Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Decisão da corte da Holanda agora é lei
Hans Bogers (Céu dos Ventos) informa que o promotor não fez uso de seu direito de apelação à sentença do último dia 21/05. Significa que o veredicto é sólido e efetivo, abrindo o caminho para o desafio da legalização do Santo Daime nos demais países europeus.
veja também:

Histórico da Legalização no Brasil

Considerações Legais para a Sentença

Site holandês do Santo Daime

Após parecer favorável sobre a religião do Santo Daime, eu esperei um pouco mais para compartilhar algumas experiências durante o processo de legalização.

Na estrutura legal dos Países Baixos, a defesa e a promotoria têm até 14 dias depois do veredicto ser falado para apelar a um tribunal superior. Hoje nós fomos informados pelo tribunal que o promotor não tinha usado o direito dele para apelar do veredicto sobre o uso religioso de ayahuasca no nosso país.

Então a decisão do Tribunal do Distrito de Amsterdã de 21 de maio de 2001 é agora efetiva e garantida pela lei: As igrejas do Santo Daime têm o direito de praticar sua religião, inclusive o direito de consagrar a bebida sagrada Santo Daime nos seus rituais.

Depois da última sessão do tribunal, o promotor mencionou informalmente que ele não planejava fazer apelação em caso dos juizes decidirem a favor das igrejas.

“Mas, eu não sei o que meus superiores vão decidir neste caso.” ele se referia ‘a dimensão política deste sensível caso para o governo holandês.

Como a decisão dos juizes foi feita em base das relativamente novas leis européias, esta decisão de um tribunal holandês pode ter implicações fortes para outros países da Comunidade Econômica Européia (ECC). É virtualmente impossível numa Europa unida estar num momento em país que reconhece e protege legalmente o sócio de uma organização religiosa, e no próximo país o mesmo indivíduo ser processado como um criminoso.

As notícias da aceitação do promotor (e portanto do Ministério de Justiça) ‘a decisão positiva da corte, mostra que o veredicto do Tribunal do Distrito de Amsterdã foi amplamente analisado pelas autoridades. De uma posição técnica legal assim como do ângulo político não foi encontrada nenhuma possibilidade realística de apelação pelo governo. Isto significa que o veredicto é sólido e efetivo, abrindo o caminho para outros países europeus assumirem o desafio da legalização da nossa religião.

Agora que a estrutura legal para a legalização foi testada e provou ser válida debaixo da lei européia, permanece vital apresentar, em outros casos em outros países, nossas convicções religiosas perante o tribunal da melhor forma possível. É interessante observar que na decisão atual do tribunal de Amsterdã basicamente todos os argumentos para a legalização foram citados de argumentos trazidos pela defesa.

O veredicto levou em grande consideração o fato das igrejas terem trazido vários peritos de universidades importantes que deram testemunhos escritos e verbais para ajudar o tribunal a formar sua opinião.

Agora que este precedente legal abriu o caminho para o uso da ayahuasca em contexto religioso na Holanda, é até mesmo mais um convite para organizar e reunir aliados que podem ajudar na liberdade de religião em toda Europa (e os EUA, e outros países civilizados!)

Para as Religiões Enteógenas, o Terceiro Milênio começou com um reconhecimento e aceitação formal de nossos direitos religiosos na Holanda. Eu sinto isto como uma responsabilidade grande e um grande desafio e espero que esta passagem dará inspiração e coragem aos nossos irmãos e irmãs que estão em condições vistas como quase impossíveis. Quando eu comecei minha preparação para este caso, sete anos atrás, ninguém (eu incluso!) acreditou seriamente que a aceitação que foi alcançada hoje poderia ser realizada.

Mas quando os seres divinos que estão guiando nossas ações através da nossa bebida sagrada Santo Daime, indicam que eles estão dispostos a trabalhar para o bem-estar do povo europeu, até mesmo leis internacionais sobre drogas são efetivamente postas de lado.

Viva a liberdade do Santo Daime!

Com melhores votos,


Hans Bogers
Céu dos Ventos
Den Haag, Holanda

 


footer.gif (1284 bytes)