Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Associações do Vale do Juruá

No ano de 1996, o Padrinho Alfredo deu início a este trabalho na região onde o Padrinho Sebastião tinha morado e ele próprio nascido, reencontrando parentes e amigos do seu pai, inclusive o dono do seringal onde Sebastião Mota trabalhou por muitos anos. Desta  forma ele iniciou uma outra expansão, desta vez voltada para mais dentro da Amazônia, na calha do rio Juruá.

Diversas comunidades se formaram em Cruzeiro do Sul, Ipixúna, Rodrigues Alves e Estorrões. Foram formadas cinco associações de moradores e produtores para apoiar a organização social local, com recursos do MMA/SA, que têm possibilitado diversos avanços sociais e econômicos.

A implantação de uma organização comunitária, a proposta  de um assentamento nos moldes ecológicos, tem trazido grandes benefícios para a população local e atraído a visitação de membros nacionais e estrangeiros da nossa irmandade, ajudando a geração de rendas para a manutenção das comunidades. Nestas ocasiões, médicos, dentistas e outros profissionais prestam serviços voluntários para a população.

Tudo isto está sendo feito dentro dos preceitos deontológicos recomendados pelo parecer do GMT/CONAD, que afirma “o direito das visitas e peregrinações dos membros `as suas comunidades de referência."