Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Rituais de Cura
Trabalho de Cruzes

Este trabalho deve ser realizado na Casa de Estrela e sua realização depende de indicação da presidência do centro ou do grupo de cura. É um trabalho de exorcismo e desobsessão para o socorro espiritual de pessoas que se mostrem claramente alteradas de seu modo habitual, obsediadas ou apresentando um quadro de perturbação grave.
É feito em série, no mínimo três, no máximo nove, sempre em dias consecutivos. Preferencialmente deve ser realizado às 12:00hs do dia, porém em situações especiais pode ser iniciado às 06:00, 16:00 ou 18:00h
Na mesa devem sentar os médiuns, ficando o(s) beneficiado(s) na segunda fila, sempre acompanhado(s) por um fiscal. Os números de integrantes da mesa pode variar de 3, 5, 7 ou 9 pessoas. A composição da mesa do trabalho deve ser a mesma em todos os trabalhos de uma série. Quanto ao(s) beneficiado(s) preferencialmente devem estar presentes no trabalho, mas o mesmo pode ser feito à distância com apenas três pessoas na mesa (se solicita que a pessoa beneficiada fique em concentração na mesma hora).
Todos os participantes do trabalho devem chegar à casa de Estrela cerca de 30 minutos antes da hora de começar o mesmo, tomar a dose única correspondente e aguardar em concentração o horário de ínicio.
Todos os participantes permanecem de pé. Os que compõe a mesa seguram em sua mão direita uma vela acesa e na esquerda um pequeno Cruzeiro. Igualmente o(s) beneficiado(s) devem ter a vela e o Cruzeiro na mão.
O trabalho é aberto com um Salve-Rainha, e o oficiante procede a leitura da "Oração para Conjurar os Malefícios dos Maus Espíritos e dos Demônios Infernais". Nas horas indicadas pelo oficiante todos devem fazer o sinal da cruz. Em seguida, são cantados os hinos "Linha do Tucum", n° 108 do Hinário do Mestre Irineu (3 vezes), e "Vou receber minha Mãe", n° 27 do Hinário do Padrinho Alfredo (2 vezes). O oficiante lê a oração de encerramento, é rezada uma Salve-Rainha e o trabalho é fechado com "Louvado seja Deus nas alturas. E a nossa Mãe, Maria Santíssima, sobre toda a humanidade. Amém".
Após o encerramento, aconselhamos que todos permaneçam sentados, podendo-se cantar hinos de instrução, disciplina ou correção de pedidos de benefícios pelas almas e sofredores.
É um trabalho que era realizado pelo Mestre Irineu, na maioria dos casos, para pessoas que demonstravam problemas mentais. Devido a delicadeza deste tema, recomenda-se, tanto na indicação como execução do trabalho, o acompanhamento pelo responsável do setor de saúde e a observância das normas institucionais e regimentais, cuidados que devem cercar todo caso onde o problema espiritual do paciente passe por algum desequilíbrio mental.


footer.gif (1284 bytes)