Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Tradições do uso de enteógenos:
Pajés, os xamãs da America do Sul

Desde o Neolítico Superior que nossos ancestrais já ultilizam certas plantas para fins medicinais e como meio de acesso ao reino dos espíritos. O impacto do seu uso na estruturação da psique e da cultura humana, é muito maior do que se pode imaginar. Hoje em dia, essas plantas são chamadas enteógenas, que significa: capaz de suscitar a experiência de Deus em si mesmo.

Seus compostos psico-ativos, produzem um estado de expansão de consciência. Num contexto espiritual apropiado,gera, experiências de êxtase místico. Nesses estados de consciência, é que os santos, os avatares e os profetas lançaram o alicerce para muitas das grandes religiões de massa dos nossos dias.

amaringo9.jpg (20432 bytes)

A intensidade da experiência mística desperta na consciência a sensação inefável de fazer parte da Totalidade. Esta não é uma abstração e sim uma verdade que se encontra nas camadas mais profundas do nosso ser. Vista através desse tipo de experiência,a Natureza não é apenas um conjunto de solo, paisagens, flora e fauna e sim uma parte de Gaia, o ser biológico espiritual planetário.

A forma pela qual essa compreensão ficou mais preservada, é no xamanismo. Ele é, segundo uma clássica definição, aquelas técnicas arcaicas do êxtase ,através dos quais o xamã decifra a Natureza,viaja pelo Cosmos e intervém mágicamente nos corpos dos doentes.

Na Amazônia Ocidental Brasileira, o xamanismo religioso dos pajés sempre esteve associado ao uso das plantas enteógenas . Uma das mais importantes delas é a ahyauasca, também denominada de Santo Daime, bebida misteriosa, em torno da qual convergem muitas tradições dos índios e caboclos da região.

(Link : Se você deseja aprofundar esse tema , consulte na Biblioteca o texto da palestra de Alex Polari : Seriam os Deuses alcalóides? e também Espiritualidade,Ecologia e Floresta).

(Ilustração: Montagem do desenho de W,Blake de Deus apontando para a estrutura molecular da harmina ou DMT)


footer.gif (1284 bytes)