Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Ayahuasqueiros comemoram
Governo brasileiro finalmente reconhece devidamente a nossa cultura
por José Murilo

Veja a resolução do Conad
Veja o parecer que embasou a resolução

veja também:

Juízes americanos dão passo decisivo para o reconhecimento da ayahuasca nos EUA

Vitória na Espanha

Tudo sobre a saga de Fernando Ribeiro
e Chico Corrente na Espanha


Sobre a Legalização na Holanda

Histórico da legalização no Brasil

Deu até no Jornal Nacional:

"O Conselho Nacional Antidrogas liberou o uso religioso do chá ayahuasca. A bebida preparada com plantas amazônicas é usada pelos seguidores do Santo Daime, união do vegetal e outros grupos religiosos. Nos últimos anos, as suspeitas de que seria alucinógeno fizeram com que o chá entrasse na lista de substâncias proibidas pela divisão de medicamentos." William Bonner - Jornal Nacional - Rede Globo - 08/11/04

Familiares que há tempos tinham alguma dificuldade em lidar com a opção exótica de seus parentes em morar numa comunidade do Santo Daime, ou participar de cultos da União do Vegetal e da Barquinha, agora podem ficar tranquilos com a unção global (e governamental) da opção religiosa de seus entes queridos. Quem sabe possamos de fato começar a expressar nossa opção religiosa e nossa cultura com orgulho, e sem receio de sofrer perseguições. Curiosamente, o movimento espiritual mais especificamente brasileiro de todos foi reconhecido na Espanha e na Holanda antes do que aqui!

"Mais conhecida entre nós como Santo Daime, a ayahuasca foi colocada sob suspeita nos anos 80, chamada de “alucinógeno” e ameaçada de proibição. Desde então, as comunidades religiosas que a utilizam tiveram que responder a seguidos questionários, receber visitas desconfiadas e conviver com o preconceito público. Mas o pior foi suportar a desinformação de autoridades federais, especialmente ligadas à segurança pública, que deveriam proteger a liberdade religiosa mas acabavam por colocá-la em risco." Passo Certo - Antônio Alves, de O Espírito da Coisa (Blog)

A resolução do Conad, baseada no (ótimo) parecer da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico sobre o uso religioso da ayahuasca, finalmente restabelece a cidadania plena aos ayahuasqueiros, e o direito de transmitir a própria cultura a seus descendentes - o que estava vedado até a edição da presente resolução. Ou seja, estávamos sofrendo de censura existencial, em total contradição com textos legais em vigência:

"O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069, de 13/7/1990) prevê que o direito à liberdade assegurado à criança e ao adolescente compreende “crença e culto religioso” (art. 16, III) e acrescenta que “No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.” (art. 58)." Edward Macrae - Parecer da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico sobre o uso religioso da ayahuasca

Festejemos pois a liberdade do Santo Daime e a alforria do povo ayahuasqueiro, na esperança de estarmos caminhando em direção de uma real ecologia cognitiva.

José Murilo Junior
09/11/2004

 


footer.gif (1284 bytes)