Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Rituais de Cura
Trabalhos para as Almas

Terço das Almas

O Terço das Almas é rezado todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, e na abertura do ritual da Missa, é realizado de farda azul, na igreja, estrela, capela ou cemitério.
O Terço é rezado de pé em torno do Santo Cruzeiro. Em geral é puxado pela comandante feminina. Abre-se o Terço com um Credo, um Pai-Nosso, três Ave-Marias e "Oh! Meu Jesus perdoai-nos! Livrai-nos do fogo do inferno! Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem!". A cada seqüência de dez Ave-Marias e um Pai-Nosso, repete-se estas mesmas palavras.


Santa Missa

Este ritual é realizado nos dias indicados pelo Calendário Oficial: Passagem do Padrinho Sebastião – no dia de São Sebastião (20 de Janeiro), Semana Santa, passagem do Mestre Irineu (6 de Julho), Finados (2 de Novembro) e também todas as primeiras segundas-feiras de cada mês (depois do Terço das Almas), na despedida de pessoas que fizeram sua passagem (corpo presente, sétimo dia e primeiro ano) e ocasiões especiais por solicitação à presidência do centro local.
Deve ser sempre realizada às 16:00hs, de farda azul, a salvo quando realizada após algum dos hinários oficiais, de farda branca.
Não são tocados instrumentos musicais nem há bailado. As pessoas ficam sentadas em torno da mesa (em número de 5, 7, 9 ou 12), homens e mulheres em seus respectivos lados.
O ritual é aberto com: "Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, de nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém". Em seguida, abre-se o Terço (ver ritual específico), e ao seu final são cantados os hinos abaixo relacionados. Entre cada hino são rezados três Pai-Nossos e três Ave-Marias intercalados.

Hinos cantados:

Senhor Amado

Santa Missa Mestre Irineu

Dois de Novembro

Mestre Irineu

Rogativo aos Mortos

Mestre Irineu

Mãe Celestial

Mestre Irineu

Equiôr

Mestre Irineu

Todo mundo quer ser filho

Mestre Irineu

Senhora Mãe Santíssima

Mestre Irineu

Oh! Meu Pai Amado

Santa Missa Mestre Irineu

Despedida

Santa Missa Mestre Irineu

Pisei na terra fria

Mestre Irineu

Obs.: Durante o oitavo hino, o presidente da mesa, sentado à cabeceira, e mais três pessoas (dispostas na forma de cruz) ficam de pé com uma vela acesa em sua mão direita. Ao final do hino, e suas rezas, as velas são recolhidas pelo fiscal. As mesmas devem ser dispostas em local adequado, em forma de cruz e deixadas queimando até ao fim.


footer.gif (1284 bytes)