liga à Capital só funciona dois meses por ano e a maior parte das mercadorias para consumo vêm de avião. O rio também só permite a navegacão de embarcações de alto calado em temporadas pequenas, durante a época das chuvas.

O Alto Juruá está inserido na grande região das nascentes dos rios da bacia amazônica, conhecida com a de maior biodiversidade do planeta. É enorme a variedade da fauna e da flora. O rio Juruá nasce no Peru, tem 3 mil quilômetros de extensão e está entre os l0 maiores rios do planeta.

ju_cruzeiro.jpg (10416 bytes)

Cruzeiro do Sul
A doutrina do Santo Daime chegou à cidade de Cruzeiro do Sul no início da década de 90, quando foi fundado o Centro Eclético de Fluente Luz Universal Antonio Gomes da Silva, CEFLUAGS, sob a presidência de Carlos Augusto Assem de Carvalho. A Igreja funciona hoje com cerca de 60 fardados e um número expressivo de visitantes. O grupo dirigente do Centro é responsável pelo preparo do Santo Daime para distribuicão em toda a região.

Rodrigues Alves,
pequeno município ligado a Cruzeiro do Sul ( l hora por terra ou por água), reúne um grupo de aproximadamente 30 fardados. É ainda um grupo em formacão, dirigido por Antônio Francisco dos Santos, e apoiado pela Igreja de Cruzeiro do Sul. O destaque do grupo é o conhecimento do material utilizado no Feitio de Santo Daime , o cipó Jagube e a folha Rainha, identificado por eles na Floresta.

  ju_ipixuna.jpg (10163 bytes)

Ipixuna,
a um dia de barco de Cruzeiro do Sul, é a cidade onde se concentrou grande parte da família do Padrinho Sebastião. Ali, Alfredo encontrou muitos primos , filhos de Raimundo Mota Melo, irmão de seu pai. Com eles, organizou o início de um trabalho espiritual e material na cidade e no Seringal Adélia . Bem no meio da Floresta, Ipixuna tem apenas l2 mil habitantes e só se liga ao mundo por água . Existe um pequeno aeroporto, onde é possivel se fretar um monomotor em caso de urgências.

Foi comprado um terreno de 4 mil metros nos fundos da cidade, encostado a Floresta, onde foi construída a Igreja e uma pequena hospedaria. O responsável pelo Centro é um dos primos, Façanha Mota Melo

ju_estorroes.jpg (18165 bytes)

Os Estorrões - Céu do Juruá,
parte do Seringal Adélia onde no passado funcionava quase toda a economia de produção de agricultura e seringa, foi o local escolhido pelo Padrinho Alfredo para implantar a Vila Ecológica do Céu do Juruá. Terra firme, onde as enchentes não alcançam durante a época das cheias do Rio, a área foi reaberta mais de um ano depois da primeira visita feita ao Juruá. Parte do Seringal foi comprado do antigo patrão do Padrinho Sebastião, ainda vivo e hoje membro da Igreja de Cruzeiro do Sul. São cerca de 3 mil hectares, com 3 grandes lagos e inúmeros igarapés.

A Igreja da Comunidade Céu do Juruá, conforme foi concebida pelo Padrinho Alfredo, ainda não foi construída. Os trabalhos espirituais foram iniciados em um pequeno terreiro ao lado da primeira abertura feita nos Estorrões, onde foi construída uma casa, uma cozinha geral e um acampamento para abrigar trabalhadores e visitantes. Hoje já existem dois grandes barracões – na margem do Rio Juruá e na terra firme, há três horas de caminhada da beira do rio na estação da seca – que também são utilizados como Igreja, dormitório e armazenamento de mercadorias. Necil Mota Melo é quem responde pelos trabalhos espirituais e materiais na ausência do Padrinho Alfredo. Cerca de l0 familias foram assentadas no Seringal a partir de l999.


footer.gif (1284 bytes)