Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Editorial - Nova Igreja Matriz e Nota Informativa nº 1

0
0
0
s2sdefault

Em março de 2009 foram dados os primeiros passos para a construção da nova Igreja matriz da ICEFLU no Céu do Mapiá. Durante este mesmo ano, começaram as obras de terraplanagem da área do novo templo e o desmonte da antiga igreja. 
 
Naquela época, todos vivemos uma certa dificuldade de se desapegar daquela (nem tão velha) igreja de tantas boas recordações, ao mesmo tempo que começamos a compreender o significado e a complexidade do novo projeto idealizado pelo padrinho Alfredo e a nos envolver com ele. 
 
 
 
Na passagem do ano de 2011, foi inaugurada a nossa geodésica, salão provisório, que com o tempo, teve sua área aumentada para os festejos dos noventa anos da madrinha Rita. A partir daí, iniciaram-se os trabalhos das fundações, alicerces, colunas, pilastras e vigas da igreja nova. As enormes pontas da estrela foram tomando forma, assim como toda a estrutura que se encontra hoje praticamente acabada.
 
 
Inicialmente pensou-se no uso da madeira para montar toda a estrutura  do telhado. Mas tal projeto foi descartado, levando-se em conta também uma opção mais ecológica, que não demandasse no uso de muita madeira.
 
Neste momento, está em curso os estudos, cálculos e planejamento de uma imensa estrutura de perfis metálicos que sustentarão a cobertura do salão hexagonal de quase 40 metros de diâmetro, sem nenhum pilar central!  Para que isto aconteça, será necessário muitas  toneladas de ferro. Ainda está sendo pensada uma solução para este complexo feito de logística. Paralelamente a isto, estamos realizando obras na estrada que liga a beira do rio Purus à Vila Céu do Mapiá. E também construindo uma nova ponte reforçada por sobre o igarapé Mapiá, para o caso de recebermos parte deste material por via terrestre. 
 
 
 

  

Além disto, desde meados do ano passado, estão sendo realizadas muitas reuniões com a comunidade e visitas técnicas dos engenheiros responsáveis pela obra para calcular seus mínimos detalhes. 
 
A construção entrou numa fase de grande complexidade, o que nos exige muito esforço para superar os desafios que se apresentam. Além do projeto em si, é preciso também  uma infra estrutura de hospedagem, logística, alimentação, segurança de trabalho e saúde para nossos trabalhadores. Além de quadros capacitados para gerir cada um destes setores.
 
Não apenas os moradores da nossa comunidade no Céu do Mapiá estão conectados com o ritmo das obras, como também toda nossa irmandade, parceiros e amigos espalhados por todo o mundo. 
 
Portanto, estamos disponibilizando a partir de agora em nosso site, as notícias oficiais sobre o andamento das obras.(link: Nota Informativa nº 1, também disponível em Español e English) Esperamos que isto sirva para deixar nossa irmandade bem informada. E também para que possamos, nesta nova fase que se abre, buscar o apoio e a mobilização de todos e todas para colaborarem nesta grande realização que pertence a todos nós.
 
Alex Polari
Editor do site