Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




ATA FINAL DO III ENCONTRO DAS IGREJAS DA EUROPA

Durante 5 (cinco) dias 25 delegações de diversos Centros e Igrejas da Europa e também da América do Norte participaram do III Encontro Europeu das Igrejas Daimistas, realizado em Nunspeet, Holanda, de 25 a 29 de março. Cerca de 250 pessoas estiveram presentes aos debates sobre os diversos temas relativos ao universo daimista, principalmente a questão da legalização , e também participaram dos festejos espirituais da Semana Santa, através dos "Hinários dos Finados" e do Trabalho de São Miguel.

O Encontro atingiu um novo nível no seu propósito de abrir o debate sobre a nossa existência legal no mundo, contando com participações de grupos pertencentes a outras instituições daimistas e não daimistas. Com isso, a Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal - Patrono Sebastião Mota de Melo passa a assumir o seu papel nos movimentos pela liberdade dos cultos enteógenos no planeta, assim como o Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra-Cefluris vem demonstrando a sua capacidade de realizar na Amazônia o seu trabalho de preservação do meio-ambiente e desenvolvimento de novas atividades produtivas na Floresta.

As delegações presentes fizeram um relato da situação legal em seus países, envolvendo perseguições, prisões, processos que ainda estão em andamento e os esforços pela legalização. Os casos mais graves aconteceram na França e na Alemanha. Porém, as vitórias na Holanda e na Espanha foram provas de fé e coragem, proporcionando a possibilidade de nos reunirmos na Europa após quatro anos de ausência. O Cefluris, através do seu Departamento Jurídico, presente ao Encontro, recolheu informações detalhadas sobre todos os casos e dará orientação técnica através da Secretaria Internacional: idasec-inter@yahoogroups.com

Foram debatidos ainda temas relativos aos projetos desenvolvidos na região do Rio Purus, onde está localizado o Céu do Mapiá, e no Rio Juruá, área de expansão da Doutrina do Santo Daime e de implantação de uma nova comunidade, Céu do Juruá. Finalmente, foi priorizada nas reuniões a necessidade de reorganização de todos os centros internacionais, utilizando-se um novo sistema de informação - o Banco de Dados - através do qual poderemos reunir todos os dados sobre os movimentos institucionais de cada grupo.

A Assembléia Geral, no encerramento do Encontro, aprovou por aclamação algumas resoluções para a nossa melhor organização e fluência no relacionamento Cefluris-Centros Internacionais. São elas:

  1. Todos os países que tenham mais de um centro devem se organizar em regionais (grupo com representante de cada um dos centros no país).
  2. Os centros internacionais devem enviar a Secretaria Internacional (para ser repassado ao Departamento Jurídico) dossiê sobre a situação legal dos grupos daimistas e dos processos em andamento em seus países. Os centros que estiverem em países onde a situação legal não está sendo questionada deverão fazer um relato sobre a realidade local, para estabelecermos alguma estratégia preventiva.
  3. Os centros internacionais devem realizar o seu recadastramento o mais breve possível, através do Banco de Dados, sistema informatizado que reúne informações sobre os fardados de cada centro (atividade, contribuições etc.). A Secretaria Internacional, através do seu novo email, poderá esclarecer, tirar dúvidas e orientar todos os centros.
  4. A criação de um Fundo de Feitio para os centros internacionais - para a realização dos Feitios de Santo Daime, reflorestamento e transporte no Brasil até o Rio de Janeiro - utilizando-se um quarto do valor da ficha para o visitante não fardado. E também um Fundo Administrativo, para apoiar a modernização do nosso funcionamento institucional, utilizando uma segunda quarta parte. O terceiro quarto ficaria para a administração do centro local, restando um quarto a ser enviado ao IDA/Cefluris. Permanece ainda o Fundo de Viagem para que possamos ter uma presença mais assídua nos diversos centros internacionais, principalmente nos pequenos centros.
  5. O IDA/Cefluris sugere a realização de um trabalho mensal, por centro ou por um conjunto de centros (países), para apoiar o projeto de expansão da Doutrina do Santo Daime na região do Rio Juruá e recomenda também a organização de grupos de visitação às comunidades do Céu do Juruá.
  6. O IDA/Cefluris estimula a criação de grupos ligados ao meio ambiente em todos os centros internacionais para desenvolver projetos conjuntos para a Amazônia e buscar fontes alternativas de financiamento nos seus países de origem.
  7. Está mantido o período de 2 anos para a realização de novo Encontro Europeu das Igrejas Daimistas. O País escolhido para o próximo Encontro em 2004 será a Espanha. Também aprova sugestão da Associacion Daimista de España- ADE de que no ano em que não houver Encontro Europeu será realizado um encontro preparatório. No ano de 2003 será sediado na cidade de Assis na Italia.

A Igreja do Culto Eclético e o Instituto de Desenvolvimento Ambiental / CEFLURIS através de sua autoridade máxima, Padrinho Alfredo Gregório de Melo, agradecem a participação dos grupos dos diversos países no III Encontro Europeu das Igrejas Daimistas. Esperamos que este contato vivo e afetuoso que marcou o nosso Encontro em Nunspeet, Holanda, prossiga dentro da nossa organização material, como também nos nossos trabalhos espirituais em todos os centros daimistas.

Vibrações de harmonia, amor, verdade e justiça

Amsterdam, 29 de Março de 2002
Secretaria International

 


footer.gif (1284 bytes)